Você já sentiu que trabalha muito e ganha pouco? Que o valor que seus pacientes pagam é abaixo do que merece, mas diante da competição do mercado parece impossível mudar esse cenário? E se dissermos que a partir de uma boa lista de ações de marketing para dentistas é possível virar esse jogo?
É isso mesmo! Todas as inseguranças e adversidades que listamos acima fazem parte do dia a dia de muitos dentistas, mas existem caminhos para mudar essa direção e colocar você e seu consultório no caminho do crescimento.
Para isso, as ações de marketing para dentistas precisam ser parceiras fundamentais da sua trajetória.
Afinal, são elas que trazem pacientes de qualidade.
Clientes de valor são aqueles que estão dispostos a pagar os preços que você cobra, porque entendem que o seu diferencial é o seu nível de qualificação.
Entretanto, para que isso chegue a eles, cabe a você criar boas ações de marketing.
Razões para investir em ações de marketing para dentistas
Como verá a seguir, as ações de marketing para dentistas passam muito pelo uso de estratégias digitais? Por quê?
Primeiro porque são canais acessíveis, apresentando um custo relativamente mais baixo do que o de outras táticas, como inserções na TV.
Segundo, porque, como veremos a seguir, é possível criar campanhas altamente segmentadas, que estejam alinhadas ao perfil de cliente ideal da sua clínica, aumentando as chances de conversão.
Outra razão está no fato de que,por meio de canais como as redes sociais, por exemplo, sua comunicação se torna mais consistente. Isso porque essa estratégia promove a construção de um relacionamento, que acontece devido ao compartilhamento de conteúdo diário.
Também é importante considerar o prejuízo ao qual você está exposto, se não participar do ambiente digital.
Afinal, segundo dados da pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 93% dos brasileiros pesquisam no Google sobre produtos ou serviços que desejam adquirir ou contratar. No caso de dentistas, esses potenciais pacientes buscam, por exemplo, referências de profissionais que sejam bem avaliados. Não estar online vai fazer com que você não seja encontrado por esses usuários.
Sem dúvidas, estar onde seu paciente está é imprescindível para a comunicação atual, e é provável que ele esteja online.
É isso o que diz outro estudo, dessa vez da Hootsuite e WeAreSocial, que indica que os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer.
Resumindo, estar presente em canais digitais precisa ser uma prioridade em suas ações de marketing para dentistas
Como funciona o marketing para dentistas?
Agora que você já entende que não há alternativa, e que é fundamental investir em marketing, é hora de entender como fazer isso.
Conheça, a seguir, a lista de 7 ações de marketing para dentistas que devem fazer parte do seu plano:
- Faça um planejamento eficiente
- Crie um site
- Use as redes sociais
- Organize sua estratégia de SEO local
- Desenvolva o marketing de conteúdo
- Crie anúncios pagos
- Faça a captação de leads
Continue lendo e entenda como ter resultados de ações de marketing para dentistas, aplicando essas ações.
1. Faça um planejamento eficiente
O planejamento de marketing é um documento que esclarece os meios e as estratégias para você alcançar seus resultados.
Sem ele, é possível que você se perca ao longo do caminho, desperdiçando recursos valiosos como tempo e dinheiro.
Um planejamento não é um documento que fica na gaveta. Ao contrário, ele deve ser usado para guiar seus passos, te ajudar a decidir o que fazer e quando fazer.
Mas, afinal, o que colocar nesse documento? Algumas observações importantes são:
- qual é o tipo de serviço que você prefere prestar. Ou seja, qual especialidade deseja priorizar;
- tipos de paciente que deseja atrair para o consultório;
- preços;
- objetivo de faturamento;
- ticket médio;
- média de pacientes por mês;
- canais que serão usados para a divulgação;
- benefícios que os serviços trazem para o paciente;
- diferencias oferecidos.
No vídeo abaixo você tem acesso a dicas de como fazer um planejamento que vai impactar não apenas as ações e marketing, mas também toda a estratégia do negócio.
Com ele, você vai descobrir quantos pacientes devem ser captados mensalmente para atingir a meta de faturamento desejada. Curtiu? Então é só dar play.
2. Crie um site
Um site é o destino de muitas campanhas da empresa, inclusive de anúncios. Ele deve reunir informações importantes sobre os serviços prestados e destacar os benefícios e o diferencial do trabalho proposto. Inclua também informações como:
- contato;
- endereço;
- depoimentos de clientes;
- dados sobre número de procedimentos realizados;
- histórias e fotos dos pacientes.
Além disso, como veremos a seguir, um site é fundamental para posicionar a sua clínica como resultado no Google.
Nesse sentido, um blog também agrega muito em suas ações de marketing para dentistas.
3. Use as redes sociais
As redes sociais permitem que você converse com potenciais clientes diariamente, mostre seus diferenciais, fale do seu trabalho, apresente pacientes e como você impactou a vida deles.
Aqui é um espaço valioso para mostrar por que um paciente deve aceitar pagar mais caro, para fazer um tratamento com você.
Como apresentar isso? Algumas dicas incluem:
- mostre os tratamentos realizados e seus resultados (entretanto, lembre-se de solicitar a autorização do paciente para usar a imagem dele);
- destaque os resultados que seu trabalho alcança;
- evidencie satisfação de seus pacientes atuais por meio de depoimentos e imagens;
- demonstre o seu domínio sobre técnicas utilizadas e mais.
Construindo esse tipo de conteúdo de valor, você cria um relacionamento, reforça sua autoridade e ajuda o usuário a perceber que você é o profissional ideal para solucionar a necessidade que ele apresenta.
Uma prática bastante simples, que vai te ajudar a melhorar seus resultados vindos das redes sociais, é publicar fotos de seus pacientes satisfeitos (mediante a autorização prévia), ao final de um tratamento. Você pode até aparecer com ele na imagem.
Isso chama muito mais atenção dos seguidores do que fotos de antes e depois das arcadas dentárias. Quem gosta de dente é dentista! Gente, gosta de gente!
Aproveite também para pedir por um depoimento ao paciente que ficou satisfeito e use isso em suas publicações.
Utilize todos os recursos que as redes sociais oferecem:
- stories;
- lives;
- publicações de textos;
- imagens;
- vídeos;
- fotos;
- caixas de pergunta; e mais.
4. Organize sua estratégia de SEO local
O Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite que empresas sejam encontradas mais facilmente e recebam destaque nos resultados de uma busca local, como apresentado no exemplo.
Para estar na lista de organizações que aparecem em destaque e de forma integrada ao Maps, você só precisa se cadastrar gratuitamente no Google Meu Negócio.
Será necessário criar um perfil da sua clínica e adicionar informações como:
- horário de funcionamento;
- site;
- telefone;
- fotos,
- avaliações e muito mais.
Isso facilita a vida do paciente e dá mais visibilidade ao seu consultório, colocando a clínica, de forma gratuita, no Google.
Ao fazer isso, você apresenta a sua marca para um público qualificado que está em busca do serviço prestado.
5. Desenvolva o marketing de conteúdo
O comportamento do cliente mudou e é preciso que você mude o seu também, se quiser acompanhá-lo e atraí-lo.
As estratégias de marketing para dentistas estão muito mais voltadas para o cliente do que para o produto ou serviço prestado.
Isso significa que ao invés de apresentar atributos técnicos sobre um tratamento de última geração, é necessário mostrar ao comprador quais necessidades que ele possui e que serão atendidas, a partir dessa novidade.
Quando falamos sobre uma área como a odontologia o valor de um procedimento está nos benefícios que ele traz ao paciente.
E para disputar a atenção do comprador de alto valor, é fundamental gerar valor. O que está muito atrelado a:
- sua imagem como profissional;
- sua história;
- seu conhecimento;
- sua autoridade na área.
Nesse cenário, o conteúdo é seu grande aliado, por isso dedique-se a produzi-lo com qualidade e distribuí-lo em canais como:
- Facebook;
- Instagram;
- blog;
- site;
- Youtube;
- e-mail marketing e mais.
Ao montar seu plano de marketing odontológico considere formatos de publicações em texto, imagem e vídeos.
6. Crie anúncios pagos
Anúncios pagos são uma importante fonte de tráfego para a sua clínica. Você pode criar campanhas com vários objetivos, desde alcance, para a impactar mais pessoas com a sua marca, até visitas no site ou geração de cadastro de contatos.
Ao montar uma estratégia, entretanto, é importante pensar o que você quer que aconteça com o usuário que tiver contato com a publicidade?
Você deseja que ele comece a seguir sua página no Instagram? Quer que ligue para a clínica? Deseja que ele acesse seu site ou que se cadastre para receber mais informações?
Definir o objetivo da campanha é o primeiro passo para bons resultados.
Além disso, uma dica importante para anunciar em Facebook e Instagram é não clicar no botão “promover” que fica embaixo das publicações de contas profissionais dessas plataformas.
Opte por acessar o gerenciador de anúncios dessas ferramentas, porque ele irá oferecer mais detalhes para a segmentação dos clientes em potencial que vão receber suas mensagens.
Trabalha com odontologia infantil? É possível direcionar seu anúncio para impactar pais de crianças de 0 a 5 anos.
Esse é apenas um exemplo do que você pode encontrar no gerenciador de anúncios do Facebook e Instagram.
7. Faça a captação de leads qualificados
Captar leads vai te ajudar a falar diretamente com usuários da internet que estão interessados no que você oferece.
Contudo, observe que, no título dessa seção, o conceito de leads vem com um adjetivo importante: qualificados.
Por que você deveria encher a sua base de cadastros com leads que não vão se tornar clientes porque são apenas curiosos ou estão atrás de preço?
Algumas opções para gerar leads qualificados incluem:
- compartilhamento do link para contato por WhatsApp nas redes sociais;
- criação de materiais ricos como “guia de cuidados para fazer implante” ou “como cuidar da saúde bucal do bebê” e disponibilização em uma página com formulário solicitando nome e telefone; e mais.
Como tirar do papel as ações práticas de marketing para dentistas?
Colocar tudo isso em prática pode ser um desafio para você, afinal, a sua paixão é cuidar dos seus pacientes, não é mesmo?
Entretanto, a gestão do negócio, que inclui aprender como funciona o marketing para dentistas, é fundamental para que você tenha uma carreira bem sucedida.
E é para te ajudar a tornar mais curta a sua caminhada em busca de melhores resultados com o marketing e com toda a gestão do negócio que apresentamos a Smile University, com treinamento criados de dentista para dentista, entendo a realidade desse setor e suas dificuldades.
Você não vai precisar quebrar a cabeça para melhorar os resultados do consultório e alcançar o sonhado faturamento de 6 dígitos!
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