Como todo investimento, é imprescindível fazer uma análise de mercado para odontologia antes de começar.
Isso porque um estudo de mercado permite que você entenda melhor a realidade e, assim, minimiza a possibilidade de você colocar o seu negócio em risco.
Acha difícil? Respire fundo, porque não é!
Isso mesmo. Fazer uma análise de mercado para odontologia não é um bicho de sete cabeças. Porém, ficar de braços cruzados não vai ajudá-lo. Você precisa ser estratégico.
Não tem ideia nem por onde começar?
Estou aqui para te ajudar! Ao longo deste texto, explicarei, em detalhes,
Tudo o que você precisa saber para elaborar uma boa análise de mercado para odontologia.
Como fazer uma análise de mercado para odontologia?
Para fazer uma análise de mercado para odontologia, seja um consultório ou uma clínica, você precisa estudar alguns pontos importantes tanto externos quanto internos.
Separamos então algumas técnicas usadas para conduzir essa análise. São elas:
- Análise SWOT (ou FOFA)
- Estudo de concorrência
- Estudo de localização
- Análise de custos
Vamos conhecer melhor cada uma delas.
Análise SWOT (ou FOFA)
A análise SWOT é uma grande conhecida dos administradores e gestores, pois é a partir dela que analisamos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
O seu nome SWOT vem das siglas em inglês para strengths, weaknesses, opportunities e threats. Que em português ficou conhecido como FOFA.
A partir dessa ferramenta, você consegue traçar paralelos e visualizar de forma mais clara os ambientes internos e externos de sua empresa. Basta identificar cada um destes 4 aspectos. Vejamos a seguir.
Forças
As forças são aquilo que seu consultório ou clínica tem de melhor. Quais os pontos fortes da sua empresa?
Definir aquilo que sua clínica tem como ponto forte é parte importante para direcionar o marketing e o seu sucesso.
Fraqueza
Todas as empresas possuem suas fraquezas. Procure identificar quais são os pontos fracos de sua. Aqueles que interferem ou dificultam o seu crescimento.
Possuo os recursos necessários?
Tenho bons profissionais em meu consultório?
O que eu ainda não estou fazendo bem?
Tudo isso são perguntas interessantes a se considerar.
Oportunidades
Como o próprio nome diz, as oportunidades são tudo aquilo que podemos aproveitar de maneira positiva para a empresa.
São fatores externos que você precisa observar e aproveitar. Talvez uma oportunidade de exclusividade em algum produto em sua região, parcerias e enfim, tudo aquilo que você possa aproveitar no momento.
Ameaças
As ameaças são tudo aquilo que pode afetar negativamente sua empresa.
É preciso muita atenção para observá-las com antecedência para que você tenha tempo de agir em defesa de sua empresa.
Ameaças, assim como oportunidades, relacionam-se com eventos externos à sua empresa. Portanto, você precisa estar sempre atento aos fatores externos que podem influenciar tanto positiva quanto negativamente.
Estudo de concorrência
Uma análise de mercado de um consultório odontológico não pode deixar de considerar o estudo de concorrência.
Estudar seus concorrentes te ajuda não só a se posicionar, mas também a entender melhor o ambiente em que seu consultório ou clínica odontológica está inserida. Afinal, não é seguro entrar em um mercado sem conhecê-lo, não é verdade?
Portanto, você precisa entender bem quem são seus concorrentes e para isso pode usar a internet em busca de informações como:
- Quais são eles?
- Qual o foco do atendimento prestado por eles?
- Qual a faixa de preço cobrada?
- Qual o tamanho de cada uma dessas clínicas?
- Como eles trabalham o marketing?
Essas são perguntas básicas que vão te ajudar a ter uma boa ideia do mercado que você aspira estar.
Estudo de localização
Após entender melhor o que sua empresa tem a oferecer, seus pontos fortes e fracos e seus concorrentes, é hora de escolher a sua localização.
A localização de uma clínica odontológica pode considerar diversos fatores, como público-alvo, ou mesmo facilidade de acesso.
A partir destes pontos que vimos aqui, nesta análise de mercado de uma clínica odontológica, você já deve começar a identificar os melhores locais para posicionar sua empresa.
Claro, considerando a vantagem competitiva do local, em relação ao seu espaço, preço e localização.
Perguntas básicas:
Qual bairro seria o ideal?
Possui facilidade para estacionar?
É de fácil acesso?
Quais são os custos?
Análise de custos
Por fim, uma análise de mercado de uma clínica odontológica não estaria completa se não falássemos dos custos envolvidos.
Ao pensar em custos, você precisará considerar diversos fatores, como:
- valor total disponível;
- investimento inicial em equipamentos e materiais;
- custos com colaboradores;
- capital de giro;
- capital de segurança para os primeiros meses;
- investimentos em marketing;
- custos fixos como aluguel, energia, entre outros.
Coloque tudo “no papel” e procure alternativas para reduzir despesas.
Procure sempre manter suas contas com uma boa margem de segurança, pois imprevistos podem acontecer e você não pode colocar tudo a perder.
Pronto para fazer a sua própria análise de mercado para odontologia?
Agora que você viu tudo o que você precisa saber para começar sua própria análise de mercado para odontologia, é hora de colocar em prática e tirar seus planos do papel.
Os desafios são muitos, mas, como todo empreendedor de sucesso, você também conseguirá conquistar o seu espaço!
Junto a isso você precisa de um bom plano de marketing que amplie o alcance de seus resultados.
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