Captação de pacientes

4 maneiras de atrair novos pacientes de odontologia [GUIA]

Seja você um dentista recém formado ou com anos de experiência, conhecer 4 maneiras de atrair novos pacientes é sempre uma boa ideia, não é mesmo? 

Afinal, ter uma clínica cheia de pacientes particulares, que valorizam seu trabalho e buscam  mais do que apenas preço baixo, é o sonho de todo dentista, não é mesmo?

Entretanto, em meio a uma grande concorrência de profissionais, planos de saúde e franquias, conquistar isso pode ser um desafio, especialmente para quem depende exclusivamente de indicações. 

Não me entenda mal, as indicações são muito importantes para o seu consultório, além de levarem mais pacientes até a clínica, elas funcionam como um atestado da sua qualidade como profissional.

Contudo, essa não deve ser a sua única fonte de contatos. Por isso, investir em marketing para atrair novos pacientes odontológicos é fundamental. 

A pergunta que fica  é: como fazer isso? Sem dúvida, os consultórios  precisam de uma estratégia para atrair novos pacientes, mas a faculdade de Odontologia não oferece conhecimento sobre divulgação ou gestão.

Mas, nem tudo está perdido! Pensando em te ajudar a superar esse obstáculo e usar o marketing para fazer a clínica alavancar com excelentes resultados, organizei  uma lista com 4 maneiras de atrair novos pacientes de odontologia e fazer o seu consultório crescer. 

4 maneiras de atrair novos pacientes de odontologia

Aprenda como atrair novos pacientes para consultório odontológico com as 4 estratégias  a seguir: 

  1. Publicar conteúdo relevante nas redes sociais
  2. Criar anúncios 
  3. Usar o Google para atrair pacientes
  4. Tenha um site 

Entenda como aplicar cada um delas, a seguir. 

1. Publicar conteúdo relevante nas redes sociais

As redes sociais como o Facebook e o Instagram são ótimas plataformas para promover o seu consultório e atrair novos pacientes.

Você pode publicar informações sobre os seus serviços, compartilhar artigos, dicas, depoimentos de antigos e atuais pacientes e interagir com os seus seguidores.

As redes sociais são ótimas opções para se diferenciar do restante do mercado e mostrar por que você é a melhor opção. 

Mas, atenção: não basta criar um perfil no Instagram e esperar que os pacientes venham até você como abelhas no mel. 

É preciso muito trabalho na construção de um perfil forte, que gere engajamento e envolvimento e direcione seus clientes a entrarem em contato com a clínica em busca de mais informações ou para agendar uma avaliação. 

Diferentemente do que todo mundo está fazendo atualmente, que se resume em publicar fotos de arcadas dentárias com antes e depois e usar fotos de celebridades ou banco de imagens, você precisa se conectar com os futuros pacientes mostrando que atende a pessoas iguais a ele. 

Para isso, prefira imagens de seus pacientes reais, conte suas histórias, os seus medos  e como vocês superaram essas dificuldades para mudar a vida desse paciente 

Aqui você precisa ter o cuidado para não criar um conteúdo sensacionalista. E é claro, precisa solicitar autorização para usar a imagem deles.

Como atrair novos pacientes com as redes sociais?

Em resumo, ao criar materiais para as redes sociais do seu consultório, priorize mostrar:

  • conteúdos autorais;
  •  depoimentos de seus pacientes;
  • a solução de  objeções comuns sobre procedimentos; 
  • as histórias dos pacientes que chegam até você e mais. 

No vídeo abaixo eu monto, junto com você, uma semana de conteúdos para redes sociais, explicando detalhadamente como aplicar as dicas que apresentamos acima. 

2. Criar anúncios 

Os anúncios são outra opção para se posicionar dentro das redes sociais. Por meio deles, você faz com que o conteúdo produzido chegue até o perfil de paciente que  deseja alcançar. 

Na prática, tanto o Instagram quanto o Facebook permitem a criação de campanhas de anúncios pagos, e a sugestão é que você acesse a área do gerenciador de anúncios para criar campanhas mais eficientes e com melhores resultados. 

Afinal, outra forma de anunciar dentro desses canais é clicando no botão de impulsionamento. Contudo, mesmo sendo mais fácil seguir por este caminho, ele não oferece bons resultados, ao contrário, pode ser uma máquina de perder dinheiro. 

Confira no vídeo abaixo como fazer bons anúncios pagos dentro desses canais e, realmente, começar a receber ligações de pacientes interessados.

3. Usar o Google para atrair pacientes

A presença do Google é fundamental em uma lista com 4 maneiras de atrair novos pacientes. Afinal, estamos falando de um canal que recebe milhões de acessos todos os dias e que oferece múltiplos recursos para quem quiser conquistar pacientes. 

O primeiro deles é o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que permite que empresas e organizações criem e gerenciem a presença online de sua clínica  no Google, incluindo na pesquisa e no Google Maps.

Para usar o Google Meu Negócio, você precisa criar uma conta e verificar a propriedade do seu consultório  Isso envolve fornecer informações, como o nome, o endereço e o número de telefone. 

O Google Meu Negócio também permite que você apareça no Google Maps, o que pode ajudar as pessoas a encontrar a sua clínica  quando estiverem procurando por produtos ou serviços na sua área.

Outra funcionalidade é o Google Ads, a plataforma de anúncios possibilita que você anuncie resultados de pesquisas feitas com as palavras-chave que  deseja. Além disso, seu anúncio pode aparecer em portais parceiros do Google.

Por último, mas não menos importante, o SEO para clínicas odontológicas também funciona como uma alternativa para fazer com que mais usuários conheçam a sua clínica ao fazer pesquisas nos motores de busca.

Para desfrutar de seus benefícios será necessário ter um site de qualidade, com bom conteúdo, alta velocidade de carregamento e atualizações constantes. 

4. Tenha um site 

Já que falamos acima sobre site, não poderíamos deixar de fora da lista de 4 maneiras de atrair novos pacientes. 

Afinal, se está em busca de como atrair novos pacientes para consultório odontológico, essa ferramenta te auxilia a  apresentar sua  da clínica,a posicioná-la dentro dos motores de busca (como falamos acima) e a converter leads. 

De maneira geral, existem três modelos de site para clínicas: 

  • site institucional;
  • blog;
  • landing pages. 

As landing pages são especialmente relevantes para as etapas finais do funil de vendas, fazendo com que mais leads cheguem até o consultório. 

Elas são páginas únicas que falam detalhadamente sobre um tipo de tratamento, solucionando objeções comuns, apresentando depoimentos de pacientes que tiveram impacto positivo com o tratamento, e direcionando o visitante para agendar uma avaliação. 

Essas páginas devem ser usadas em anúncios para que ao clicar, as pessoas sejam levadas até elas e possam dar continuidade à  jornada de compra. 

Como atrair novos pacientes? Invista em treinamento de marketing 

As 4 maneiras de atrair novos pacientes são ótimas opções para movimentar a sua clínica e a sua agenda. 

Contudo, montar uma estratégia para atrair novos pacientes particulares que enxerguem valor na sua solução e em você exige conhecimento sobre estratégia, gestão e planejamento. 

Para unir tudo isso e alcançar alta performance na conquista de pacientes particulares, te convido a conhecer nosso treinamento Imersão Presencial Paciente 10K, que vai te ajudar a captar o seu paciente ideal através da internet e fechar planos de tratamento acima de R$10.000,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *