Captação de pacientes

Como fazer a captação de pacientes de odontologia? TOP 7 dicas

A captação de pacientes de odontologia está muito atrelada à  indicação de pessoas que já fizeram tratamento com você. Contudo, atualmente, é possível agir de forma proativa na busca de pacientes, usando a internet e os canais disponibilizados por ela.

A partir da implementação das ideias de marketing para captação de pacientes, você coloca em prática as estratégias  que podem  levá-lo a um maior faturamento.

Afinal, como veremos a seguir, a captação de pacientes mantém o consultório com um significativo volume de oportunidades de venda, o que é fundamental para atingir as suas metas.

Então, quais são as dicas estratégicas para captação de pacientes de odontologia? Como aplicá-las? Essas são algumas das perguntas que vamos responder a seguir. Acompanhe.

O que é captação de pacientes?

A captação de pacientes de odontologia é o processo de identificar e atrair alguém interessado em um tratamento e direcioná-lo ao contato direto com a clínica, geralmente, por telefone ou WhatsApp. Também fazem parte do funil de venda, a mídia (ações de marketing), a secretária e o próprio dentista. 

Todos devem estar alinhados para levar um paciente em potencial até a contratação de um tratamento, sendo responsabilidade das ações de marketing aumentar o número de leads que chegam ao consultório. 

Essa atração de pacientes está, atualmente, muito associada  às ações de marketing digital.

Como fazer a captação de pacientes de odontologia?

Para montar um bom plano de captação de pacientes de odontologia, é essencial que você confira as dicas a seguir. 

1. Conheça seus pacientes e suas  dores

Quando o assunto é marketing e vendas, o primeiro passo é compreender   quem são seus pacientes e conhecer, a fundo,  as suas necessidades, dúvidas e desejos que eles possuem é fundamental. 

É a partir dessas informações que você pode construir campanhas que chamem a atenção deles.

A título de exemplo, considere que você trabalhe com aparelhos invisíveis de alinhamento dentário. 

Ao entender que uma das dores dos seus pacientes está no fato de eles não se sentirem confortáveis para sorrir, é possível usar essa dor para criar uma comunicação mais assertiva.

Essa mensagem pode ser direta, a partir de uma publicação clara com a chamada “Dentes desalinhados te impedem de gargalhar?”. 

Contudo, outra forma de se comunicar é contando a história de um outro paciente que sofria com o mesmo problema e o solucionou devido ao tratamento oferecido por você.  

Esse tipo de conteúdo é muito poderoso para a captação de pacientes em odontologia, porque gera identificação entre quem está navegando pela rede social e a sua clínica. 

Para que o resultado seja alcançado prefira publicações autorais, fotos de pacientes reais e não de banco de imagem. É claro que para isso é indispensável que você solicite a autorização de uso de imagem antes da publicação. 

Como descobrir quem é o cliente da clínica?

Essa é uma dúvida bastante comum! Para conhecer  o perfil de paciente da sua clínica, faça uma pesquisa com os seus melhores pacientes e descubra as características que eles possuem em comum. Pergunte também por que buscaram a sua ajuda. 

Junto a isso, observe o tipo de trabalho que você executa e considere as dúvidas mais comuns e  as necessidades que mais chegam a você. 

É importante também que defina um ou dois tratamentos que funcionam como carro-chefe da clínica. 

Seguindo essas etapas, você vai direcionar melhor a sua comunicação e atrair o paciente que busca pelo procedimento que gosta ou é especialista em realizar. 

2. Crie conteúdo relevante e compartilhe

A partir do conhecimento sobre  o seu paciente ideal, é hora de produzir conteúdo que se comunique com ele. 

Como apresentamos acima, foque em gerar matéria autoral, que apresente os seus pacientes reais, e fuja de posts impessoais e vindos de bancos de imagem. 

Além do criativo, que é a imagem ou vídeo usada na publicação ou anúncios, fique atento à legenda (o texto que acompanha). Sim, os usuários das redes sociais também leem legendas. 

Use este espaço para gerar conteúdo relevante e fale sobre:

  •  o que foi feito no tratamento apresentado;
  • o que é o procedimento e como ele acontece;
  • os benefícios do método;
  • o impacto do tratamentona vida do paciente.

3. Use o SEO local como aliado

De maneira resumida, o SEO é uma estratégia de marketing que tem como objetivo posicionar as páginas dos canais de comunicação da empresa, como site e blog, nas primeiras posições para uma pesquisa no Google e em outros mecanismos de busca. 

O SEO local melhora o posicionamento da sua clínica em uma busca regional. Ou seja, que tenha uma área delimitada como, por exemplo, “ortodontista em santos”.  

O próprio Google oferece um mecanismo que auxilia na melhoria do posicionamento local conhecido como Google Meu Negócio. O sistema é gratuito. Contudo, para usá-lo é necessário cadastrar a sua clínica.

4. Faça anúncios voltados para a geração de cadastro

Além das ações de atração, a captação de pacientes em odontologia também envolve a geração de leads.

Isso pode ser feito por formulários disponibilizados pela clínica em locais estratégicos, como redes sociais ou site, ou mesmo pelo estímulo à ligação telefônica ou ao envio de mensagem para WhatsApp, seja para agendar uma avaliação ou tirar alguma dúvida sobre um tratamento, por exemplo. 

Uma das opções mais eficientes é a criação de anúncios pagos, dentro do Facebook e Instagram, com o objetivo de cadastro de clientes

Para criar uma campanha como essa, acesse o gerenciador de anúncios do Facebook e Instagram e clique em criar uma nova campanha. Na área de objetivos da campanha, escolha “geração de cadastros”.  

Anúncios com esse objetivo apresentam às pessoas formulários que podem ser preenchidos dentro da rede em que navegam. 

No texto que acompanha o formulário pode ter alguma mensagem como “Dê um passo importante na realização do sonho do implante dentário. Preencha seu nome e telefone. Nossa equipe entrará em contato para agendar uma avaliação gratuita”. 

5. Elabore  páginas de destino personalizadas 

Como vimos acima, existem muitas ações para atrair pacientes de odontologia. 

Entretanto, as campanhas de atração não definem a conversão do usuário em paciente. Elas apenas são o primeiro passo. 

Campanhas de anúncios, por exemplo, geralmente levam os usuários para outras páginas da clínica, especialmente para o  site.. 

E é aí que você pode ampliar os resultados de captação de leads e de avanço desses contatos pelo funil de vendas.

Ao invés de direcionar os usuários para áreas gerais do site, como a página principal (home), crie páginas de destino personalizadas para cada tratamento. 

Logo, se você faz um anúncio sobre implantes, a sugestão é que inclua um link para uma página que aborde o tema. 

Coloque conteúdo relevante que explique:

  • o que é o tratamento;
  • como ele funciona;
  • quais os benefícios;
  • como pode impactar a vida do paciente;
  • quais os riscos de adiar o início do procedimento; e mais.

Ao final do material, estimule o paciente em potencial  a ligar para o consultório e agendar uma avaliação, ou peça que preencha o nome e telefone e aguarde sua equipe entrar em contato.

6. Prepare a sua secretária para agir

Sua secretária precisa participar do trabalho de captação de pacientes. O objetivo dela nesse funil de vendas é transformar os contatos que ligam para a clínica em leads com  avaliação agendada.

Para isso, entretanto, é fundamental que você compreenda a importância dela no trabalho de conquista de clientes e forneça os materiais necessários para o alcance dessa meta.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como você pode vender mais por meio  da sua secretária.  

7. Faça uma excelente avaliação

Por último, mas não menos importante, a etapa de conclusão da captação do cliente: a avaliação. 

Perceba que as ações de marketing têm  o objetivo de fazer o telefone tocar e gerar leads.

A sua secretária tem a função de agendar as avaliações, mas é você, como dentista, que tem a missão de fechar o negócio

Fazer uma excelente avaliação do paciente é a etapa final para conquistá-lo e ter sucesso em sua estratégia de captação.

Para isso, tenha certeza de oferecer um excelente atendimento e ouvir o paciente e suas demandas. 

Assuma também a responsabilidade de apresentar o orçamento do tratamento e concluir o negócio.

O cliente tem muito mais dificuldade de falar não para você, como dentista, do que para a secretária. Por isso, não transfira essa responsabilidade. 

Como turbinar a captação de pacientes de odontologia de seu consultório? 

Com essas sete dicas estratégicas para captação de pacientes de odontologia você tem um poderoso arsenal para começar a alavancar seus resultados.

E se a sua meta é alcançar alta performance e atingir os seis dígitos de faturamento, você precisa conhecer o método Gorro Branco da Smile University, testado e comprovado por mais de 2 mil alunos dentistas

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