Quais são as ações de captação de pacientes via rede social que você aplica atualmente?
Elas não têm trazido resultado e, desse modo, você pensa ser impossível captar pacientes de alto valor usando o Instagram?
Ou será que você ainda pratica a odontologia da esperança? Ou seja, simplesmente senta e espera, torcendo para fechar aquele grande tratamento, que vai salvar o seu mês?
Independentemente da sua situação, estou aqui para te falar que é possível virar esse jogo e começar a atrair pacientes usando a internet.
Para comprovar isso, compartilho com você um pouco da história da Ana Paula que, com apenas três dias de anúncio dentro do Instagram, conquistou um paciente que fechou um tratamento de R$7.500.
Se quiser ler a legenda completa, veja a publicação que fiz no meu Instagram, sobre o assunto e perceba que não é milagre, é apenas a aplicação de uma boa técnica.
A história da Ana Paula, entretanto, é apenas um exemplo de sucesso, entre tantos outros que você encontra ao conhecer a metodologia de atração de pacientes que guia os cursos da Smile University. Porém , eu não vim aqui para falar especificamente do curso.
Meu objetivo é compartilhar dicas que você pode começar a aplicar hoje mesmo para responder a sua dúvida sobre como captar pacientes online.
Vale a pena investir na captação de pacientes via rede social?
Sim. Vale a pena investir na captação de pacientes via rede social. Pesquisas como a da OpinionBox mostram que 64% dos usuários já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram. Além disso, nesses canais é possível ampliar o alcance, segmentar o público-alvo e se diferenciar da concorrência.
Isso sem contar que são opções relativamente econômicas, que permitem que você estabeleça o orçamento das campanhas, conforme as suas possibilidades financeiras.
Isso sem falar que os recursos possibilitam a análise de dados sobre o sucesso ou fracasso de uma ação, permitindo que você pause uma campanha a qualquer momento, caso ela não esteja trazendo o resultado esperado.
Além da possibilidade de anúncios, você também tem a chance de aumentar a sua reputação por meio do compartilhamento de conteúdo relevante e informativo.
Por último, mas não menos importante, se você quer atrair pacientes, precisa estar onde eles estão. Afinal, só assim você conseguirá levar o seu nome a mais pessoas que possam se interessar por seu trabalho e pela resultado que você oferece.
Nesse sentido, a presença digital se mostra indispensável, basta observar que 92% dos usuários, entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.
E se você está pensando algo como “ninguém quer ver anúncios dentro dessas plataformas”, eu venho com outros dados que podem ser surpreendentes:
- 79% dos usuários acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas;
- 82% dos usuários seguem marcas no Instagram;
- 44% já usaram o Instagram para conversar com empresas.
Todos esses dados foram compartilhados pela pesquisa da Opinion Box sobre a qual falei acima.
Como atrair mais pacientes no Instagram?
Para atrair mais pacientes no Instagram e de outras redes sociais, é preciso:
- Produzir conteúdo relevante e autoral
- Usar vídeos em múltiplos formatos
- Investir em anúncios pagos e segmentados
- Incluir CTAs em seus posts
- Criar parcerias com influenciadores digitais locais
Entenda detalhadamente, cada etapa, a seguir.
#1 Produza conteúdo relevante e autoral
Publique diariamente conteúdo relevante, autoral e de qualidade, que interesse ao seu público-alvo. Isso pode incluir:
- informações sobre um tratamento, compartilhando o que é, como funciona, para quem é direcionado, o que pode fazer pelo paciente e como impacta a vida deles;
- histórias de seus pacientes, medos que eles chegam no consultório, desafios que você enfrenta na clínica, como lidou com uma situação inesperada;
- respostas a objeções como prazo para a finalização do procedimento, nível de dor, como é a vida pós-tratamento, quanto tempo demora, qual é o prejuízo de adiar o início dos trabalhos;
- atualizações relevantes para sua área de atuação;
- depoimentos de pacientes satisfeitos, e mais.
Leia também: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes
#2 Use vídeos
Não fique limitado ao feed e a publicações com texto e imagem!
O bom resultado da captação de pacientes via rede social depende também da sua capacidade de gerar engajamento e se tornar próximo das pessoas que te acompanham.
Para isso, o vídeo é um ótimo aliado. Então, a dica é usar os stories do Instagram e o reels para gerar conteúdo relevante e se comunicar com as pessoas.
Esses formatos contribuem para humanizar o trabalho de comunicação e gerar mais empatia.
Ah! E é claro: nada de dancinhas ou publicações sobre sua rotina de exercícios físicos, ou de alimentação. Não é isso que traz pacientes qualificados.
Para essa produção, siga as mesmas instruções e sugestões de conteúdo relevante compartilhadas na dica anterior.
#3 Invista em anúncios pagos
Você já tentou fazer anúncios pagos nas redes sociais e não obteve retorno? Isso é bastante comum entre dentistas que não sabem como criar uma campanha.
Por exemplo, um erro fatal é clicar no botão de “impulsionar publicação”, que aparece abaixo de todas as publicações de perfis profissionais do Instagram e Facebook.
Outro problema é a falta de segmentação adequada do público.
Tudo isso porque o grande objetivo desse tipo de campanha é fazer o seu telefone ou WhatsApp tocarem, com pessoas interessadas em agendar uma avaliação ou conhecer mais sobre o procedimento.
Para que isso aconteça de maneira eficiente, e os contatos que cheguem até você sejam de leads qualificados, é imprescindível segmentar seus anúncios com base em critérios relevantes, como:
- localização;
- idade;
- interesses;
- comportamentos.
Isso aumenta as chances de você atingir o seu público ideal.
Se você não sabe a diferença de impulsionamento, postagem e anúncios, assista ao vídeo abaixo em que explico o que é cada um deles e qual é a melhor opção. Vou deixar ainda um alerta: se você vai fazer uma campanha de anúncios, esse vídeo é obrigatório, ok?
#4 Inclua CTAs em seus posts
CTA, call to action, ou chamada para ação é um convite que você faz a quem está lendo o seu material para entrar em contato com você.
Ao final da legenda de um conteúdo, inclua uma mensagem como “agende agora a sua avaliação e volte a sorrir sem neuras”. Em seguida, compartilhe o número do telefone e do WhatsApp da clínica.
Essa chamada também deve estar na sua biografia na rede social.
Leia também: Curso de Whatsapp marketing para dentistas: escolha o seu!
#5 Crie parcerias com influenciadores digitais
Influenciadores são, sim, boas opções para quem deseja ampliar a captação de pacientes de odontologia.Entretanto, é fundamental avaliar bem quem você escolhe para estabelecer essa parceria e o que é feito em relação ao trabalho.
Sobre esse assunto, a minha dica é que assista a mais esse vídeo abaixo, em que compartilho alguns insights importantes sobre o tema.
Como fazer a captação de pacientes no Facebook Ads?
Para realizar uma captação de pacientes no Facebook Ads com sucesso, é preciso:
- Definir seus objetivos;
- Segmentar a audiência;
- Crie anúncios atraentes;
- Desenvolver landing pages otimizadas sobre cada tratamento;
- Acompanhar e otimizar os resultados;
- Cumpra as regulamentações de publicidade médica
Com esse resumo, você tem um bom guia de como captar pacientes usando o Facebook Ads. É importante lembrar que a ferramenta também é usada para criar campanhas no Instagram.
Alavanque a captação de pacientes de odontologia
Agora você tem em mãos um bom caminho para alcançar resultados efetivos de captação de pacientes via rede social.
Contudo , essa é apenas uma parte de tudo o que você pode, e deve, fazer para alavancar a taxa de atração e conversão de pacientes particulares de valor, usando a internet.
Para conhecer o caminho das pedras e acelerar o seu aprendizado com uma metodologia exclusiva, eu te convido a conhecer o método Gorro Branco por meio das histórias dos dentistas que já passaram por aqui e tiveram seus sonhos realizados, entre eles, os 6 dígitos de faturamento.
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