Captação de pacientes

Como atrair pacientes para clínica odontológica?guia em 7 passos

Aprender como atrair pacientes para clínica envolve dominar conhecimentos de marketing e comunicação. Isso significa que você não tem como fugir das redes sociais, de anúncios segmentados e da produção de um excelente conteúdo.

Isso porque são esses elementos que vão apresentar o seu nome ao mercado e a potenciais pacientes.

Também é esse conjunto de ações que diferencia o seu trabalho em um setor cheio de franquias, planos de saúde e outros profissionais. 

Então, se quer aprender como fazer uma mensagem para atrair pacientes para sua clínica odontológica, pare de procurar por atalhos que não existem, e siga as dicas que compartilho abaixo.

Combinado? 😉 

Faça uma boa leitura!

Como atrair pacientes para a clínica odontológica?

Na lista de estratégias que você pode aplicar para atrair pacientes para a clínica odontológica, estão: 

  1. Crie um site completo
  2. Produza conteúdo relevante
  3. Use o SEO para clínicas
  4. Construa sua presença nas redes sociais
  5. Segmente seus anúncios
  6. Participe de eventos locais
  7. Peça indicações de pacientes satisfeitos

Ao aplicar essas táticas, você tem uma atuação ativa na busca por bons pacientes particulares.

1. Crie um site completo

Existem diferentes tipos de site para dentistas, sendo os três principais:

  • site institucional;
  • blog;
  • landing page. 

No site institucional, você compartilha conteúdo sobre a sua carreira, especialidade,  tratamentos que a clínica oferece, horário de funcionamento, fotos das instalações e endereço. 

Já o blog é um excelente canal para a produção de conteúdo relevante que vai te ajudar a compartilhar informações sobre a sua área. Aproveite para apresentar o que é o tratamento, como ele acontece e quais são seus benefícios. 

Além de te posicionar como uma autoridade no assunto, esse material ajuda na estratégia de SEO, sobre a qual falo adiante. 

Já a landing page tem um foco maior na conversão. O objetivo dela é fazer com que o visitante ligue ou envie uma mensagem para a clínica para agendar uma avaliação. 

Para isso, a página deve se concentrar em apenas um assunto, por exemplo, um tipo de tratamento. 

A partir disso, pode apresentar todas as informações sobre ele, em busca de solucionar as dúvidas dos pacientes.  

Ela pode ser usada como páginas de destino em campanhas de anúncios pagos e mesmo em publicações de conteúdo nas redes sociais.

Sobre esse tópico, eu indico que você leia outro artigo: “Conteúdo para site de dentista para captar pacientes [GUIA]”.

2. Produza conteúdo relevante

O conteúdo relevante não deve se restringir apenas ao blog da sua empresa. Todas as plataformas usadas devem ter como foco o compartilhamento de informações que sejam interessantes para o seu paciente, por exemplo, as redes sociais.

Agora você deve estar se perguntando: e o que é um conteúdo relevante?

É aquele que responde às dúvidas das pessoas com o perfil de paciente ideal da clínica. Ou seja, aqueles contatos que possuem mais chance de se interessar pelo que você oferece.

Na odontologia, essas principais objeções incluem:

  • isso é para mim?
  • eu preciso fazer isso agora?
  • eu confio em quem está me vendendo?
  • o tratamento dói?
  • quanto tempo é necessário para concluir o procedimento?
  • o valor é alto?,.

Inclua essas informações em todos os seus materiais e aumente a chance de atrair pacientes que estejam prontos para a contratação. Sim, isso é possível, e eu falo mais sobre o tema no vídeo abaixo. 

3. Use o SEO para clínicas

Otimizar seu site para mecanismos de busca (SEO) ajuda a melhorar a visibilidade das suas páginas nos resultados de busca em plataformas, como o Google. 

O resultado é que com isso você conquista mais cliques em suas páginas e aumenta os acessos, levando pacientes organicamente para suas páginas.

Para criar um conteúdo com chance de alcançar um bom posicionamento nas plataformas de busca, e com bons resultados de SEO, use as palavras-chave mais procuradas  pelo público, em conteúdos, meta tags e URLs.

Você descobre essas informações em ferramentas gratuitas, como o Google Keyword Planner

4. Construa sua presença nas redes sociais

As redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok e Youtube, permitem que você “converse” com seu público todos os dias e a qualquer hora, sem que precise gastar dinheiro para isso. Afinal, a produção de conteúdo nessas plataformas é gratuita.  

Todavia, não é raro encontrar dentistas que dizem ter  implementado uma estratégia de marketing digital nesses canais, mas que não obtiveram sucesso. 

O grande problema relacionado a isso está em como as ações foram criadas e que tipo de conteúdo foi  compartilhado. Existem erros que são muito comuns, e que prejudicam demais o seu resultado. 

Logo, se você não obteve resultado positivo em sua campanha, pode ter cometido alguma dessas falhas (ou todas elas). 

Para fazer uma avaliação sobre a qualidade do seu posicionamento digital, assista ao vídeo abaixo e veja o quanto a sua falta de conhecimento pode estar te prejudicando. 

5. Segmente seus anúncios

As plataformas de anúncios digitais, como os produzidos pelo Google Ads, Facebook e Instagram, oferecem a possibilidade de segmentação do público que será impactado por sua mensagem. 

Isso é especialmente relevante porque aumenta a sua chance de acerto.

Em outras palavras, ao direcionar a comunicação para um público alinhado ao perfil de paciente ideal, você tem mais chances de que as pessoas impactadas pela campanha, de fato, entrem em contato com a sua clínica em busca de mais informações.

Para criar a persona de paciente ideal, faça um levantamento das características principais de quem frequenta o consultório atualmente e encontre dados, como:

  • idade;
  • gênero;
  • localidade;
  • comportamento;
  • interesses.

6. Participe de eventos locais

O marketing local é importante para atrair pacientes em sua área de atuação.

Por isso, uma prática simples é participar de eventos empresariais, encontros da área de saúde, dar palestras sobre o tema em que você é especialista e mais. 

Tudo isso reforça a sua imagem como um profissional antenado, ativo na comunidade e importante para o setor.

7. Peça indicações de pacientes satisfeitos

A indicação é a principal fonte de novos pacientes de grande parte dos dentistas, e não precisa deixar de acontecer só porque você começou a investir em marketing.

Na verdade, pacientes satisfeitos são uma das melhores formas de atrair novos, por isso, continue considerando essa tática como parte do seu trabalho. 

Peça a seus pacientes satisfeitos que indiquem sua clínica odontológica para amigos, familiares e colegas.

Aproveite também para solicitar a gravação de um depoimento que poderá ser usado em suas redes para a divulgação do seu trabalho.

Seguindo essas dicas, você sente uma melhora significativa dos seus resultados.

Leia também: Curso de marketing na odontologia: aprenda a atrair pacientes

Como você viu, as ações presentes nesse script para captar pacientes de odontologia são aspira ampliar os leads qualificados que chegam até a sua clínica. Depois que isso acontece, é preciso considerar outros fatores. Continue lendo e entenda.

Como captar pacientes em odontologia?

Captar pacientes em odontologia depende prioritariamente de três etapas:

  • campanhas de marketing eficientes, que ampliem o volume de leads que chegam à clínica;
  • comunicação assertiva da secretária, com o foco em ampliar as taxas de agendamento e comparecimento à avaliação;
  • qualidade na avaliação oferecida pelo dentista ao paciente. 

Para entender detalhadamente como aplicar essas ações e ampliar as taxas de conversão da clínica, meu convite final é que você conheça a metodologia Gorro Branco

Faça como os mais de 2.000 alunos que já passaram por nosso treinamento e alcançaram mensalmente seus sonhos, como os 6 dígitos de faturamento. Ficou curioso? Então venha conhecer o método para atrair pacientes pela internet todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *