Captação de pacientes

Como aumentar a captação de pacientes em odontologia?

Aprender como aumentar a captação de pacientes em odontologia é essencial para dentistas que desejam ter sucesso em sua carreira. 

Afinal, não basta sentar, cruzar os braços e esperar os pacientes caírem do céu. 

Até porque já se foi o tempo em que os dentistas tinham fila de pacientes na porta, apenas porque eram bons profissionais e recebiam indicações. 

Sem falar que, atualmente, a concorrência é muito grande, uma vez que esses profissionais têm que competir com  franquias e planos de saúde. 

Por isso, se você é um deles e quer reverter esse cenário, eu estou aqui para te mostrar como fazer isso. 

Como aumentar a captação de pacientes em odontologia?

O passo a passo para aumentar a captação de pacientes em odontologia inclui:

  1. Conhecer o perfil do seu paciente ideal
  2. Implementar o marketing para atrair leads
  3. Treinar a sua secretária para um excelente atendimento
  4. Fazer uma avaliação eficiente de seus potenciais pacientes
  5. Medir resultados e fazer as alterações necessárias

Não entendeu nada? rs

Fique  tranquilo, porque é normal essa confusão! Afinal, você nunca estudou sobre esse assunto, não é mesmo? 

Por isso, eu estou aqui para te ajudar e explicar detalhadamente cada etapa, a seguir. 

É só acompanhar e anotar as dicas!

#1 Conhecer o perfil do seu paciente ideal

O pensamento é bem simples: para conquistar a atenção de um paciente em potencial, é preciso entender o que atrai essa pessoa.

Se você não sabe  as necessidades, dúvidas, interesses e a motivação que levam alguém a procurar por um tratamento, dificilmente será capaz de se comunicar de maneira eficiente. 

Quando a comunicação é ruim há uma redução da capacidade de atração.

Então, como conhecer o perfil de paciente ideal da sua clínica?

Comece fazendo uma pesquisa com seus melhores pacientes, atuais e antigos, e descubra as características que eles possuem em comum. 

Além de considerar informações como idade, gênero e localidade de moradia, descubra  por que eles escolheram você e o que fez com que eles decidissem realizar o tratamento. 

Outra forma de conhecer mais sobre os pacientes e o mercado em que você está inserido é usando: 

  • pesquisa de mercado; 
  • análise de concorrência; 
  • mapeamento de redes sociais.

Nesse cenário, é importante definir um ou dois tratamentos que funcionam como carro-chefe da clínica. 

Leia também: Pesquisa de captação de pacientes na odontologia: o que é e benefícios

#2 Implementar o marketing para atrair leads

O marketing é essencial para cumprir a etapa de atração de leads para a sua clínica. 

Afinal, o objetivo da implementação do marketing é, justamente, fazer o telefone e o WhatsApp da clínica tocarem com leads qualificados em busca de informação e com o intuito de agendar uma avaliação. 

Para isso, é fundamental criar campanhas que ofereçam conteúdo de valor que respondam às principais dúvidas dos pacientes em potencial sobre um tratamento, solucionando suas objeções sobre algum procedimento. 

Dessa forma, é mais fácil direcionar esses contatos pelas fases do funil de vendas, desde o primeiro contato com a clínica até a contratação do serviço, passando, é claro, pelo agendamento da avaliação. 

Ideias para clínica odontológica aplicar no marketing

Na lista de ideias para a clínica odontológica implementar na etapa de marketing, estão: 

  • criação de site institucional, blog e landing page;
  • adoção de táticas de SEO;
  • criação e atualização diária das redes sociais;
  • anúncios pagos segmentadas para o perfil de paciente ideal;
  • produção de conteúdo autoral, relevante e informativo.

Como muitos dentistas começam pela rede social, já que é um canal com o qual a maioria das pessoas tem alguma familiaridade, eu indico que assista ao vídeo abaixo. Vale a pena conferir as dicas que compartilho  para  criar, na prática, uma semana de conteúdos para a sua clínica. o/

#3 Treinar a sua secretária para um excelente atendimento

Se tudo der certo, a sua estratégia de marketing para consultório odontológico ampliará o volume de leads que entra em contato com a clínica em busca de mais informações. 

Quando isso acontece, a qualidade das respostas que eles vão receber será  crucial para eles avançarem rumo ao agendamento e comparecerem  a uma avaliação. 

Nesse sentido, o papel da sua secretária é essencial e não pode ser ignorado. 

E eu digo isso porque é provável que você nunca tenha ouvido falar da importância dessa profissional para o aumento do faturamento da clínica. Contudo, o  fato é que ela é tão estratégica quanto às ações de marketing. 

Afinal, se um potencial paciente vindo da internet entra em contato com o consultório e não recebe respostas de qualidade aos questionamentos feitos, as chances de ele desistir de dar continuidade ao contato são imensas. 

Para evitar isso, a sua secretária precisa ser incluída na estratégia de venda e você deve oferecer as informações necessárias para que ela possa responder às principais objeções dos pacientes que chegam até à sua clínica, como:

  • esse tratamento é para mim?;
  • quanto tempo ele demora? ;
  • qual é o horário de atendimento disponível?;
  • quem é o dentista e porque ele é a melhor opção?;
  • o tratamento dói?;
  • qual é o tempo de recuperação?, e mais. 

Para entender um pouco mais detalhadamente o papel da secretária para aumentar a captação de pacientes em odontologia, assista ao vídeo abaixo.

#4 Fazer uma avaliaçsão eficiente de seus potenciais pacientes

Se o foco da sua secretária deve ser ampliar a taxa de agendamento e comparecimento à avaliação, o seu objetivo como dentista deve ser converter essa pessoa  em uma paciente pagante. 

O primeiro passo a dar é parar de jogar para a secretária a missão de apresentar o orçamento. Esse é um trabalho que deve ser feito por você. 

Porém,  antes do orçamento, é essencial que você ofereça um atendimento excepcional para paciente que está na sua frente. Converse com ele, pergunte:

  • por que ele está ali;
  • o que o motivou a procurar o tratamento;
  • quais são as dores que ele tem hoje e que espera que você resolva. 

Por favor, não seja aquele dentista que nem pergunta o nome do paciente e passa a avaliação inteira falando termos técnicos, esperando que, no final, a contratação aconteça. 

Sua função aqui é entender o que o paciente precisa, e isso vai além do procedimento. Há emoção e sentimento no meio. Tente se conectar com isso. 

Por exemplo, em uma clínica de implantes, os pacientes, geralmente, possuem histórias tristes relacionadas à  remoção dos dentes e a situações que até hoje atrapalham a vida deles, como o desconforto em mastigar alguns alimentos com a dentadura. 

Ouça isso e faça um atendimento direcionado, mostrando como o tratamento vai ajudá-lo a viver melhor e superar essas dores. 

#5 Medir resultados e fazer as alterações necessárias

Lembre-se de acompanhar os indicadores das campanhas de marketing, como alcance, cliques e visualizações. Para isso, use uma planilha ou mesmo um sistema de automação de marketing. Outras métricas que você pode gerenciar incluem:

  • taxa de leads;
  • volume de comparecimentos a avaliações;
  • taxa de pacientes que vieram à avaliação em relação aos que fecharam. 

Ao identificar um problema, haja na busca por melhorias, fazendo uma gestão focada em resultados. 

Como aumentar o número de pacientes no consultório odontológico?

Para aumentar o número de pacientes no consultório odontológico, concentre-se nas indicações de pacientes atuais e na atração de pessoas vindas da internet. Em relação às indicações, um excelente resultado do tratamento e bom atendimento são imprescindíveis. Já no marketing, invista, principalmente, em conteúdo autoral e segmentado. 

Essas duas fontes de pacientes são muito importantes para uma estratégia consolidada de comunicação, que coloca você, dentista, mais ativo na busca por pacientes particulares de qualidade, ok?

Para fazer isso, te apresento o Gorro Branco, que vai te ajudar a atrair pacientes particulares da internet todos os dias! 

Com isso, você tem mais controle e previsibilidade de seus resultados financeiros. Bom, não é mesmo? 

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