Um dos principais objetivos das estratégias de marketing digital para consultórios odontológicos é gerar leads para dentistas. Ou seja, fazer com que mais pessoas se conectem diretamente com a sua clínica (por telefone ou WhatsApp, por exemplo) em busca de informações sobre determinado tratamento.
Essa é uma etapa fundamental da estratégia de fechamento que usa a internet como fonte de pacientes.
Afinal, o contato direto significa que há interesse real sobre o tratamento. Logo, você não pode desperdiçar essa interação.
Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o que fazer e como transformar esses contatos em pacientes.
Continue lendo e aproveite as nossas dicas para aumentar o seu faturamento.
O que são leads para dentistas?
Leads são potenciais pacientes que chegam até a clínica a partir de múltiplos canais, até mesmo por indicação. É possível agir de forma ativa na geração de leads, a partir de estratégias de marketing digital que apresentem tratamentos, solucionem objeções e criem campanhas segmentadas para levar potenciais pacientes até o consultório
Sem dúvida, o objetivo de uma estratégia deve ser aumentar o número de leads que chegam até o seu consultório, fazendo que o seu telefone não pare de tocar. Entretanto, é fundamental também ponderar sobre a qualidade desses contatos.
Bons leads são aqueles que chegam até a sua empresa em busca de algo que vá além do preço baixo, e isso também depende de como você faz a sua campanha digital, na etapa anterior à geração de leads.
Como funciona uma estratégia de leads para dentistas?
A seguir, organizamos cinco dicas de como gerar leads para dentistas e quais ações implementar para transformá-los em pacientes . Confira!
Tenha objetivos claros
Ao montar uma estratégia de leads, é preciso ter em mente alguns indicadores que vão contribuir para o alcance de bons resultados.
Dois desses valores são o faturamento que você deseja alcançar e o ticket médio dos pacientes da clínica.
O faturamento é o valor em vendas que você quer gerar no mês. Já o ticket médio é o valor médio pago por seus pacientes . O cálculo é bastante simples:
Ticket médio = faturamento / número de pacientes .
Considere que hoje a sua clínica tenha um faturamento mensal de R$25 mil e que 10 pacientes sejam responsáveis por essa receita. Logo, o ticket médio é:
25000/10
= R$2.500
Isso significa que o valor médio pago pelos pacientes da clínica é R$2.500.
Agora, imagine que você deseje ampliar o faturamento para R$100 mil mensais. Considerando que o ticket médio atual é de R$2.500, você precisaria de 40 pacientes todos os meses. Como chegamos a essa conta? Simples!
Meta de pacientes novos = faturamento desejado / ticket médio
E o que tudo isso tem a ver com a campanha de leads? Tudo!
O papel das métricas na captura de leads para dentistas
A partir da meta de novos pacientes você precisa ponderar quantos leads precisam chegar até a sua clínica mensalmente para que esse objetivo seja alcançado.
Para isso, você deve conhecer a taxa de conversão de leads em paciente da sua clínica.
Ou seja, qual o percentual de leads que chega até o seu consultório e se transforma em pacientes?
Para darmos andamento ao nosso exemplo, vamos considerar que 10% dos contatos da clínica iniciam o tratamento.
Uma vez que a meta é de 40 pacientes novos (de acordo com o exemplo acima), e a taxa de conversão é de 10%. Para alcançar o seu objetivo, serão necessários 400 leads entrando em contato com a sua clínica todo mês. Considerando 20 dias úteis no mês, são 20 contatos por dia.
Percebe como isso te ajuda a entender o quanto de esforço será necessário para alcançar a sua meta?
Essa avaliação de indicadores também facilita a compreensão sobre os possíveis gaps e pontos de melhoria do seu trabalho.
Talvez você esteja até muitos leads para dentro da clínica, mas não esteja conseguindo agendar a avaliação com esses pacientes em potencial.
Por outro lado, pode haver um bom volume de avaliações, mas esses contatos não contratam o tratamento.
Ao saber onde está o problema, fica mais fácil agir para solucioná-lo, melhorando a gestão de leads para dentistas e os resultados associados a ela.
É importante destacar que esse controle de dados aumenta a previsibilidade do negócio e ajuda a compreender estrategicamente o papel do lead na busca pelos objetivos estratégicos.
Afinal, a verdade é uma só: sem um bom volume de leads chegando à sua clínica, o seu faturamento fica prejudicado e em risco.
Busque pacientes da sua especialidade
Acima, falamos sobre o volume de leads, mas também precisamos ponderar sobre a qualidade deles.
Como apresentamos, saber a taxa de conversão de leads em clientes te ajuda a entender quantos leads são necessários para bater a meta.
Voltando ao exemplo acima, com uma taxa de 10%, você precisa de 400 leads por mês. Contudo, usando os mesmos números, ampliando apenas a taxa de conversão para 20%, serão precisos apenas 200 leads para bater a sua meta. Ou seja, há uma redução do esforço de atração de leads, necessário para bater a meta.
Todavia, como aumentar a taxa de conversão? Uma das ações mais importantes é segmentar melhor as suas campanhas e isso pode começar com a definição do tipo de trabalho que você deseja realizar.
Em outras palavras, defina a especialidade que você deseja tornar o carro-chefe do consultório.
Com ela em mente, as ações de marketing digital passam a ser direcionadas para atrair o paciente que deseja fazer esse tipo de tratamento.
Esse direcionamento pode ser criado dentro de ferramentas de anúncio, como Facebook, Instagram e Google Ads, que permitem ampla segmentação de público e a consequente qualificação dos leads.
Aumento do ticket médio
Além disso, é importante destacar que, geralmente, a definição da especialidade também altera outro elemento participante do cálculo que já apresentamos: o ticket médio.
É comum que haja um aumento do ticket médio quando o dentista se propõe a trabalhar com uma especialidade .
Essa variação positiva também auxilia você a alcançar mais rapidamente a sua meta de faturamento, exigindo que prospecte menos pacientes para alcançar a meta de receita.
Lembre-se de que a fórmula é:
Meta de pacientes novos = faturamento desejado / ticket médio
Isso significa que aumentar o ticket médio reduz a meta de pacientes. Ou seja, você precisa atender menos pacientes para ter o resultado de faturamento esperado.
Em outras palavras, você trabalha menos para alcançar uma maior lucratividade.
Essa é a importância da qualificação dos leads dentro de uma estratégia comercial assertiva.
Melhore a sua estratégia de fechamento
Para ter um consultório que capta clientes lucrativos, o trabalho começa com a mídia de anúncio, mas não termina com ela.
Como abrimos este artigo dizendo, o marketing tem o objetivo de gerar mais leads. Contudo, ele não tem a obrigação de convertê-los em pacientes.
Por isso é preciso considerar também a participação da sua secretária, que será fundamental no agendamento das avaliações, e o seu próprio trabalho na qualidade da avaliação realizada.
Quer aprender como vender mais com a ajuda da sua secretária? Então assista ao vídeo abaixo com hacks importantes sobre esse tema. Isso vai mudar a sua forma de executar sua campanha de leads.
Atenção ao copywriting
Voltando a olhar para as ações de atração e captura de leads para dentistas, é fundamental pensar no copywriting dos anúncios e das publicações.
Um anúncio pago ou uma publicação, seja no Facebook, Instagram, Google ou outro canal, deve ser construída pensando em três elementos:
- o público;
- o criativo (imagem ou vídeo);
- o texto.
Na etapa de criação do texto, a técnica de copywriting surge como um caminho para gerar mais engajamento.
Afinal, a técnica é uma forma de escrever com objetivo de persuasão, e a construção do conteúdo deve convencer a pessoa a agir.
Para isso, uma das táticas usadas é encontrar a dor do paciente e responder às suas principais objeções.
Um bom exemplo de copy para geração de leads é: “Descubra como 1.250 pacientes realizaram o sonho do implante, mesmo achando que não tinham dinheiro para isso. Clique e agende uma avaliação”.
Percebe como o conteúdo, ao mesmo tempo, identifica uma objeção comum dos pacientes e responde a ela? Ao aplicar essa estratégia, você estimula o contato a avançar no funil de vendas, em direção ao contato com a clínica.
Como acelerar os resultados da captura de leads para dentistas?
O caminho mais eficiente para alcançar o sucesso é aplicando um método que seja testado e comprovado.
Esse é o caso do treinamento da Smile University para dentistas. Por meio dele, você, em algumas semanas, adquire todo o conhecimento necessário para alavancar a sua conquista de pacientes particulares.
Nosso modelo já foi testado e aprovado por mais de 2 mil dentistas que alcançaram o sucesso. Faça parte desse time, você também!