Meios de captação de pacientes são essenciais para qualquer clínica ou consultório odontológico que deseja manter sua agenda cheia e garantir uma boa saúde financeira. 

Contudo, quando falo sobre este assunto sempre vem algumas dúvidas, como:

Essas dúvidas também fazem parte da sua rotina? Quer otimizar os resultados do seu consultório?

Então, continue a leitura e saiba atrair mais pacientes e aumentar o seu faturamento. 

O que é captação de pacientes clínica odontológica? 

A captação de pacientes em clínicas odontológicas reúne uma série de métodos, técnicas e canais que contribuem para a atração e conversão de pessoas interessadas em receber tratamento odontológico. 

Em outras palavras, ela procura aumentar a base de pacientes e manter uma agenda ocupada, o que contribui para o sucesso financeiro do consultório. 

Tal processo pode ser feito por meio de várias estratégias, entre elas, marketing digital, anúncios em redes sociais e Google Ads, parcerias com outros profissionais e empresas. 

Um exemplo  é criar um anúncio criativo no Instagram Ads para um tratamento específico, como clareamento dental. 

Nele, recomendo que você direcione o conteúdo para pessoas em uma determinada região geográfica e que estejam procurando por esse tipo de tratamento. 

Ao clicar no anúncio, elas são  encaminhadas para a página do tratamento no site do consultório. Por lá, encontram informações detalhadas sobre o procedimento e um destaque para agendar uma consulta diretamente pelo portal. 

Mas, você deve estar se perguntando: “um dentista deve criar uma estratégia para apenas uma ferramenta ou para várias?”. 

É isso que discuto no próximo tópico. Acompanhe! 

Por que diversificar os canais de captação de pacientes na odontologia? 

Diversificar os meios de captação de pacientes traz diversos benefícios para um consultório, tais como: aumento do número de pacientes, fortalecimento da reputação online e redução de riscos para sua estratégia. 

Saiba, a seguir, mais detalhes de cada um destes pontos. 

Agenda preenchida com mais pacientes 

Quando você trabalha com vários meios de captação de paciência, fica mais fácil atingir um público maior e, consequentemente, aumentar o número de pacientes atendidos no consultório odontológico. 

Tal variedade é ainda mais importante quando passamos por períodos de baixa demanda ou quando há muita concorrência na região. 

Fortalecimento da reputação

Ao usar vários meios de captação de pacientes, você transmite uma imagem positiva para os potenciais pacientes, visto que eles percebem que o consultório é mais acessível e disponível. 

Redução de riscos 

Suponhamos que você atue exclusivamente de indicações boca a boca. Contudo, em um determinado período, elas ficam escassas. Nesse contexto, você pode ficar sem pacientes, caso trabalhe com apenas uma opção. 

Portanto, pode-se concluir que, ao investir em diversos canais, você obtém mais pacientes e evita poucas oportunidades em períodos de baixa em sua estratégia. 

Como fazer captação de pacientes em odontologia? Confira 3 dicas!

O processo para  fazer captação de pacientes em odontologia depende de três importantes pilares: conhecimento da persona, atendimento de qualidade e boa presença online. 

Primeiramente, você deve criar sua persona (representação fictícia do seu paciente ideal). 

Ela reúne características, desejos, necessidades e comportamentos de um determinado grupo de indivíduos. 

Tendo isso em mente, você cria estratégias de marketing e comunicação mais eficazes e personalizadas, o que, segundo este relatório da Zendesk, é a preferida de 62% dos clientes. 

Outra estratégia é oferecer um atendimento de qualidade e um tratamento personalizado.

Dessa maneira, você aumenta a satisfação do paciente e a probabilidade dele indicar seu atendimento para amigos, familiares e colegas de trabalho. 

Por fim, cuide da sua reputação online. Como você viu  acima, recomendo que você tenha uma atuação diversificada, além de atualizar suas redes sociais e monitorar as avaliações de pacientes continuamente. 

A propósito, confira este vídeo e descubra 5 conteúdos para ter paciente particular em 1 semana: 

Meios de captação de pacientes: confira os 5 principais! 

Entre os principais meios de captação de pacientes, pode-se destacar: marketing digital, parcerias com empresas e convênios, indicação de pacientes, participação em eventos e palestras, SEO local e programa de fidelidade. 

1-Marketing Digital

Essa é uma das principais estratégias quando se fala sobre meios de captação de pacientes.

Aqui, você atrai pacientes para seu consultório odontológico por meio de vários canais, tais como redes sociais, publicidade online e SEO

E, por falar em publicidade e SEO, assista este vídeo e veja o que é melhorar para a sua estratégia: Google X GoogleAds. É só dar o play:

2- Parcerias com empresas e convênios 

Criar parcerias com empresas e convênios é uma das melhores estratégias para captar novos pacientes, sobretudo, para clínicas que oferecem preços acessíveis ou condições especiais para esses conveniados. 

3- Participação em eventos e palestras 

Quando coloco em prática o projeto imersão presencial ‘paciente 10k’, percebo que, além da troca de conhecimento, tal espaço é útil para aumentar a visibilidade do dentista e, consequentemente, atrair novos pacientes. 

4- Programas de fidelidade 

Ao criar programas de fidelidade, com descontos e brindes para pacientes contínuos, você preenche sua agenda e atrai novas pessoas que buscam por essas vantagens especiais. 

💡 Aproveite para ler: O que atrai o paciente ao dentista? Tudo sobre!

5- Vídeos 

O conteúdo audiovisual trouxe um ROI positivo para 88% dos profissionais de marketing, segundo este relatório do Wyzowl

Entretanto, é preciso seguir algumas dicas para obter ótimos resultados. Dê o play neste vídeo e descubra: 

Próximos passos! 

Espero que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre estratégias de captação de pacientes e como colocá-las em prática em seu consultório. 

Mas, caso pretende otimizar seus resultados, considere investir em um curso de captação de pacientes para odontologia. 

Para isso, indico o método Gorro Branco. Afinal, ele é indicado não só para aqueles que desejam aprender como captar pacientes para consultório.

Ele é bem-vindo para profissionais que pretendem usar o poder de inteligência do Google e Facebook para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta.

Inscreva-se e aproveite os benefícios. 

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