Cursos e Mentorias

Curso gestão na área odontológica: 5 opções para estudar on-line

Ser dono de um consultório ou clínica é fácil, mas para ser um bom gestor e ter sucesso na jornada empreendedora, é fundamental investir em um curso de gestão na área odontológica.

Isso porque o aprendizado em capacitações de gestão de clínica odontológica auxilia os dentistas a se posicionarem estrategicamente no mercado, consolidando seu negócio. 

Dessa forma, o gerenciamento realizado a partir de informações, dados e tendências de mercado, fornece bases confiáveis para as tomadas de decisão, seja na hora de reduzir gastos internos ou investir na modernização do atendimento.

Quer melhorar seus conhecimentos sobre as funções administrativas? Continue a leitura do artigo e conheça opções de curso de gestão de clínicas e consultórios on-line. Isso mesmo, dá para estudar sem sair de casa. Confira!

O que é gestão em odontologia?

A gestão em Odontologia é o processo que organiza as atividades administrativas de uma clínica e consultório a partir da sistematização das atividades de cada área e da criação, implementação e acompanhamento dos resultados da estratégia, consolidando um posicionamento e ganhando competitividade no mercado odontológico.  

Os processos que fazem parte da gestão são: controle financeiro, gestão de recursos humanos, controle de materiais, ações de marketing e vendas, entre outras funções que mantêm o negócio funcionando.

Como é possível perceber, a gestão abrange todas as áreas de um negócio. Assim, com a integração e o bom desempenho dos setores, a empresa melhora suas chances de sucesso, lucratividade e longevidade mercadológica.

Leia também >>> Curso de ADM para dentista: por que você deve fazer?

5 cursos de gestão na área odontológica

Se o seu objetivo é ser dono e gestor, é preciso se qualificar para desempenhar essa posição. Mesmo terceirizando a parte prática, a definição dos objetivos estratégicos deve ter a sua participação ativa. Afinal, você é o nome e a imagem da empresa.

A seguir, listei cinco cursos de gestão de consultório odontológico, alguns on-line, para facilitar a sua rotina de estudo, fazendo todo programa em casa. Conheça as opções! 

1. Imersão Paciente 10k – Smile University

A Imersão Paciente 10k é um curso de gestão e marketing na odontologia criado por mim, Matheus Marcondes, e ministrado na Smile University.  O curso acontece em dois dias, e o conteúdo aborda estratégicas de negócio, demonstrações práticas e aplicação em tempo real.

Ao final da imersão, você terá um plano estratégico pronto para colocar em prática, com estratégias para captar o paciente ideal por meio da internet, fechar tratamentos acima de R$ 10 mil e alavancar o faturamento, praticando uma Odontologia de excelência.

Você terá acesso exclusivo à Metodologia 10A2D, validada durante 10 anos, e que já transformou a carreira de mais de 2.000 dentistas. 

No vídeo abaixo, apresento mais informações sobre a Imersão Paciente 10k e o que você pode esperar desse investimento: 

2. Programa de Gestão de Consultórios e Clínicas – Ensino Einstein

Outra opção de curso de gestão na área odontológica é o Programa de Gestão de Consultórios e Clínicas, oferecido pela rede Ensino Einstein, do Hospital Albert Einstein.

O objetivo do curso é dar aos alunos os instrumentos necessários para conduzirem a administração de clínicas e consultórios, focando no desenvolvimento de habilidades sólidas para operar com total saúde financeira no mercado.

Além do conteúdo teórico, o programa traz atividades remotas para reforçar o aprendizado, permitindo que os alunos acessem os conteúdos de onde estiverem. Ao final, o aluno recebe um certificado de Atualização em Gestão de Consultórios e Clínicas.

3. Como gerenciar as finanças da sua empresa – Sebrae

O curso ‘Como gerenciar as finanças da sua empresa’, disponibilizado gratuitamente pela plataforma on-line do Sebrae, ajuda a aprender os pontos básicos da parte financeira dentro da gestão odontológica. O conteúdo é dividido em quatro módulos:

  • Regime de caixa e regime de competência?
  • Tripé da análise financeira: caixa, lucro e patrimônio
  • Ferramentas gerenciais
  • Indicadores e análise de resultados

Essa dica de curso de gestão na área odontológica pode ser útil até para dentistas que ainda não têm o próprio negócio, mas querem aprender a gerenciar suas finanças profissionais. Se preparar para empreender, é uma decisão estratégica para a carreira.

Leia também: 6 dicas de empreendedorismo no mercado de odontologia.

4. Liderança e Gestão de Pessoas na Área da Saúde – Ensino Einstein

O sucesso de uma clínica ou consultório não depende exclusivamente da capacidade técnica do dentista. Digo isso porque a equipe, especialmente a responsável por recepcionar e atender os pacientes, é essencial.

Por isso, vale a pena investir em um curso de gestão na área odontológica que ensine sobre gestão e motivação de pessoas.

O curso ‘Liderança e Gestão de Pessoas na Área da Saúde’, da rede Ensino Einstein, aborda tópicos, como o papel do gestor de pessoas, o planejamento, análise, desenvolvimento de ações e avaliação de modelos de trabalho, além de discussões sobre os dilemas e desafios do gerenciamento de equipes.

A duração do curso é de um ano e a inscrição pode ser feita gratuitamente pelo site oficial do hospital.

5. Fundamentos de Administração – Veduca

O curso ‘Fundamentos da Administração’, da plataforma Veduca, foca na formação de gestores. A grade traz as metodologias para gerenciar as principais áreas funcionais da administração: planejamento, organização, direção e controle.

O programa ainda traça um panorama da gestão clássica e a evolução até os métodos contemporâneos para gerir um negócio. O curso é on-line, gratuito, tem carga horária de oito horas e opção de comprar o certificado ao final.

Por que investir em capacitação para gestão em odontologia?

A gestão em odontologia é uma habilidade que os dentistas precisam aprender e aperfeiçoar por conta própria. 

Como destaquei no começo do artigo, independentemente se você irá executar tarefas administrativas na prática, saber planejar estratégias de negócio é fundamental para firmar sua imagem profissional no mercado. 

Além disso, o investimento em capacitação para gestão em odontologia proporciona outros ganhos, como:

  • adquirir visão estratégica de negócio;
  • aprender a planejar e dividir orçamento;
  • posicionar-se do mercado de forma consistente;
  • oferecer a melhor experiência ao paciente (atendimento e serviço).

Gostou das dicas? Se quiser iniciar sua jornada de aprendizado na Smile University, espero você lá!

Inscreva-se na Imersão Paciente 10k ou converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *