Cursos e Mentorias

Curso de gestão em odontologia para crescer com segurança

Quando você começou a faculdade, sonhando em ser um dentista de sucesso, alguma vez imaginou que estaria procurando por cursos de gestão em Odontologia? Se a sua resposta foi negativa, saiba que você não está sozinho.

A verdade é que a maioria de nós, dentistas, demora algum tempo para entender a importância da gestão do consultório. 

A faculdade não nos prepara para o controle financeiro, de estoque, para a precificação ou captação de pacientes. 

Então, quando chegamos ao mercado de trabalho, entendemos que é preciso mais do que ter excelência na execução dos procedimentos. É necessário saber como fazer a gestão de clínicas odontológicas.

Afinal, a administração de um consultório deve considerar áreas como finanças, recursos humanos, marketing e mais.  

O que é gestão em Odontologia? 

A gestão em odontologia é o conjunto de práticas  administrativas, financeiras e de recursos humanos necessários para que uma clínica odontológica realize suas atividades de forma lucrativa. O objetivo dessas ações é garantir que a clínica funcione de maneira eficiente, garantindo qualidade e rentabilidade.

Ser um profissional atento às principais novidades do mercado e que realiza tratamentos com alto padrão de qualidade, é imprescindível para conquistar o mercado e ganhar relevância. 

Entretanto, isso não é tudo o que você precisa para ter uma carreira de sucesso, especialmente, se tem o seu próprio consultório.

Com cada vez mais concorrência, encontrar espaço no mercado e atrair pacientes interessados no seu talento, e não apenas no seu preço, exige um treinamento mais amplo, multidisciplinar, que envolve:

  • marketing;
  • vendas;
  • gerenciamento de estoque;
  • controle de custos;
  • fluxo de caixa e muito mais. 

Nesse cenário, os cursos de gestão em odontologia surgem como uma oportunidade para aprender, mais rapidamente, a fazer a gestão completa da clínica e com muito mais segurança. 

Também é importante destacar que outro objetivo do curso de gestão em odontologia é ajudar você a planejar os próximos passos do consultório, oferecendo uma visão de futuro mais abrangente. 

Objetivo de curso de gestão em odontologia 

O principal foco de um MBA de gestão em odontologia, curso de pós-graduação ou extensão, é contribuir para a formação do dentista como um gestor de negócios. 

Ao fazer isso, colabora para que você tenha uma visão estratégica da clínica e realize as ações administrativas que vão mantê-lo em funcionamento e gerando lucro.

Afinal, uma das principais dificuldades dos dentistas, sejam eles recém-formados ou não, é organizar outras áreas da empresa que não estejam atreladas à execução dos tratamentos, mas que também sejam vitais para a saúde e crescimento da clínica.  

Isso significa que, na lista de ensinamentos do curso de gestão em odontologia, estão conhecimentos sobre:

  • gerir o estoque;
  • precificar serviços;
  • criar metas de faturamento e conquista de clientes;
  • atendimento na recepção e o clínico;
  • controle financeiro;
  • fluxo de caixa;
  • administração geral de recursos;
  • marketing e captação de novos pacientes;
  • previsibilidade financeira;
  • projeção de faturamento;
  • definição de metas; 
  • realizar pagamento;
  • reduzir despesas;
  • cumprir com obrigações fiscais e pagamento de impostos;
  • avaliar resultados de investimentos, e mais.

Em suma, é missão do curso de gestão compartilhar com seus alunos tudo o que é preciso para administrar uma clínica dental.

Leia também: Como atrair pacientes particulares? Tutorial para dentistas

Curso de gestão de clínicas odontológicas EAD

Uma das opções mais atuais do mercado, e que melhor se encaixam na rotina de trabalho dos dentistas, são os cursos de gestão de clínicas odontológicas online, também conhecidas como EAD (educação à distância). 

Nesse modelo, é possível realizar o treinamento de qualquer lugar e a qualquer hora, basta ter uma conexão com a internet. 

Por algum tempo, os cursos EAD não eram considerados tão bons e completos quanto os presenciais, mas esse período passou. 

Atualmente, as maiores  e melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo oferecem cursos online, com alto padrão de qualidade.

Ao mesmo tempo, esse modelo oferece outros benefícios como, por exemplo, garante o suporte e a mentoria de grandes nomes do mercado. Tudo isso sem precisar se deslocar de um local para o outro.  

Também é importante destacar que optar por um curso de gestão direcionado para a odontologia, e não um curso geral de gestão, vai garantir que o conteúdo esteja alinhado às sua realidade e as demandas da sua clínica. 

Isso reduz o tempo gasto com conteúdos que não são aplicáveis para o dia a dia do consultório. 

Cursos de gestão são regulados pelo MEC, por meio do parecer CNE/CES nº 803/2018, aprovado em 5 de dezembro de 2018, que constitui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia, que também pondera sobre a gestão em saúde e discorre sobre as competências que precisam ser desenvolvidas em quem realiza esse tipo de curso.

Segundo o seção V do Capítulo II, o profissional gestor precisa:

  • V –  compreender o gerenciamento e administração da equipe de trabalho, da informação, dos recursos financeiros, humanos e materiais;
  • VI – realizar a gestão estrutural, financeira, organizacional, tributária e dos processos de trabalho de consultórios, das clínicas e dos demais serviços de saúde;
  • VII – gerir o cuidado à saúde, de forma efetiva e eficiente, utilizando conhecimentos e dispositivos de diferentes níveis tecnológicos, de modo a promover a organização dos sistemas integrados de saúde para a formulação e desenvolvimento de projetos terapêuticos individuais e coletivos.

Diante disso, ao escolher um MBA gestão em odontologia ou um curso de pós-graduação na área, observe se ele é regulado e aprovado pelo MEC. Dessa forma, você terá contato com uma formação estratégica e não apenas técnica.

Como escolher um curso de captação de pacientes?

Além do curso de gestão de clínicas odontológicas, outros treinamentos que você deve considerar estão relacionados à captação de pacientes. 

Afinal, como dissemos na introdução deste artigo, com a ampla concorrência, está cada vez mais difícil de destacar e atrair pacientes. 

É necessário um esforço que envolva estratégia, um bom mix de canais de comunicação (especialmente os digitais), monitoramento de dados e um plano de ação eficiente. 

A Smile University oferece um treinamento para atrair pacientes particulares para sua clínica, usando a internet e as possibilidades que ela oferece. 

A metodologia I95D já foi testada e aprovada por mais de 2 mil alunos dentistas que conquistaram o sucesso profissional seguindo o nosso passo a passo. 

Assista ao vídeo abaixo e entenda como esse curso de captação para dentistas vai te ajudar a fechar pacientes particulares, vindos da internet, que acreditam em seu tratamento.

Se a sua meta é alcançar alta performance e atingir os seis dígitos de faturamento, você precisa conhecer o método da Smile University.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *