Cursos e Mentorias

Curso de marketing em odontologia: aprenda a atrair pacientes

Um bom curso de marketing em odontologia tem o poder de transformar uma estratégia que não oferece resultados, em um conjunto de táticas que levam mais e melhores pacientes até a sua clínica.

Isso não acontece por acaso. A verdade é que, com a capacitação, você aprende a criar campanhas eficientes, que se conectam com potenciais pacientes, e os estimulam a buscarem por mais informações.

Em outras palavras, um curso de marketing na odontologia ensina o caminho das pedras para que você pare de perder tempo com campanhas que não funcionam e comece a realmente atrair pacientes usando esses canais. 

Afinal, se você não sabe como aplicar o marketing digital na odontologia, sua clínica dificilmente vai conseguir se destacar em meio a tamanha concorrência. 

Logo, é vital que você domine as técnicas e o passo a passo que os cursos de marketing são capazes de ensinar para fazer o telefone da clínica tocar e o WhatsApp receber muito mais mensagens de contatos interessados em seus serviços.

Em outras palavras, ao começar um treinamento de marketing digital, você aumenta a velocidade com que sente os resultados efetivos das ações, como criação de anúncios e publicações nas redes sociais. 

Entre esses benefícios, podemos destacar a atração e conversão de pacientes particulares, que entendem o valor do seu trabalho e buscam algo além de preço baixo. 

O que é marketing para odontologia?

O marketing para odontologia é um conjunto de estratégias que contribuem para que o público-alvo de um consultório/clínica conheça os serviços e se interesse por eles. As ações são voltadas para apresentar os tratamentos, destacar o diferencial do profissional e captar mais pacientes, principalmente, pela internet

Na prática, o objetivo é fazer com que mais pessoas procurem por seus serviços. 

Contudo, além do volume de contatos que chegam na sua clínica, o marketing  contribui para ampliar a qualidade desses leads, o que significa atrair pacientes que enxergam valor no seu trabalho.

Vale destacar que, enquanto preço é uma medida monetária, que mede o quanto um serviço vai custar, valor é a percepção que um cliente tem sobre o impacto que o seu trabalho pode ter na vida dele. 

Pacientes que enxergam o seu valor, contratam seu serviço mesmo que ele não tenha o menor preço do mercado.

Todavia, para que isso aconteça, eles precisam enxergar a sua diferença em relação às demais opções do mercado. A missão de mostrar isso é sua. 

E aí? Você sabe o que fazer? Se a sua resposta for não, os cursos de marketing em odontologia são a resposta.

Por que fazer curso de gestão e marketing na odontologia? 

Mais do que saber o que fazer, é preciso saber como fazer. Nesse sentido, existem muitas vantagens de fazer um curso de gestão e marketing em odontologia, entre elas:

  • aprender a criar publicações que gerem envolvimento e engajamento;
  • entender como funcionam os anúncios pagos nas plataformas como Facebook, Instagram e Google Ads;
  • criar anúncios segmentados para atingir um público certo para a sua clínica;
  • aumentar o número de leads que chegam até a clínica em busca de informação;
  • contribuir para o aumento de avaliações agendadas;
  • aumentar o faturamento;
  • ampliar o retorno sobre investimento
  • alcançar os objetivos estratégicos e financeiros da clínica;
  • educar o mercado sobre o serviço que você oferece;
  • mostrar o impacto do seu trabalho na vida dos pacientes;
  • aprender como criar conteúdo em múltiplos formatos, como imagens e vídeos;
  • aprender a ler e interpretar dados para otimizar a tomada de decisão;
  • reduzir gastos ao eliminar investimentos que não trazem resultado;
  • aumentar a assertividade das campanhas.

Em suma, ao fazer um curso de marketing digital para odontologia, você passa a dominar os principais conceitos da área e aprende como colocar em prática uma estratégia capaz de trazer resultados para o seu negócio, que incluem mais vendas e aumento de faturamento. 

Tudo isso é feito de maneira simplificada, oferecendo a você o caminho das pedras para acelerar seu aprendizado e, consequentemente, aumentar o alcance dos resultados desejados.

Quais objetivos um negócio pode ter?

Um curso de marketing em odontologia auxilia a compreender quais são os objetivos do seu consultório no momento. Sim, as metas podem variar conforme o negócio crescer e se consolidar no mercado.

As ações de marketing não atuam sozinhas, claro, mas são essenciais, uma vez que contribuem para a captação de clientes. Os objetivos trabalhados com mais frequência são:

Mais receita

A receita é o valor bruto que você fatura no mês com a prestação do seu serviço, que vai custear as despesas e os investimentos no consultório. Após o pagamento dos custos operacionais e fiscais, obtém-se a receita líquida, ou seja, o valor que sobra em caixa. 

Para aumentar o total de entrada, é preciso planejar ações para valorizar o serviço, ajustando a precificação, ou incluir um novo serviço com ticket médio mais alto, que tenha demanda local.

Ou seja, as ações com foco no aumento da receita precisam agregar valor para o paciente, pois esse aspecto será essencial para chamar a atenção de atuais e potenciais pacientes na ação de marketing.

Mais pacientes

O aumento do número de pacientes é outro objetivo de negócio frequente que orienta muitas ações de marketing. Dependendo do nicho odontológico, pode ser mais fácil captar e mais difícil reter, ou vice-versa.

Então, se este é o foco, é importante conhecer o perfil de paciente que você deseja atrair para planejar ações de marketing que possam alcançá-lo, divulgando não só o serviço, mas a experiência que ele valoriza.

Um relatório da Software Advice destaca que 72% dos pacientes afirmam que leem avaliações on-line como o primeiro passo para encontrar um novo médico, inclusive, dentistas. Ou seja, a presença digital é uma estratégia essencial para alcançar seus objetivos de negócio. 

Dessa forma, toda estética da comunicação (imagem, texto e vídeos) deve ter uma identidade definida e que comunique os valores do negócio.

Mais margem de lucro

Um consultório lucrativo é uma conquista e tanto, concorda? Não à toa, é um objetivo de negócio importante, pois indica saúde financeira e uma operação enxuta.

Para alcançar essa meta, os processos de gestão odontológica precisam estar bem alinhados para evitar desperdícios. Além disso, a precificação deve ser elaborada corretamente e ajustada periodicamente, as políticas de descontos bem pensadas, entre outros pontos.

Ao fazer investimentos, seja em marketing ou em equipamentos, por exemplo, faça uma projeção do retorno esperado para conseguir mensurar o retorno e o impacto nos lucros. 

Mais retenção

Por fim, aumentar a retenção de paciente é um ganho significativo, afinal, um cliente que sempre retorna para novos procedimentos, é alguém que pode indicar os seus serviços para mais pessoas.

Assim, você tem um ganho duplo: mantém uma cartela de cliente fiel e tem promotores espontâneos do seu trabalho, o que é valiosíssimo para que uma pessoa decida ser um paciente. 

Na Imersão Paciente 10k, um dos cursos da Smile University, eu detalho o papel dos objetivos de negócio, como eles se alinham à proposta de valor do seu negócio e como construir uma comunicação e relacionamento com pacientes por meio dos canais de marketing. Vale conferir!

Como fazer marketing para odontologia?

O marketing para odontologia deve seguir um planejamento para guiar a execução das estratégias de divulgação, selecionando os melhores conteúdos para trabalhar, escolhendo os argumentos de venda certos e usando a linguagem adequada para se aproximar dos potenciais pacientes, atraindo-os até o consultório para uma avaliação.

Talvez você esteja se perguntando se realmente vale a pena fazer um curso de gestão e marketing na odontologia. Afinal, não é só criar um perfil no Instagram e fazer algumas publicações? Por que dedicar tempo e dinheiro para aprender a fazer isso? 

Se esse é o seu pensamento, talvez você seja a pessoa que mais precisa de capacitação na área. Afinal, é fundamental compreender que o marketing digital é muito mais do que criar um perfil gratuito em uma rede social.

Confira a seguir o passo a passo para fazer marketing digital, que os cursos ensinam detalhadamente nos treinamentos:

1. Definir objetivos estratégicos

Os cursos de marketing em odontologia ensinam a analisar e definir objetivos estratégicos, que podem ser alcançados com o apoio das ações de promoção da sua marca.

Citei quatro metas frequentes no tópico anterior, mas você pode ter outro foco para o seu consultório. Para identificá-lo, é fundamental conhecer o seu nicho de mercado, estudar as tendências em alta e monitorar os concorrentes para encontrar oportunidades para se destacar.

2. Conhecer o perfil de paciente da clínica

Na internet existem bilhões de usuários, mais precisamente 5,3 bilhões de pessoas estão on-line no mundo inteiro, segundo dados da plataforma Statista

Entre esses bilhões de usuários, estão aqueles que têm o perfil de cliente da sua clínica. Para encontrá-los, levante as características marcantes, como principais necessidades,

dores e desejos.

Lembre-se que você pode ter diferentes perfis de cliente para cada segmento de serviço oferecido, ajudando a planejar ações de marketing diferentes para cada um. Algumas perguntas que podem ajudar no processo são:

  • Qual é a única coisa que seu cliente não poderia viver sem realizar? Quais são os degraus que podem ajudá-lo a conseguir realizar esse tratamento?
  • Como seus clientes definem algo como muito caro? O que leva muito tempo, custa muito dinheiro ou requer esforços substanciais?
  • Quais economias deixariam seus clientes felizes? Quais economias em termos de tempo, dinheiro e esforço eles valorizam?

3. Estabelecer quais são os seus serviços

Em um curso de marketing em odontologia, você também aprende a estabelecer quais são os seus serviços. A proposta é fazer um filtro no portfólio atual, ou que será criado, focando no que deseja trabalhar. 

Cada serviço tem proposta de valor, que atende um segmento de cliente específico que sua clínica tem. Ao pensar listar as características que comunicam valor, você cria um material rico para utilizar no marketing.

A análise dessa etapa é mais fácil, uma vez que você tem os perfis de cliente definidos. Algumas perguntas que você pode responder para avaliar a possibilidade de prestar um serviço são:

  • Que valor entregamos ao cliente?
  • Qual dos problemas de nossos clientes estamos ajudando a resolver?
  • Qual tarefa estamos ajudando o cliente a realizar?
  • Quais necessidades do cliente estamos satisfazendo?
  • Que conjunto de produtos e serviços oferecemos a cada segmento de cliente?

4. Organizar conteúdos relevantes e autorais

A próxima etapa para fazer marketing em odontologia é organizar conteúdos relevantes e autorais. Ou seja, nada de copiar outros profissionais, ok?

Após as etapas 1, 2 e 3, descritas acima, você terá em mãos informações valiosas que vão ajudar a selecionar os melhores temas para trabalhar em textos, imagens e vídeo na internet.

A relevância é um fator fundamental no marketing de conteúdo por ser o que chama a atenção dos potenciais pacientes. Uma postagem autoral, ou seja, única, é outro ponto que destaca seu conteúdo do produzido por outros dentistas.

5. Ter constância nas publicações

Um ponto importante que cursos de marketing em odontologia ajudam a compreender, é a constância nas publicações. Quando se trata de internet, a produção de conteúdo é diária. 

A vantagem é que, como existem muitos canais, você pode planejar as publicações e ainda utilizar uma rede para comunicar o conteúdo postado em outra.

Então, liste os canais que você vai utilizar e defina a frequência de atualização de cada um para manter todos os perfis atualizados

6. Criar calendário de posts

Ainda no tema organização de conteúdo, criar um calendário de posts é outra tática que ajuda a fazer a atualização dos perfis conforme o planejado.

As ferramentas de gerenciamento de projetos, como Trello, são ótimas para montar o calendário, pois sua estrutura é dividida em quadros, listas e cartões, facilita a visualização e o acompanhamento. Porém, uma planilha de dados também funciona.

O objetivo é que para cada tema trabalho, você defina:

  • o objetivo do conteúdo;
  • o formato (imagem, texto, vídeo, etc.);
  • a persona-alvo;
  • em qual etapa do funil de vendas a publicação se encaixa;
  • qual o dia e horário da publicação.

Leia também >>> Funil de vendas para dentista: como atrair clientes com ele?

7. Humanizar a marca

Um detalhe estratégico da comunicação de marketing é a humanização da marca. Por isso, muitos dentistas se posicionam em primeira pessoa, seja para escrever ou falar em um vídeo.

Ler um texto com um tom de voz pessoal, que demonstra o conhecimento sobre as necessidades do paciente, estimula a conexão do paciente com a solução proposta. 

No vídeo, o discurso humanizado é ainda mais relevante, pois a linguagem corporal enfatiza a fala, valorizando o conhecimento passado. 

Dessa forma, quanto mais natural for a linguagem e mais domínio do seu público e serviços você tiver, mais próxima será a sua comunicação.   

8. Acompanhar resultados

Todo o empenho necessário para fazer marketing em odontologia, investir em cursos e mobilizar investimentos, precisa ser acompanhado para verificar se os objetivos são cumpridos.

Para facilitar o gerenciamento dos resultados, defina indicadores de marketing, como número de leads por mês, volume de conversões, quantidade de avaliações marcadas, procedimentos marcados, ticket médio de pacientes, alcance das publicações, etc.

Fazendo esse controle, você terá uma estratégia de marketing realmente eficiente no seu consultório, aproveitando todo o potencial de crescimento. 

Quais ferramentas utilizar para fazer o marketing odontológico?

Agora que você sabe o passo a passo para fazer marketing, listei algumas ferramentas que facilitam a organização e a diversificação das suas estratégias digitais. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta que orienta a criação de conteúdo para internet, focando no planejamento de temas relevantes, ricos e que têm valor para o público-alvo do consultório. 

Lembre-se: criar um perfil em qualquer rede social ou montar um site é fácil. Porém, o tipo de conteúdo publicado, a linguagem e a abordagem de cada tema vai diferenciar as suas postagens das demais. 

Leia também >>> Marketing de conteúdo para dentistas: como fazer? 6 etapas.

SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca. Sites de pesquisa, como o Google, baseiam-se nas palavras-chave que o usuário escreve na caixa de busca para listar os sites nos resultados.

Mesmo se você ainda não tiver um site, utilize o SEO nas redes sociais, trabalhando palavras-chave nos textos das publicações, hashtags, marque localização, pois os algoritmos dos buscadores já rastreiam e indexam páginas de plataformas, como Facebook, Instagram, Tik Tok e outras. 

SEMrush

Já que o assunto é palavra-chave, o SEMrush é outra ferramenta de marketing que vai ajudá-lo a pesquisar termos para trabalhar. O site mostra o volume de busca, que significa o quanto uma palavra é procurada pelos usuários.

Dessa forma, você pode fazer uma lista de palavras-chave principais e secundárias dos temas que vai trabalhar e utilizar nos seus textos. O serviço é pago, mas é possível fazer até 10 pesquisas gratuitas no por dia no Keyword Magic Tool.

Dica: outra opção para auxiliar na definição de palavras-chave é o Google Trends, ferramenta gratuita, que mostra a evolução do volume de busca para determinados termos em um período específico. 

Gerador de copy

O Gerador de Copy é uma solução exclusiva da Smile University, muito atualizada com as demandas do mercado digital. A ferramenta é o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

O gerador usa o sistema IA Smile University para criar textos completos e customizados para o tema que você necessita, criando legendas com alto potencial de engajamento e conversão. 

Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

Google Adwords

O Google Adwords é uma ferramenta de marketing fundamental se você já tem um site e deseja criar anúncios patrocinados no buscador. Um dos formatos de publicidade mais vantajoso é o que você paga por clique.

Ou seja, a plataforma cobra apenas se o usuário clica no anúncio, ajudando a controlar os custos da ação e avaliar o interesse/relevância para o usuário. 

Outras plataformas como a da Meta, que inclui Facebook e Instagram, também oferecem anúncios publicitários no formato custo por clique no link (CPC), o que facilita o gerenciamento do seu investimento em diferentes canais. 

WhatsApp

O que seria da comunicação on-line no Brasil sem o WhatsApp? É no app que a maioria das pessoas concentra sua comunicação, inclusive, os agendamentos médicos.

Portanto, ter um número exclusivo para o seu consultório no WhatsApp Business, a versão do aplicativo para negócios, facilita a gestão de agenda — marcação, cancelamento, mudança de horário, etc.

Outra vantagem é que o WhatsApp pode ser integrado com ferramentas de automação, como os chatbots, para ter um sistema de autoatendimento inteligente.

Melhores cursos de gestão e marketing na odontologia

Entendida a importância dos cursos de marketing em odontologia, a pergunta que fica é: qual a melhor opção de treinamento? 

A resposta está na metodologia I95D, do Método Gorro Branco, desenvolvida por mim, e ensinada nos cursos da Smile University. 

O método funciona como um mapa que apresenta nove indicadores e cinco dimensões, direcionado a montagem de um planejamento de marketing digital a partir do seu objetivo de faturamento e negócio. 

Para conhecer mais sobre a metodologia e os resultados que você pode esperar ao fazer o treinamento, assista ao vídeo abaixo que explica mais sobre o curso: 

Como exemplo dos resultados que os nossos mais de 2 mil alunos dentistas foram capazes de conquistar, conheça a história do nosso ex-aluno, o Dr. Daniel Gaspar, proprietário da DG Oral Implantes: 

Com apenas uma sala, em uma cidade de 10 mil habitantes, ele conseguiu, no primeiro mês de aplicação da metodologia da Smile University, sair de uma receita de R$ 20 mil e alcançar os sonhados R$ 100 mil de faturamento. 

Se você também quer alcançar números como esse, acesse o site do treinamento da Smile University e faça parte desse time. Aproveite para conhecer mais histórias de sucesso e tenha certeza de que, em breve, a sua estará ali também. 

Inscreva-se no Método Gorro Branco ou converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *