Cursos e Mentorias

Curso para secretária de dentista: a importância do treinamento

Por que investir em um curso para secretária de dentista? Essa é a pergunta que ronda a cabeça de muitos donos de clínica, e pode ser a sua dúvida também. 

A verdade é que é muito comum que as secretárias não recebam todo o crédito que deveriam nos consultórios. E isso está muito relacionado à falta de compreensão sobre o papel estratégico dessa profissional.

Fato é que uma boa contratação e um excelente treinamento para a secretaria odontológica podem aumentar as suas consultas. 

É isso mesmo, com um bom trabalho na capacitação dessas profissionais, você pode potencializar o faturamento da clínica, convertendo mais pacientes em menos tempo.

Para que você entenda como isso acontece, pense no seguinte exemplo: ao investir em ações de marketing para dentista, você chama a atenção de alguém que estava navegando pelas redes sociais e convence essa pessoa a enviar uma mensagem para o WhatsApp do consultório para saber mais sobre um determinado tratamento. 

Nesse cenário, quem é o profissional, dentro da sua clínica, que irá responder a essa mensagem? Ou quem irá atender a uma ligação? 

Na maioria das clínicas, a secretária é a responsável por essa interação.

Logo, é ela também quem deve oferecer um bom atendimento ao lead, a ponto de impulsioná-lo em direção à contratação, não é mesmo?

Isso não é feito apenas com simpatia, mas com bons argumentos e excelentes respostas às objeções desses contatos.

Como vender mais com a sua secretária?

No caso específico da clínica odontológica, o relacionamento de excelência aumenta as chances do cliente dar o próximo passo que é o agendamento e o comparecimento do lead a uma avaliação.

Já o mau atendimento faz o oposto: afasta o paciente do consultório.

Perceba que quando um lead entra em contato com a sua clínica vindo de uma campanha que você realizou na internet, isso significa que a ação de marketing funcionou. Entretanto, se a secretária não o atender bem, isso pode interromper o processo de captação do paciente.

Contudo, muitas vezes, essa baixa qualidade no suporte não é culpa da profissional, mas sim do dentista, que não se preocupou em avaliar o perfil da secretária nem alinhou com ela as suas expectativas. 

A verdade é que, para muitos dentistas, mesmo os mais experientes, pensar na secretaria como uma chave importante para o sucesso comercial da clínica é novo. 

Mesmo que o pensamento que apresentei aqui para você não seja muito elaborado, e até um pouco óbvio, ainda são raros os dentistas que observam tudo isso. 

E se você faz parte dos dentistas que ainda não compreenderam a função estratégica da secretaria, indico que assista ao vídeo abaixo. 

Nele, eu falo mais sobre o assunto e aprofundo alguns conceitos. Sem dúvidas, vale a pena assistir antes de contratar um curso de secretária de consultório odontológico. Afinal, ele vai te direcionar sobre qual treinamento é a melhor opção para você oferecer. 

Curso para secretária de dentista: como escolher?

Como vimos até aqui, a secretária é uma agente de vendas e conversão muito importante na clínica. 

Mas, será que existe algum curso para secretária de dentista em vendas? 

A resposta é sim! Eles existem e são imprescindíveis para que ela domine as técnicas de vendas e comunicação necessárias para ser convincente e assertiva junto aos potenciais pacientes. 

Entretanto, não só elas devem se capacitar, mas você também. Afinal, a faculdade de Odontologia não fala nada sobre marketing e vendas. 

O mesmo acontece com as especializações que você fez: nenhuma aborda temas como captação de pacientes particulares, não é mesmo?

Logo, para direcionar a sua secretária sobre a sua função em uma estratégia, e também  implementar as etapas que não dependem dela, você precisa de cursos de marketing e gestão para dentistas

O que os cursos de marketing e vendas para secretarias e dentistas  ensinam?

Um bom curso de marketing para odontologia  permite que você crie campanhas assertivas que tragam resultados reais para a sua clínica. 

Tudo isso em um tempo muito menor e com muito menos gastos do que seria necessário para aprender sozinho.

Em outras palavras, bons cursos te ensinam técnicas testadas e aprovadas, que fazem você atrair pacientes usando a internet, reduzindo a sua dependência por indicações. 

Para isso, os programas de treinamento incluem:

  • a definição do seu propósito como profissional;
  • qual tipo de tratamento você quer que seja o seu “ganha pão”;
  • para quem é destinado o procedimento e qual é o perfil do público;
  • qual é a meta de faturamento e lucro. 

Não se esqueça de que todas essas informações precisam ser passadas também para a sua secretária para que, assim, ela tenha informação suficiente para se comunicar com seus futuros pacientes. 

Um bom curso de marketing e gestão ensina o passo a passo sobre:

  • meta de faturamento;
  • quantas avaliações precisam ser agendadas pelas secretarias mensalmente;
  • número de contatos que precisar comparecer à avaliação;
  • número de clientes que você precisa converter;
  • o ticket médio da clínica e mais. 

Todos esses indicadores serão usados para tornar a sua gestão mais estratégica. E, como você pode perceber, impactam o trabalho das secretárias. 

Afinal, as metas de agendamento e comparecimento às avaliações são de responsabilidade dessa profissional, e podem ser mais facilmente atingidas a partir do correto treinamento.

Todavia, como disse acima, não só a sua secretária, mas você também precisa se capacitar quando o assunto é gestão da clínica. 

Para isso, conheça o Gorro Branco, um curso para dentistas que vai te ensinar a atrair, captar e converter pacientes particulares  por meio da internet todos os dias!

Além de incluir informações valiosas para o treinamento da secretária odontológica, e ter módulos especiais para elas, ele ainda reúne conteúdos essenciais para a sua capacitação como dentista, considerando todas as etapas do funil de vendas, que incluem:

  • estratégias de mídia: para aumentar a captação de pacientes vindos da internet, fazendo seu telefone e WhatsApp tocarem com pessoas interessadas em conhecer mais sobre seus tratamentos;
  • treinamento para secretária: que vai transformar leads em pacientes em potencial;
  • técnicas de fechamento para que você, dentista, realize uma avaliação de excelência e conquiste novos pacientes. 

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre a metodologia. Aproveite e se inscreva no curso para dentistas da Smile University, e usufrua a garantia de 15 dias. Nele, você aprende muito e tem as melhores ferramentas para treinar sua secretária. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *