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Marketing com foco na secretária do dentista: entenda a relevância

Você estuda as estratégias e ferramentas de marketing na odontologia mais eficientes para atrair e conquistar novos pacientes na internet. Porém, quero propor um direcionamento: considere investir no marketing com foco na secretária do dentista.

Você deve estar pensando o que sua secretária tem a ver com suas ações de marketing, e eu te afirmo: tudo!

Afinal,  ela é a primeira pessoa com quem um potencial paciente fala quando liga ou manda uma mensagem no WhatsApp.  Sem falar que é ela quem o paciente vê antes de conhecê-lo pessoalmente no consultório.

Uma vez que a secretária está na linha de frente do atendimento, é fundamental que ela seja bem treinada para conversar com os leads, tirar dúvidas, superar objeções e convencê-los a marcar uma avaliação.

Dessa forma, além do planejamento dos conteúdos e anúncios, a capacitação é um ponto-chave da estratégia de marketing.

Afinal, as pessoas que demonstram interesse pela proposta do seu anúncio e enviam uma mensagem esperam receber um atendimento de alto padrão.

Continue a leitura do artigo e entenda a importância do marketing para a secretária, quais as funções que ela pode desempenhar na captação de pacientes e em qual tipo de curso investir proporcionar o treinamento adequado.

Qual a importância do marketing com foco na secretária do dentista?

Planejar o marketing do seu consultório incluindo sua secretária na estratégia é importante porque, como disse na abertura do artigo, ela está na linha de frente do atendimento. 

Quando a secretária desconhece os seus valores e objetivos profissionais e o que você deseja proporcionar aos pacientes, o atendimento é conduzido sem qualquer diferencial, resultando em uma conversa burocrática de repasse de informações.

Já quando existe um preparo para identificar pacientes em potencial, a secretária saberá captar o interesse e investir na conversa. Os contatos de curiosos serão respondidos, mas o foco permanece naqueles com maior potencial de conversão.

Essa etapa é anterior ao contato presencial no consultório. Imagine fazer essa triagem só quando o contato chega ao consultório para detalhar seu problema e suas necessidades?

Concorda que você vai perder tempo ocupando sua cadeira com alguém que ainda não está pronto para tomar uma decisão? Sem contar a energia para convencer uma pessoa nesta etapa da jornada a sair de casa (as chances são mínimas e a insistência pode gerar um efeito negativo).

Para evitar esse erro na estratégia de captação de pacientes, o melhor caminho é implementar o funil de vendas para dentista

Assim, é possível planejar os conteúdos de marketing para cada etapa e conscientizar o público-alvo, ajudando as pessoas a identificarem seu problema, avaliarem a possível solução e tomarem a decisão de entrar em contato.

Neste momento, a secretária pode contribuir grandemente na captação de pacientes particulares ou de alto valor, pois estará treinada para explicar, convencer e mostrar os diferenciais que você oferece, criando conversas fluidas e objetivas.

Leia também >>> Projeto de captação de pacientes: 6 etapas para fazer o seu.

O que uma secretária de consultório odontológico faz?

Uma secretária de consultório odontológico é responsável pelo atendimento e gerenciamento dos pacientes, da agenda do dentista, pela comunicação entre os atendimentos, repasses para o dentista e, claro, por auxiliar na captação de pacientes de alto valor para o consultório.

Como o foco do artigo é na importância do marketing para as secretárias, vou detalhar algumas funções que elas podem realizar quando assumem essa posição comercial estratégica:

Superar objeções

Quando a secretária recebe o contato de um potencial paciente e começa a conversar com ele, uma de suas funções será superar as objeções que ele ainda apresenta. As principais são:

  • medo (Ex: “Não sei se fazer esse tratamento é seguro…”.);
  • tempo (Ex: “Ah, não tenho tempo disponível para ir até o consultório fazer o procedimento.”);
  • distância (Ex: “Poxa, a clínica é muito longe, fica fora de mão pra mim.”);
  • dinheiro (Ex: “O tratamento é muito caro. Não posso pagar).

Para superar cada objeção, é fundamental treinar a secretária para que ela saiba o que responder, destacando sempre os benefícios e os ganhos que o paciente pode ter.

Fazer perguntas estratégicas

Outra função que a secretária realiza na etapa comercial do seu trabalho é fazer perguntas estratégicas. O objetivo é que um questionamento-chave induza o lead a detalhar suas necessidades e desafios com o problema que tem no momento.

O ideal é que a conversa de negociação seja 90% de escuta ativa e 10% de fala. Ouvir ativamente significa estar atento ao que a pessoa fala para propor soluções que vão atender o que ela precisa. Por isso, sua secretária precisa dominar essa habilidade. 

Leia mais: O que são leads para dentistas, como gerar e converter?

Dar atenção personalizada

A campanha de marketing que motivou o contato é a primeira informação que a secretária tem para iniciar o atendimento, fazendo uma pergunta relacionada para obter os detalhes que precisa.

Começando dessa forma, é mais fácil personalizar o atendimento, explorando o contexto que o paciente em potencial apresentar e, assim, indicar as soluções que podem proporcionar os resultados desejados, vantagens e como cada uma funciona.

Participar das reuniões de planejamento

O contato com os pacientes no dia a dia faz com que a secretária tenha uma visão detalhada do perfil de público que entra em contato, as principais objeções, os pontos cruciais para o fechamento de vendas, entre outros detalhes.

Por isso, a participação da secretária nas reuniões de planejamento das estratégias de marketing é fundamental para o sucesso dos atendimentos. 

Sabendo o foco das publicações e anúncios do mês, por exemplo, ela pode se preparar e estudar para atender o perfil de público que vai parecer.

Confirmar os agendamentos

Por fim, a confirmação dos agendamentos também fica sob responsabilidade da secretária. O meio de contato pode ser escolhido pelo próprio paciente para aumentar as chances dele responder.

Então, é importante perguntar se ele prefere ligação, mensagem no WhatsApp ou envio de áudio. Além da confirmação, o envio de orientações e a preparação pré-consulta devem ser enviados para engajar o cliente na busca pelo seu melhor sorriso.

Onde encontrar o curso para secretária de dentista ideal?

Para integrar a secretária no processo de captação de pacientes, é essencial que ela tenha conhecimento de marketing odontológico, técnicas de vendas, funções comerciais e outras habilidades, como comunicação, organização e proatividade.

Então, minha dica é direcionar sua pesquisa para opções de curso de marketing para secretária de dentista (on-line e presencial) que abordem o papel da propaganda na odontologia, as funções da secretária no processo e o que é necessário para ser uma vendedora de alto padrão.

Leia mais no artigo >>> Curso para secretária de dentista: como usar para vender mais?

Unindo marketing a secretária de dentista

Agora que você sabe a importância do marketing com foco na secretária dos dentistas e as funções que essas profissionais desempenham na captação de clientes, tenho uma dica de tratamento ideal para você e sua secretária se capacitarem.

O PAGSE é um investimento que vai trazer resultado para o seu negócio, além de estreitar a parceria e confiança com sua secretária. 

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