Cursos e Mentorias

Treinamento para secretária odontológica: qual curso fazer?

Você pode não saber, mas investir em um bom treinamento para secretária odontológica pode ser o que falta para alavancar o faturamento da sua clínica! 

Se a única coisa que a sua secretária faz é atender a telefonemas e anotar recados, é bem provável que seu consultório esteja às moscas. Acertei?

Esse é um erro muito comum que alguns dentistas cometem ao pensar que o correto é centralizar toda a gestão de pacientes em si, quando a melhor alternativa é preparar a sua secretária para isso, aproveitando todo seu potencial para a atração e conversão de novos clientes.

Neste post, explico qual a importância de um bom treinamento para secretária odontológica, esclareço quais são as atribuições mais importantes desta profissional e dou dicas de como prepará-la para conquistar bons resultados, apresentando, inclusive, um curso focado especificamente no nicho de dentistas. Confira!

O que faz uma secretária de consultório odontológico?

A secretária de consultório odontológico desempenha um papel estratégico para o funcionamento da clínica. Entre suas principais funções é importante destacar que ela é responsável pela gestão de pacientes, antes e após o atendimento, o que inclui: entrar em contato, agendar avaliações e converter leads em clientes.

Tudo isso faz desta profissional uma peça-chave para o sucesso da sua clínica.

Qual a importância do treinamento de secretária odontológica?

Muitos dentistas pensam que o papel da secretária se resume a atender ligações, anotar recados e recepcionar clientes. Pois fique sabendo que se essas são as únicas tarefas que a sua realiza, você está perdendo espaço no mercado e limitando o faturamento da sua clínica.

Sua secretária tem um papel estratégico para o funcionamento do seu negócio e, como tal, deve atuar para alavancar os resultados da clínica, executando uma busca ativa, atraindo e convertendo novos pacientes.

Dessa forma, a importância do treinamento de secretária odontológica está no fato de que nem sempre encontramos profissionais prontas no mercado. Portanto, você deve prepará-la para atuar como uma especialista em vendas.

Que tal começar com um bom script de vendas?

3 exemplos de script de vendas para tratamento odontológico

Um ponto importante do processo de capacitação da sua secretária é criar scripts de vendas para padronizar o atendimento e orientar a sua atuação profissional. Confira três ideias de scripts para tratamento odontológico que podem lhe ser úteis:

1. Primeiro contato

Abordagem inicial

“Olá [nome do lead], sou [nome da secretária] da [nome da clínica]. Você está satisfeito(a) com a sua saúde bucal atualmente?”

Apresentação dos tratamentos

“Estou entrando em contato para lhe apresentar os tratamentos que a nossa clínica oferece. Trabalhamos com [procedimento 1], [procedimento 2] e [procedimento 3].”

Oferta de avaliação

“Gostaria de agendar uma avaliação para ver o que podemos fazer pelo seu sorriso?”

2. Queixa identificada

Abordagem a partir de uma interação 

“Olá [nome do lead], vi que você comentou em uma de nossas publicações sobre [tema do post]. Que tal agendarmos uma avaliação para saber como podemos ajudá-lo(a) com [queixa detectada]?

3. Pós-atendimento

Contato de fidelização pós-procedimento

“Oi [nome do paciente], sou [nome da secretária] da [nome da clínica]. Como está sua recuperação após o seu recente procedimento [nome do procedimento]?

Estou entrando em contato para saber se está satisfeito(a) com os resultados e para me colocar à disposição para tirar quaisquer dúvidas que possa ter.”

Como treinar uma secretária? 3 dicas

Agora que você sabe qual a importância do treinamento para secretaria de clínica odontológica, deve entender que tal prática envolve a preparação desta profissional para gerenciar pacientes, realizar venda ativa e cuidar das rotinas do consultório.

Confira as dicas que preparei para te ajudar neste processo:

1. Processos claros e bem-definidos

Para que funcione de maneira satisfatória, um consultório odontológico precisa de organização. Isso requer rotinas claras e bem definidas, para que sua secretária saiba como agir em cada situação, do contato para vendas à recepção do paciente.

Essa medida é importante para padronizar o atendimento ao cliente, de modo a manter um padrão de excelência.

2. Conhecimento sobre os tratamentos e procedimentos oferecidos

Uma secretária de dentista deve ter total conhecimento sobre os tratamentos oferecidos pela clínica, seja para apresentar os procedimentos, dar informações, tirar dúvidas ou lidar com objeções.

Tenha em mente que ao prospectar pacientes, ela será a sua voz, portanto, precisa atuar com firmeza e segurança, contribuindo para que as pessoas confiem nos serviços ofertados.

3. Domínio das técnicas de vendas

Quando bem treinada, sua secretária terá um enorme poder de conversão. Contudo, para isso, é necessário que ela conheça e domine técnicas de vendas, para que saiba a melhor forma de abordar os prospects e contornar objeções comuns.

Inclusive, os scripts de vendas para tratamento odontológico que mencionei anteriormente podem ser um bom ponto de partida para ajudá-la a aumentar as conversões.

Essas dicas são apenas o início de uma longa jornada que visa prepará-la para dominar este mercado tão desafiador. A boa notícia é que há uma forma bastante eficiente de acelerar este processo: por meio de um curso de secretária de dentista.

Qual é o melhor curso de secretária de dentista?

Um curso de secretária de dentista nada mais é que um treinamento especializado em clínicas odontológicas. Ou seja, uma abordagem específica, focada neste nicho.

Como você deve ter percebido com o que apresentei até aqui, investir em sua secretária é um passo importante para aumentar o faturamento da sua clínica, uma vez que ela é a chave para impulsionar o sucesso do seu consultório.

E se você está se perguntando “onde encontrar este curso para upgrade de secretária dentista?”, eu tenho uma ótima sugestão: o Programa de Aceleração de Secretárias Odontológicas (PAGSE), que irá transformar sua secretária em uma verdadeira gestora comercial.

A partir desta formação, sua secretária será capaz de:

  • melhorar o fluxo de trabalho, tornando os processos mais eficientes;
  • se comunicar melhor com os pacientes, estabelecendo conexões verdadeiras e criando um vínculo de confiança, capaz de potencializar as conversões;
  • otimizar a gestão de pacientes, garantindo que todos entendam cada detalhe dos procedimentos oferecidos, contribuindo para sua satisfação e fidelização. 

E isso é só o começo! Você terá muito mais vantagens ao investir na capacitação da sua secretária, pode ter certeza. Prepare seu time e veja seu faturamento decolar! 🚀

Quer entender melhor como funciona este treinamento de secretária odontológica? Me chame no WhatsApp que tiro todas as suas dúvidas! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *