Cursos e Mentorias

Treinamento de vendas para dentista para captar pacientes

Todo dentista sonha em ter a sua agenda lotada de pacientes particulares que fechem tratamentos acima de R$10 mil, não é mesmo? Entretanto, poucos sabem que um dos caminhos mais eficientes para alcançar esse tipo de resultado é a partir de um treinamento de vendas para dentistas.

Assim como você, eu passei todos os anos da faculdade e das especializações sem imaginar que o sucesso do meu consultório dependeria da minha capacidade de dominar as técnicas de vendas. 

Entretanto, cá estou eu para falar para  você que o seu faturamento não está baixo porque você fez a especialização “errada”. Também não é mais um curso, de um novo tratamento que está bombando, que vai fazer você voltar a atrair pacientes. 

O que vai te ajudar a alavancar seu faturamento mensal de modo consistente e previsível é um treinamento de vendas para dentistas. 

O que é o treinamento de vendas para dentistas? 

O treinamento de vendas é um curso prático que vai te ensinar todas as etapas de um processo comercial eficiente e previsível, compartilhando técnicas capazes de atrair pacientes particulares de valor e fazê-los fechar com a sua clínica, e não com o concorrente.

E , por que você precisa de um treinamento? Porque você não sabe vender. Simples assim! 

Porém, pode ficar tranquilo, pois isso acontece com quase todos os profissionais! Afinal, poucos dentistas têm habilidades ou experiências de vendas simplesmente porque nunca tiveram contato com esse tipo de conhecimento. 

Assim como é necessário estudar para fazer um implante com qualidade, é essencial estudar como vender esse tratamento. 

Em outras palavras, é preciso mostrar para as pessoas que você oferece a melhor opção de tratamento, mesmo que o plano de saúde ou o sobrinho dela também realize o procedimento. 

Hoje, você sabe como fazer isso? Tem ideia de como atrair pacientes que não chegam até você por indicação? Não? Então continue lendo e entenda por onde começar. 

Como funciona o funil de vendas da odontologia? 

O funil de vendas é um conceito dentro da área comercial que considera todas as etapas pelas quais um paciente passa antes de contratar o serviço de uma clínica. 

Para compreendê-lo, vamos simplificar a questão, e olhar para o seu próprio comportamento de compra

Esse é um exercício bem simples: imagine que você queria comprar uma geladeira nova para a sua casa. O que você faz? 

É provável que você realize alguma pesquisa on-line, acessando o Google e os sites de marcas de eletrodomésticos em que você confia. Depois vá i às redes sociais dessas empresas para verificar novidades e ver comentários de clientes.

Em seguida, faz outra pesquisa no Google para comparar os preços  e lê as avaliações de compradores para entender se o produto é bom. 

Talvez você ainda visite uma ou duas lojas físicas para fazer um orçamento e ver o produto de perto. Nesse momento, conversa com os atendentes e pode ou não tomar a decisão de compra ali. 

Em alguns casos, você volta pra casa, faz uma última pesquisa on-line em sites como Reclame Aqui e decide a sua compra. 

É claro que existem variações, mas o comportamento geral de compra é esse. Pelo menos, é isso o que indicam pesquisas, como a realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital, que identificou que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar produtos ou serviços. 

Agora, pense comigo, se você tem todo esse trabalho para comprar uma geladeira,  imagine para contratar um serviço com um ticket médio mais alto e com um impacto na sua vida muito maior, como é o caso de um tratamento dentário.

O processo de compra do seu paciente é muito mais complexo do que o que apresentamos acima. Logo, para ter sucesso no final desse caminho, você precisa estar presente em todas as etapas anteriores à decisão do paciente!

Primeira etapa: o marketing

Para vender tratamento odontológico é preciso se relacionar com o paciente muito antes dele chegar na sua clínica. 

A melhor forma de fazer isso é a partir do marketing e das ações que envolvem ele, como:

  • redes sociais;
  • anúncios pagos;
  • produção de conteúdo relevante;
  • SEO;
  • vídeos;
  • marketing com influenciador e mais. 

Com o marketing na odontologias você vai precisar:

  • se relacionar com potenciais pacientes;
  • atingir mais pessoas que fazem parte do perfil de paciente ideal;
  • fazer com que esse grupo de leads entre em contato, seja por telefone ou WhatsApp, em busca de mais informação ou para agendar uma avaliação. 

Leia também: 6 técnicas de marketing para dentistas alcançarem pacientes

Contudo, é comum encontrarmos dentistas que não têm sucesso com o marketing, e talvez você já tenha vivido alguma experiência ruim nesse cenário. 

A boa notícia, entretanto, é que a falta de resultados, geralmente, é culpa de erros que todo dentista já cometeu em uma estratégia. 

Por que isso seria uma boa notícia? Porque é possível parar de cometê-los, a partir do momento que você sabe quais são eles. Descubra, no vídeo abaixo. 

Entendido quais são os problemas que você precisa evitar em um plano de ação, acesse o artigo,Estratégias de marketing para dentistas que trazem resultados!” para entender o que você deve fazer!

Segunda etapa: o atendimento da secretária

Depois de ajustar suas ações de marketing, parar de cometer os erros que todo mundo comete e passar a atrair pacientes, você vai fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem. Lembre-se de que esse é o grande objetivo do marketing: levar pacientes de valor para dentro da clínica. 

Contudo, isso não basta para captar pacientes na odontologia. É preciso que a sua secretária esteja preparada para vender!

É isso mesmo! A sua secretária é muito importante dentro de um funil comercial e você aprende isso ao fazer um bom treinamento de vendas para dentista. 

Afinal, é ela quem vai responder as primeiras perguntas do lead e estimular ele a agendar e comparecer à avaliação. 

Um bom atendimento, com boas respostas e o uso de gatilhos mentais adequados, vai aumentar o volume (e a qualidade) das pessoas que chegam ao consultório para fazer uma avaliação. 

No funil de vendas da odontologia, essa é a segunda etapa e dentro dela estão pacientes que conheceram seu trabalho por meio do marketing e deram um passo adiante, avançando pela jornada de compra rumo a contratação.

Contudo, a sua secretária deve estar preparada para agir de forma comercial e te ajudar na adaptação pacientes odontologia. Será que hoje ela está?

Sobre esse tópico eu separei para você mais dois conteúdos, o primeiro é o artigo, Treinamento para secretárias para ampliar avaliações e vendas”, e o segundo é o vídeo abaixo, sobre como vender tratamento odontológico por meio da sua secretária. 

Terceira etapa: avaliação de qualidade

Se o paciente em potencial compareceu a uma avaliação, o trabalho da sua secretária foi bem feito! Ela fez com que esse lead avançasse para a próxima etapa do funil de vendas. 

Agora é a sua vez de oferecer uma avaliação de alto padrão. Para isso, é preciso ouvir o paciente mais do que falar. 

Entenda por que ele está no seu consultório,  suas dores, o que o levou a escolher agendar com você e o que ele busca resolver. 

Lembre-se que ninguém quer fazer um implante, as pessoas querem voltar a sorrir.

Isso significa que você deve focar muito mais na mudança que o procedimento trará para a vida do paciente, do que na  técnica do tratamento. E isso serve para qualquer que seja a sua especialidade.  

Também é imprescindível que seja você, e não a sua secretária, quem compartilhe o orçamento com o paciente. Acredite, ou não, é mais fácil ele dizer sim para você do que para ela.

Leia também: Técnicas de vendas para dentistas: veja como usar gatilhos mentais

Onde fazer um treinamento de vendas para dentista?

O Gorro Branco é um treinamento de marketing e vendas para dentistas que tem como objetivo ensinar a atrair pacientes todos os dias, usando a internet. 

Já são mais de 2 mil alunos que hoje conquistam os seus sonhos, inclusive o de ter um faturamento de 6 dígitos. 

Se você acha que isso não é para você, acredite, com estudo e dedicação esse resultado também pode ser seu. 

Para te inspirar, conheça a história do Dr. Daniel Gaspar, implantodontista do interior de Minas Gerais que passou de um faturamento de R$30 mil, para R$198 mil, com apenas uma cadeira! Dê o play e aproveite para se inscrever no melhor treinamento de vendas para dentista: o Gorro Branco.

Se preferir, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.

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