Gestão odontológica

Administrador e dentista: desafios + dicas de administração

O sonho de ter o próprio consultório é acompanhado de uma nova função que muitos profissionais não esperam realizar: ser administrador e dentista

Afinal, para manter toda estrutura de uma clínica ou consultório odontológico funcionando, é necessário estruturar os processos de gerenciamento de cada área (finanças, marketing, gestão de pessoas, entre outras).

Agregar essas tarefas às suas atribuições de dentista é um desafio. Por isso, saber o que é essencial, organizar e planejar é o primeiro passo para manter seu negócio ativo e crescendo.

Neste artigo, abordarei os desafios do dentista como administrador, dicas de administração para dentistas e a importância de fazer uma boa gestão de consultório odontológico.

Continue a leitura e confira!

Quais os principais desafios do administrador dentista?

O administrador dentista tem como função organizar e orientar como os recursos do negócio serão utilizados, decidindo quais oportunidades podem gerar os melhores resultados e planejando ações para alcançá-los.

Para conduzir a gestão de um consultório odontológico, é preciso driblar alguns desafios para exercer essa posição de forma eficiente. Listei alguns exemplos de tarefas que fazem parte da rotina: 

1. Conciliar trabalho e gestão

O primeiro desafio de ser administrador e dentista é conciliar o trabalho com as tarefas de gestão no dia a dia. E aí entra em cena a gestão do tempo e produtividade.

Para atender e ainda ter tempo de organizar e realizar as tarefas de gestão, é preciso ter um bom planejamento, separando um período do dia ou horas para o atendimento e o mesmo para as atividades de organização.

Seu objetivo é ter um consultório de sucesso, certo? Então, cuide-se! Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, divulgado pela revista Forbes, 72% dos empreendedores se preocupam com a saúde mental. 

Faça parte desse grupo e equilibre a rotina para ter qualidade de vida, buscando ajuda, quando necessário, para dividir as funções.

2. Conhecer sobre leis, impostos e normas

Outro desafio na rotina do administrador dentista é conhecer os detalhes burocráticos da gestão de um consultório, as exigências da lei para a clínica funcionar, o regime de tributação financeiro e as normas e diretrizes do setor.

O cumprimento de cada detalhe pode ser assessorado por um contador e um advogado, que orientem os passos para cumprir as exigências, garantindo que você passe tranquilamente por eventuais fiscalizações.

3. Gerenciar as finanças do consultório

As finanças do consultório envolvem uma série de processos, como controle e fluxo de caixa, folha de pagamento, pagamentos de contas, faturamento de serviços, pagamentos de fornecedores, precificação de serviços, entre outros.

Uma boa gestão é fundamental para que o consultório tenha saúde financeira e as operações continuem ativas, além de gerar lucros, possibilitando reinvestir para continuar crescendo.

4. Fazer a gestão de pessoas

Para ser um bom administrador e dentista é essencial se cercar de pessoas qualificadas nas áreas em que atuam. No consultório, a secretária é seu braço direito, pois dividirá as tarefas de captação e conversão de pacientes.

Por isso, gerenciar cada pessoa envolvida com seu negócio interna e externamente, como empresas e profissionais terceirizados, oferecendo um ambiente de trabalho positivo, organizado e com foco em crescimento, é fundamental para manter todo mundo satisfeito. 

Leia também: Como melhorar a gestão de RH da clínica odontológica?

5. Planejar as estratégias de marketing

As estratégias de marketing para dentistas são cruciais para que seu consultório seja a principal referência para seus atuais e potenciais pacientes.

Ter ideias para atrair, captar e converter pacientes particulares é outro desafio do administrador dentista, que precisa planejar quais canais digitais vai utilizar, tipos de anúncios, entre outras estratégias. 

Esse conhecimento é fundamental para o crescimento do negócio e para conseguir se posicionar diante da concorrência.

Como administrar uma clínica odontológica?

Não é impossível vencer os desafios de trabalhar como administrador e dentista. Para isso, você precisa analisar o que consegue fazer sozinho e o que precisa dividir e até terceirizar com outros prestadores de serviço. 

Reuni algumas dicas-chave para conduzir as tarefas do administrativo de dentista:

Adquirir conhecimentos em cursos e capacitações

Para complementar sua experiência técnica em odontologia, foque em adquirir conhecimentos. Participe de um curso de administração para dentistas ou de treinamentos que ampliem sua visão sobre a parte estratégica do marketing para alavancar os resultados do negócio.

Implementar um software de gestão odontológica

Diariamente, você lida com várias informações de diferentes áreas, certo? Implemente um software de gestão odontológica para facilitar a organização dos dados de cada setor, acompanhar os resultados e compartilhar informações com outras pessoas rapidamente. 

Definir indicadores de desempenho

Já ouviu a frase “o que não pode ser medido, não é gerenciado”? As tomadas de decisão no seu consultório devem ser baseadas em dados confiáveis. Para isso, selecione e acompanhe indicadores de desempenho em cada área para monitorar o progresso das ações.

Terceirizar a gestão financeira e contábil

Uma decisão que pode otimizar bastante seu tempo como administrador e dentista é terceirizar a gestão financeira e contábil do seu consultório. Contrate uma empresa ou consultor confiável e delegue essa função. Porém, mantenha uma reunião mensal para um repasse de desempenho.

Leia mais >>> Contabilidade para dentistas: gestão financeira e impostos.

Qual a importância de fazer uma boa gestão de consultório odontológico?

Uma boa gestão de consultório odontológico é o que consolida o negócio no mercado odontológico, posicionando-o como uma marca de referência no seu nicho de atuação, além de indicar oportunidades de crescimento e direcionar o planejamento para que você se torne um dentista referência em inovação.

Invista em conhecimento sobre administração para dentistas

Ser administrador e dentista é uma jornada cheia de desafios, mas que pode trazer resultados fantásticos se você se empenhar na organização do seu negócio.

Está em busca de conhecimento para melhorar o planejamento do seu consultório? A Imersão 10k, um dos cursos que ministro na Smile University, é a melhor escolha para uma formação de alto nível com retornos rápidos e que aborda pontos importantes da gestão.

Conheça a ‘Imersão Paciente 10k’ ou converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *