A relação profissional-paciente na odontologia é um ponto fundamental da experiência no consultório. Por isso, o atendimento humanizado do dentista é um assunto em alta na área.
Isso porque a pessoa que está na sua cadeira não deve ser só mais uma na lista do dia e, sim, alguém que conte com sua experiência técnica e acolhimento para resolver um problema.
Quando o paciente sente que é bem recebido desde o primeiro contato on-line e a interação presencial é pautada pela empatia e escuta ativa, você tem a chance de atrair e fidelizar bons clientes no seu consultório.
Quer saber mais sobre atendimento odontológico humanizado, a importância e como fazer essa mudança, incluindo toda equipe? Continue a leitura do artigo que explico tudo em detalhes!
O que é um atendimento humanizado na odontologia?
O atendimento humanizado na odontologia é baseado no estreitamento da relação com o paciente por meio de conversas nas quais o dentista e sua equipe priorizam o diálogo transparente, atenção às necessidades do paciente, acolhimento e empatia a suas queixas, predominando a comunicação mais natural e fluida.
Existem mil motivos para uma pessoa procurar um dentista, como precisar de uma limpeza, ter um problema funcional importante, querer melhorar a aparência do sorriso, entre outros.
Independentemente da razão, todo paciente tem expectativas, hábitos de vida, valores pessoais, e tudo isso converge na hora da conversa, embasando as razões para ele procurar ajuda profissional.
O que é fundamental que você entenda do conceito é que seus atuais e potenciais pacientes não são apenas números em uma planilha. Por isso, demonstrar que eles são vistos e oferecer uma experiência humanizada na jornada do paciente são ações que fazem toda diferença.
Leia também: 4 maneiras de atrair novos pacientes de odontologia [GUIA].
Qual a importância do atendimento humanizado do dentista e do acolhimento na odontologia?
O atendimento humanizado do dentista é importante para a aproximação com o paciente. Demonstrando atenção ao que ele fala, você consegue fazer as perguntas certas, entender melhor a queixa e propor as soluções mais adequadas.
Outro ponto relevante é que a humanização do atendimento não se limita à relação dentista-paciente. Toda equipe deve estar alinhada, principalmente, as secretárias que respondem aos primeiros contatos.
O mesmo vale para a linguagem da comunicação no marketing digital. Se você posta em primeira pessoa nas redes sociais, escreva como se estivesse falando com o paciente no consultório para ter um tom de voz amigável e atrativo.
Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2022, trouxe dados importantes sobre a visão dos consumidores do atendimento humanizado. Veja só:
- 72% desejam que as empresas os reconheçam como indivíduos únicos e identifiquem seus interesses;
- 73% escolhem comprar de marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas;
- 75% recomendam para outras pessoas marcas que oferecem experiências diferenciadas.
Concorda que essas expectativas podem ser lidas além do varejo tradicional e se encaixam perfeitamente no mercado odontológico?
Se uma pessoa morre de medo de ir ao dentista e vai a um consultório onde todas as pessoas acham esse sentimento irrelevante, as chances de ela não retornar após a avaliação são grandes.
Então, é essencial que você tenha atenção e oriente toda a equipe em relação ao atendimento e tipo de comunicação que deseja implementar. Invista em treinamento de vendas e capacite a todos, pois isso vai refletir positivamente em todos os setores do consultório ou clínica.
Como podemos humanizar o atendimento no consultório odontológico?
Agora, vamos levar o atendimento humanizado do dentista para a prática, certo? Afinal, como proporcionar esse nível de atendimento? Listei algumas dicas para iniciar as mudanças.
1. Conheça seu perfil de cliente
Todo dentista tem um perfil de cliente ideal, a famosa persona, que é uma descrição do tipo de pessoa que você gostaria de atrair para o seu consultório. As características do perfil auxiliam na definição da linguagem e do tom de voz do marketing e do atendimento para ter uma comunicação próxima e cativante.
No vídeo abaixo, listei algumas dicas estratégicas para você se conectar com seus pacientes odontológicos na internet. Dê o play para conferir!
2. Crie uma jornada do paciente amigável
O atendimento humanizado do dentista é prestado com mais eficiência quando existe uma jornada do paciente bem definida, ou seja, quando as etapas pelas quais os potenciais clientes passam são bem definidas.
Para auxiliar na montagem da estratégia, utilize o conceito de funil de vendas para planejar o conteúdo, as estratégias e argumentos de conversão, retenção e fidelização.
No artigo “Funil de vendas para dentista: como atrair clientes com ele?’, explico todas as etapas e como colocar o conceito em prática.
3. Estabeleça a empatia como regra de ouro
O atendimento humanizado do dentista e equipe deve ser pautado pela empatia sempre. Isso significa ouvir as pessoas com atenção e se colocar no lugar delas para lidar melhor com suas necessidades, além de identificar seus desejos.
Assim, cada atendimento pode ser totalmente personalizado, tornando a experiência do paciente única. Conhecer melhor quem entra em contato com o seu consultório ainda auxilia a traçar estratégias de fidelização mais eficazes.
4. Ofereça exclusividade aos pacientes
O atendimento que faz um potencial paciente se sentir exclusivo, exige atenção da equipe para transformar as informações recebidas em propostas com soluções personalizadas.
Mesmo que você indique um procedimento igual para dois pacientes, a argumentação dos motivos para que cada um realize da forma proposta é o que fará diferença.
Dessa forma, você e sua equipe elevam a qualidade das conversas tanto com potenciais quanto com atuais clientes, mantendo viva a sensação de exclusividade durante todo o relacionamento com o seu consultório.
5. Tenha uma equipe proativa
Outro ponto essencial para implementar o atendimento humanizado do dentista é ter o apoio de uma equipe proativa. Os profissionais que auxiliam no atendimento devem entender os objetivos do negócio para identificar oportunidades rapidamente.
Um atendimento atento ainda permite fazer customizações mais precisas e ter mais produtividade no dia a dia. Portanto, invista no desenvolvimento das habilidades necessárias para o seu time operar com eficiência e oferecer o melhor serviço!
Leia também: Programa de treinamento de secretária de dentista em 3 passos.
Implemente a odontologia humanizada
O atendimento humanizado do dentista é uma das formas de atrair bons pacientes para o seu consultório ou clínica. Basta ter uma estratégia de captação bem definida para conquistar excelentes resultados.
Esse é o seu objetivo? Aqui na Smile University, você aprende como fazer uma gestão em odontologia de alto nível e alcançar o retorno desejado com esse investimento
Inscreva-se no Método Gorro Branco e tenha acesso a um conteúdo completo, ou converse comigo agora mesmo!