A odontologia digital já é uma realidade em muitos consultórios e clínicas do país em busca de um diferencial competitivo. Por isso, os profissionais atentos às novidades do mercado estão otimizando a organização de seus negócios e saindo na frente dos concorrentes. 

Nesse contexto, a automação na odontologia é um dos recursos que mais contribuem para as melhorias nos processos de gestão e de tratamento.

O apoio de ferramentas tecnológicas no dia a dia do consultório agiliza a execução das tarefas, como agendamento, controle de estoque e até o planejamento das cirurgias.

Seu consultório ou clínica é mais analógico ou digital? Se você tem um olho no futuro do mercado odontológico e não quer ficar para trás nas inovações, continue a leitura deste artigo e conheça os benefícios da automação em odontologia.

O que é automação?

Automação é o uso da tecnologia para executar tarefas gerenciais e operacionais de uma empresa por meio de sistemas que permitem programar comandos, aumentando a produtividade da equipe, reduzindo erros e diminuindo os custos do negócio.

No Brasil, as pequenas e médias empresas são as que mais investem em tecnologia (82%) para auxiliar nas demandas do dia a dia e no desenvolvimento do negócio, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Cortex.

Entre os setores que mais apostam nas inovações tecnológicas, o de varejo e serviços são os de mais destaque, seguidos do financeiro, indústria e logística.

Ou seja, a transformação digital não é mais um critério de diferenciação e sim uma necessidade que deve ser atendida para as empresas evoluírem em seus mercados. 

Pensando na automação aplicada à saúde, ferramentas, como os softwares de design dental e o CRM para dentistas são exemplos que melhoram os processos de trabalho e a gestão do relacionamento com os pacientes. 

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Qual o impacto da automação na odontologia?

A automação de tarefas para dentistas impacta positivamente a rotina dos consultórios e clínicas, pois os softwares se integram, permitindo a troca de informações rápidas entre os setores da empresa.

Um exemplo é o sistema de CRM, que citei acima. A maioria dos provedores permite a integração com ferramentas de atendimento ao cliente, automação de marketing e gestão de leads. 

Outra maneira que mostra como a automação está mudando a odontologia é a implementação de softwares que auxiliam no planejamento cirúrgico. 

Afinal, esses sistemas são capazes de criar guias para os procedimentos com base nas informações inseridas sobre o caso. Assim, os dentistas conseguem estudar o plano com antecedência e fazer ajustes, evitando erros que podem comprometer os resultados.

Quais as vantagens do uso da odontologia digital para o planejamento cirúrgico? 

Os principais benefícios da automação em odontologia para o planejamento cirúrgico são: maior eficiência no planejamento, melhoria na precisão dos resultados, aprimoramento da experiência do paciente, evolução do desempenho profissional e melhora na organização de dados.

A seguir, detalho cada uma dessas vantagens. Confira!

Maior eficiência no planejamento

Os softwares de planejamento criam simulações realistas dos procedimentos, auxiliando desde os preparativos do pré-operatório até a realização das cirurgias. 

A partir do escaneamento da boca do paciente, o sistema analisa toda a estrutura óssea e dentária, ajudando a realizar implantes, canais e extrações de dente, além do planejamento de uso de aparelhos ortodônticos com mais precisão. 

Melhoria na precisão dos resultados

A melhoria na precisão dos resultados é outra vantagem da automação na odontologia, que contribui para o sucesso dos procedimentos cirúrgicos e outros tipos de tratamentos.

Esse benefício é uma consequência da implementação dos softwares de planejamento, que conseguem fazer análises detalhadas e abrangentes dos casos dos pacientes, indicando os pontos de atenção para evitar erros e alcançar os resultados desejados.

Aprimoramento da experiência do paciente

A automação na odontologia não beneficia apenas os aspectos técnicos do trabalho dos dentistas. Isso porque é mais fácil convencer o paciente de que você está propondo a melhor solução, se contar com o apoio de imagens que mostram o antes e depois a ele, por exemplo.

Utilizar técnicas modernas e menos invasivas nos tratamentos também contribui para o aprimoramento da experiência do paciente.

Leia também: O que atrai o paciente ao dentista? 3 etapas para conversão.

Evolução do desempenho profissional

As ferramentas de automação na odontologia ainda trazem ganhos significativos para a experiência dos profissionais, permitindo que os dentistas melhorem seu desempenho e aprimorem suas técnicas.

Quanto mais especializado, mais relevância você ganha dentro do seu nicho odontológico. Esse investimento pode retornar em forma de mais pacientes que confiam na sua experiência.

Melhora na organização de dados

Por fim, outra vantagem da automação na odontologia, é que todos os registros estarão digitalizados, organizados e centralizados em um único sistema.

Com esse histórico de procedimentos, a pesquisa de casos fica mais fácil, permitindo relembrar tratamentos que foram bem-sucedidos e obter insights para tratamentos que precisam de uma abordagem semelhante.

Desafios da integração da automação na odontologia

As vantagens da odontologia digital são bastante atrativas, mas a implementação das tecnologias tem desafios que ainda comprometem a expansão do uso das novas ferramentas.

O estudo OTRS Spotlight: IT Service Management 2023 destaca que, apesar de já investirem em automação, 26% das empresas brasileiras não têm o conhecimento necessário para usá-las.  

Outros gargalos apontados pelo estudo são: a falta de habilidades para utilizar as ferramentas e falta de tempo para estudá-las.

Então, em conjunto com o planejamento financeiro para investir nas soluções que vão agregar a prática odontológica, é necessário analisar a necessidade de aprendizagem e onde fazer bons treinamentos.

O domínio da ferramenta é fundamental para passar confiança e credibilidade aos pacientes, cuja opinião é valiosa para consolidar uma imagem positiva do seu consultório ou clínica no mercado.  

Com um feedback positivo, você terá argumentos excelentes para vender seus serviços online, criando campanhas de marketing mais atrativas. 

Leia também >>> Marketing e vendas para dentistas: como criar o plano perfeito?

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