Gestão odontológica

Como melhorar o faturamento como dentista? 5 dicas

A gestão financeira é um dos maiores desafios de qualquer profissão, e na Odontologia não é diferente. Logo, quem está na área, também precisa aprender como melhorar o faturamento como dentista.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que as principais dificuldades dos empreendedores é formar uma carteira de clientes (22%) e falta de capital/lucro (14%) com o negócio.

A pesquisa também levantou os motivos pelos quais as empresas fecham: falta de planejamento prévio, má gestão empresarial e comportamento do empreendedor.

Para que esses fatores não sejam determinantes no seu negócio, é essencial se capacitar e criar um planejamento estratégico para captar clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento da clínica odontológica.

Neste artigo, reuni algumas dicas para te ajudar na organização de um plano de trabalho assertivo. Bora lá!

Como aumentar o faturamento do consultório odontológico?

O caminho para aumentar o faturamento do consultório odontológico envolve um conjunto de ações que contribuem para gerar mais oportunidades de serviços, melhorias na qualidade dos processos e aumentar o número e a fidelização de pacientes. As principais dicas para alcançar esse objetivo são:

  • Aumente sua taxa de conversão de pacientes
  • Ofereça a cartela de serviço variada na clínica 
  • Invista em procedimentos de alto lucro
  • Aumente o número de novos pacientes
  • Melhore seu sistema de atendimento ao cliente

Confira em detalhes cada etapa:

1. Aumente sua taxa de conversão de pacientes

A taxa de conversão mostra se suas estratégias de captação de pacientes para dentista estão dando certo. Ou seja, se ao comparecer na sua clínica para uma avaliação, o potencial cliente fecha negócio e se torna um paciente.

Para saber a taxa de conversão, divida o número de pacientes novos do mês pelo número de avaliações realizadas (multiplique por 100 para obter o resultado em porcentagem).

Com esse referencial, trace uma meta de aumento, depois estude os principais motivos de negação das propostas e otimize as etapas com sua equipe de secretárias para que esses pontos sejam abordados durante a comunicação pré-avaliação. 

O objetivo é trabalhar o desejo do cliente, seja ele estético ou funcional, para ativar o lado emocional que sempre está envolvido em uma tomada de decisão.

Entenda mais sobre conversão no artigo: O que atrai o paciente ao dentista? 3 etapas para conversão.

2. Ofereça a cartela de serviço variada na clínica

Outra estratégia de como melhorar o faturamento como dentista é avaliar a inclusão de novos serviços na sua clínica odontológica.

Seus clientes sempre perguntam por tratamentos ou procedimentos específicos e você sempre responde que ainda não os oferece? Está exatamente aí sua oportunidade para faturar mais! Alguns dos nichos odontológicos mais bem remunerados são:

  • Ortodontia
  • Odontopediatria
  • Endodontia
  • Bucomaxilofacial
  • Implantodontia
  • Odontologia estética

Avalie o interesse dos pacientes, os tratamentos em andamento e as demandas do mercado para agregar novos serviços ao seu portfólio. Essa é uma maneira simples de aumentar o ticket médio na Odontologia.

3. Invista em procedimentos de alto lucro

O tipo de serviço prestado impacta o seu faturamento como dentista. Então, avalie a cartela atual e inclua procedimentos de alto lucro para equilibrar os serviços com margem de retorno menor.

Isso não significa deixar de atender uma clientela que já é fiel a você. Como destacamos no item anterior, a ideia é acrescentar o que é de interesse dos pacientes, fazendo com que eles invistam mais.

Essa estratégia pode se concretizar por meio de um sócio que tenha uma especialidade bastante procurada. Aumentar a equipe de dentistas é outra opção. O segredo é ter um planejamento do que será necessário investir e a projeção de retorno esperado. 

Assim, você acompanha o progresso e melhora as ações conforme o necessário. Expliquei no vídeo abaixo a diferença entre faturamento e recebimento dentro da odontologia que é importante entender. Confira!

4. Aumente o número de novos pacientes

Um ponto fundamental para quem busca melhorar o faturamento como dentista é ter uma estratégia de marketing eficiente focada em atrair novos pacientes.

Ter indicações de outros colegas dentistas e dos atuais pacientes é ótimo, mas vá além e invista na captação ativa, principalmente por meio da internet.

Para investir nessa área, aposte na criação de conteúdos atrativos, principalmente autorais, contando histórias reais de pacientes e os benefícios alcançados, reforçando seu propósito profissional e mostrando sua expertise na área.

Além disso, fazer anúncios pagos no Instagram, Facebook e Google é outra maneira de captar possíveis novos clientes para avaliações e, assim, mostrar ao vivo a estrutura do seu consultório.

Leia também >>> Funil de vendas para dentista: como atrair clientes com ele?

5. Melhore seu sistema de atendimento ao cliente

Os atuais clientes são tão importantes para melhorar o faturamento como dentista quanto os novos. Por isso, investir no seu sistema de atendimento ao cliente é essencial.

As secretárias devem estar treinadas e alinhadas com os objetivos estratégicos da clínica para garantir uma experiência de qualidade ao paciente que vai marcá-lo e fazê-lo voltar.

A fidelização de clientes está ligada à qualidade do serviço, à infraestrutura e ao tratamento que o paciente recebe desde os seus primeiros contatos. Analise os processos e elimine gargalos que atrasam a tomada de decisão.

Uma experiência centrada no cliente é a melhor forma de criar uma cartela de pacientes fiéis que irão indicá-lo para mais pessoas.

Qual o faturamento médio de uma clínica odontológica? 

O faturamento médio da maioria das clínicas odontológicas (75%) é de até R$ 20 mil, de acordo com uma pesquisa de mercado feita pela Simples Dental em 2020. Das mais de 900 clínicas entrevistadas, apenas 1,6% alcançam um faturamento superior a R$ 100 mil. 

Como vender mais no consultório?

Agora que você já sabe como melhorar o faturamento, você precisa ativar um conjunto de ações para atrair, captar e converter pacientes. As principais estratégias utilizadas são:

  • garanta que sua equipe esteja treinada para vender;
  • atualize seu sistema de agendamento de avaliações; 
  • tenha um sistema que permita envio de lembretes automáticos;
  • faça anúncios dos serviços de alto ticket em diferentes mídias;
  • invista em um curso de marketing para dentistas.

Quando o assunto é melhorar o faturamento e atrair mais pacientes, não existe fórmula mágica. Porém, sem dúvida alguma, uma estratégia de marketing bem construída e com elementos simples pode fazer a receita subir.

Você pode aprender como usar os recursos digitais, como anúncios e produção de conteúdo em diferentes formatos a favor do crescimento do seu negócio com o método Gorro Branco

Mais de 2 mil alunos dentistas já aprenderam como controlar e definir o propósito de suas carreiras, montar uma estratégia e desenvolver aspectos técnicos, financeiros e comerciais. Faça parte desse time! Se preferir, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *