Gestão odontológica

Curso de ADM para dentista: por que você deve fazer?

Quando você sai da faculdade e abre o seu próprio consultório, se depara com uma infinidade de tarefas para as quais você não estava preparado, entre elas: fazer o fluxo de caixa, divulgar a clínica, treinar a sua secretária e muito mais. 

Dá um frio na barriga, mas a boa notícia é que, atualmente, existem opções de cursos de adm para dentista que oferecem o conhecimento necessário sobre essas áreas. 

Por meio desses treinamentos, você se sentirá mais preparado e seguro para executar as tarefas que são essenciais para a gestão da clínica, e que fogem dos processos de tratamentos que você aprendeu em especializações e na própria graduação. 

E pode até parecer estranho que você, dentista, precise dedicar tempo a esse tipo de conhecimento, mas fato é que, sem ele, a sua clínica terá muito mais dificuldade de crescer. 

Em outras palavras, quando você abre a sua clínica, você deixa de ser apenas dentista, e passa a ser dono de um negócio.

Logo, para ele dar certo, é preciso ir além da boa execução dos procedimentos junto aos pacientes. É imprescindível cuidar das demais áreas do consultório.

O que é ADM na Odontologia?

A administração na odontologia é a área que se dedica à gestão eficaz de áreas, como controle financeiro, gestão de recursos humanos, marketing, vendas, gestão de suprimentos, de qualidade, fiscal, gerenciamento de agendamento de pacientes, gestão de tecnologia da informação, gestão de riscos, e mais. 

É claro que você terá parceiros para que tudo isso seja feito com qualidade, por exemplo, a gestão fiscal pode ser compartilhada com um contador, que fará o controle e o acompanhamento de tudo o que você precisa nessa área. 

Entretanto, mesmo com esse trabalho terceirizado, é importante que você conheça o funcionamento básico da área. 

Com isso, você evita erros e garante que as melhores escolhas, como o regime tributário adequado, estão sendo feitas. 

Vale a pena lembrar que falhas nessa área podem gerar multas e grandes prejuízos com os quais você precisará lidar e arcar. Logo, mesmo a contratação de um profissional, não elimina a sua responsabilidade sobre o setor. 

O mesmo, contudo, acontece com as demais áreas do consultório, por exemplo, terceirizar o marketing pode ser a grande razão para baixos resultados de captação de pacientes. Para entender melhor sobre isso, indico dois materiais: o primeiro é o artigo, Principais erros de marketing de dentistas: como evitar?”. 

Já a segunda sugestão é o vídeo abaixo, em que explico por que não deixar a divulgação da sua clínica com uma agência e porque você deveria assumir esse trabalho! Se você quer atrair mais pacientes, esse conteúdo é obrigatório. 

Curso de ADM para dentista online: por que você deve fazer?

O curso de ADM online para dentista é essencial para aprimorar as habilidades de gestão e fornecer o conhecimento necessário para você, dentista, direcionar a sua clínica ao sucesso. Além disso, ajuda na definição de metas, permite avaliar resultados, identificar oportunidades e reduzir as ameaças do mercado. 

Conhecer os métodos adequados de administração é essencial para:

Além disso, por ser online, você reduz o tempo e custos associados ao deslocamento, por exemplo.

Em suma, um curso de ADM para dentistas à distância permite que você tenha as ferramentas e o conhecimento necessário para administrar a clínica, direcionando-a rumo ao sucesso financeiro, operacional e de atendimento ao paciente. 

O que você aprende em um curso de gestão de consultório odontológico?

Na grade curricular de um curso de gestão de consultório odontológico você deve encontrar: gerenciamento financeiro, marketing, atendimento ao cliente, vendas, gestão de recursos humanos, controle da qualidade, planejamento de metas, ética e legislação odontológica e empreendedorismo. Esses são alguns dos temas obrigatórios. 

É claro que existem variações de conteúdo conforme o curso. Entretanto, os temas que listei, geralmente, oferecem  conhecimento completo sobre as principais áreas da clínica, contribuindo para que você tenha uma visão geral e possa agir de forma estratégica na busca por seus objetivos. 

Isso significa que, ao conhecer e aplicar esse conteúdo, você amplia as suas chances de sucesso, em busca de um negócio realmente lucrativo. 

A seguir, entenda um pouco mais sobre cada aspecto da grade básica de um bom curso de administração (ADM) voltado para dentistas.

Gestão Estratégica

Aprender como definir seus objetivos, suas missão e as metas do consultório é imprescindível para direcionar o seu trabalho. 

Você sabe quantos pacientes por mês consegue atender? 

Compreende qual é o faturamento que deseja alcançar e quantos pacientes são necessários para isso?

Domina conceitos como ticket médio

Se a sua resposta foi “não”, isso significa que as suas ações e a gestão são muito pouco estratégicas, impactando diretamente o resultado do negócio. 

Contudo,  você não está sozinho, afinal, é muito comum que os profissionais de sua área  não dominem  esses assuntos. 

Logo, é essencial buscar por um curso de ADM que resolva essa lacuna de conhecimento, dando a você as ferramentas necessárias para gerenciar seu negócio.

Vale a pena destacar que no guarda-chuva da gestão estratégica, você ainda  aprende:

  • a analisar o ambiente de negócios;
  • criar um plano de ação;
  • definir um planejamento estratégico;
  • monitorar o desempenho organizacional.

Gestão Financeira

Essa talvez seja a área que desperta mais interesse nos dentistas, afinal, quando falamos de controle financeiro estamos nos referindo diretamente a nossa capacidade de gerar lucro. 

Além disso, um descontrole nessa área pode te deixar com dívidas ou com uma margem de lucro muito reduzida. 

Tudo isso impacta diretamente a sua capacidade de manter o negócio e a sua motivação para crescer.

Em um treinamento para dentistas, a compreensão dos princípios financeiros inclui temas como: 

  • análise financeira;
  • gestão de fluxo de caixa;
  • controle de custos;
  • estratégias de precificação.

Marketing

A implementação de uma boa estratégia de marketing auxilia na atração de pacientes para a clínica, a partir de canais que vão além da indicação, entre eles a internet. 

Se você não acredita que isso é possível, eu te convido a conhecer a história do Dr. Adriano Zequi, que quintuplicou o faturamento com uma única ação de marketing que eu e minha equipe compartilhamos com ele. É só dar o play no vídeo abaixo e entender o que ele fez e como fez!

Gestão de Recursos Humanos

Você pode ter um consultório com apenas uma secretária, mas é fundamental que ela seja bem treinada e acompanhada por você. Talvez você ainda não saiba, mas essa profissional deve ser a sua braço direito na conversão de leads em pacientes! 

Afinal, é ela a primeira pessoa que fala com essas pessoas quando chegam interessados em algum tratamento, não é mesmo?

Por isso, um curso de capacitação em odontologia inclui temas, como: 

  • recrutamento;
  • seleção;
  • treinamento;
  • desenvolvimento;
  • avaliação de desempenho e mais. 

Leia também: 5 dicas para contratar a secretária de dentista de forma eficiente

Gestão da Qualidade

A gestão de qualidade no consultório odontológico inclui aspectos, como:

  • segurança do paciente, a partir da adoção de processos de atendimento que evitam erros e infecções;
  • adoção de práticas baseadas em evidências, por meio da busca pela excelência e práticas com base em evidências científicas comprovadas;
  • treinamento dos profissionais de saúde, com foco em garantir a competência do dentista e seus assistentes.

Você ainda vai aprender a aplicar conceitos, como:

  • melhoria contínua;
  • gestão de processos;
  • gerenciamento de projetos e mais.

Ética e Legislação Odontológica

As clínicas odontológicas devem ser geridas a partir dos preceitos compartilhados pelos Conselhos Regionais, logo, com um treinamento específico da área, você terá acesso a materiais que ponderam sobre esses aspectos, considerando questões éticas e legais inerentes ao setor.

Isso inclui regulamentações e legislações, ética profissional, responsabilidade legal e gestão de riscos.

Leia também: Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO

Empreendedorismo 

O empreendedorismo permite que você esteja atento ao que o mercado oferece de mais novo e identifique as oportunidades do setor. 

Ao fazer isso, possibilita  que você aumente a rentabilidade e lucratividade, inove e aprimore técnicas e equipamentos e possibilite a expansão do negócio.

Para isso, um curso deve incluir assuntos, como: 

  • planejamento de negócios;
  • análise de mercado;
  • estratégias de crescimento;
  • análise de viabilidade e mais.

Com todos esses temas, um curso de adm para dentista te prepara para ter sucesso em sua empreitada, alcançando os seus sonhos, mesmo em um mercado com franquias, planos de saúde e tantos outros profissionais. E, aí, está pronto para se inscrever? 

Qual curso de ADM para dentista fazer? 

O curso Imersão Paciente 10k é um conteúdo completo e profundo que vai te apresentar: 

  • estratégicas de negócio;
  • demonstrações práticas de gestão e marketing;
  • aplicações práticas das metodologias apresentadas. 

Durante o treinamento, eu vou traçar junto com você um plano estratégico para impulsionar o seu faturamento. 

Quer entender mais detalhes sobre como o curso funciona? Então assista ao vídeo abaixo e tire as suas dúvidas. Aproveite para se inscrever agora mesmo na Imersão Paciente 10k e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *