Gestão odontológica

Curso de administração de consultório odontológico: tudo sobre!

Para ter sucesso em sua carreira, você até pode fazer mais uma especialização ou mesmo investir na reforma do seu consultório, deixando-o mais sofisticado e elegante, mas sabia que o resultado que você está esperando em seu faturamento pode vir de um curso de administração de consultório odontológico? 

A razão para isso é muito simples: se você não sabe administrar o seu negócio, dificilmente ele trará os resultados esperados. 

Afinal, similar a outros modelos de empresa, sua clínica precisa de mais do que um bom produto ou serviço, ela também depende de boas práticas em áreas, como:

  • controle financeiro;
  • gestão de pessoas;
  • plano de vendas; 
  • marketing e mais. 

Em resumo, a prosperidade do consultório está atrelada a elementos que vão além da sua qualidade como dentista, sendo resultado da sua capacidade como gestor. 

E me diz, qual é a qualidade do seu trabalho como gerente e dono da clínica? 

Bom? Ruim? Fraco? Médio? 

Você acha que está bom? Então que tal fazer um teste? Responda às seguintes perguntas:

  • qual é o seu objetivo de faturamento mensal?
  • qual é o seu ticket médio por paciente?
  • quantos pacientes você precisa para alcançar a sua meta de receita?
  • quanto pacientes você consegue finalizar por mês?
  • quanto você gasta com insumos e laboratório?
  • qual é o seu processo de vendas? 
  • sua secretária apenas agenda os atendimentos e faz reserva em hotel para os congressos que você vai? Ou ela participa ativamente do funil de vendas que levam pacientes a fechar com você?
  • qual é o nível da avaliação que você oferece?
  • quantos espaços vazios você tem em sua agenda?

Se você não souber responder a pelo menos uma dessas perguntas, saiba que tem muito a crescer como gestor. 

O que é a administração na odontologia?

A administração na odontologia envolve a gestão de vários aspectos do consultório, como gestão financeira, de estoques, de equipe, atendimento ao paciente, marketing, vendas, entre outros, sendo essencial para o sucesso de um consultório odontológico. Quando bem executada, ela garante a satisfação do paciente e a saúde financeira do consultório.

Porém, é comum encontrarmos dentistas que não sabem nada sobre gestão e acabam se perdendo na falta de planejamento e informação

É o seu caso? Pois é melhor refletir sobre isso…

Afinal, se você não tem domínio sobre conceitos básicos, como número de pacientes que consegue finalizar, o ticket médio e sua meta de faturamento, como pretende direcionar a sua clínica para resultados que vão motivar você e sua equipe?

Contudo, existe saída e, acredite, a tecnologia é uma ótima aliada nesse caminho.

Isso porque,  atualmente, é possível aprender a administrar um consultório de dentista por meio de capacitações on-line, que podem ser realizadas em casa, sem gasto de tempo e dinheiro com deslocamento, por exemplo. 

Sem a necessidade de se dirigir a grandes centros, mesmo dentistas de cidades do interior, podem alavancar seus resultados começando com quatro mudanças importantes na gestão:

  • montar um planejamento que direciona você ao resultado que tanto sonha (quer os R$100 mil de faturamento mensal? Então coloque isso no papel);
  • aumentar o ticket médio, para isso você precisará mostrar o seu diferencial e se tornar referência, especialmente, por meio do marketing;
  • iniciar uma estratégia de captação de pacientes, parando de depender apenas das indicações;
  • entender quem são seus pacientes ideais e ir atrás de leads qualificados. 

É nesse cenário, que surge a necessidade de fazer um curso de administração e marketing de consultório odontológico.

 Ainda está desconfiado de que tudo isso seja possível? Então, a minha sugestão é que, antes de continuar a ler esse artigo, você assista ao vídeo abaixo. Nele, o Dr. Daniel Gaspar conta um pouco sobre o que ele fez para faturar R$198 mil com apenas uma sala e uma cadeira!

Qual é a importância do curso de administração de consultório odontológico? 

A importância do curso de administração e marketing de consultório odontológico está atrelada à capacidade de oferecer conhecimentos que vão ampliar a atração e captação de pacientes particulares e aumentar a compreensão sobre a execução ideal de atividades em áreas como finanças, marketing, gestão de pessoas, atendimento e planejamento estratégico.

Tudo isso em um tempo reduzido e com mais assertividade do que você conseguiria estudando sozinho. 

Afinal, o curso é oferecido por profissionais competentes, que mostram o caminho das pedras para alcançar o melhor resultado, mais rapidamente. E eu nem preciso dizer que tempo é dinheiro, não é mesmo? 

Vale a pena apontar que é importante que você opte por um curso de gestão para dentistas especializado, uma vez que o setor possui suas próprias características e regras definidas pelos conselhos regionais de odontologia. 

Isso sem contar nas particularidades da jornada do paciente, que envolvem muito mais busca por conteúdo relevante, do que, por exemplo, ações de marketing que estimulam a compra por impulso, comuns em nichos como o varejo. 

Como administrar bem um consultório odontológico?

A administração ideal de um consultório odontológico envolve o domínio e aplicação de ações em áreas, como: 

  • gerenciamento financeiro;
  • gestão de pessoas;
  • planejamento de marketing;
  • controle de atendimento ao cliente;
  • criação de planejamento estratégico. 

Gerenciamento financeiro

O setor financeiro é um dos que mais geram preocupação para gestores de todos os setores, afinal, sem dinheiro a clínica (nem você) sobrevivem, não é mesmo? 

Um curso de administração de consultório odontológico auxiliará a sua gestão das finanças, incluindo:

  • controle de caixa;
  • precificação ideal de tratamentos;
  • gestão de contas a pagar e a receber;
  • elaboração de relatórios financeiros.

Além disso, permite que controle indicadores como: 

  • receita;
  • lucro;
  • margem de lucro;
  • ticket médio;
  • índice de inadimplência e mais.

Acompanhar tudo isso é essencial para a saúde financeira do negócio e a manutenção de seu crescimento. 

Gestão de pessoas

Você sabe o poder que a sua secretária tem em te ajudar a bater as suas metas mais importantes, entre elas a taxa de conversão e faturamento? Não? Então, talvez seja o momento de começar a prestar mais atenção no gerenciamento de pessoas do seu consultório, o que inclui:

  • treinamentos;
  • definição de atribuição;
  • estabelecimento de metas e mais. 

Um curso de administração de consultório odontológico te ensina como liderar uma equipe, definir papéis e responsabilidades, avaliar o desempenho dos funcionários, gerenciar conflitos e manter a equipe motivada e engajada.

No vídeo abaixo falo mais sobre o papel da sua secretária na captação de pacientes para a sua clínica. Vale a pena assistir. 

Planejamento de marketing

Como você usa o marketing para atrair pacientes para a clínica? Quais resultados você está alcançando? Nenhum? Pouco? 

É comum encontrar dentistas que não acreditam que as redes sociais ou que anúncios podem trazer pacientes, mas a verdade é que sem eles você fica à mercê de indicações.

É claro que elas são importantes, mas é preciso mais se você deseja alcançar bons faturamentos, previsibilidade de negócio e encher a sua agenda com bons pacientes particulares. 

Contudo, é preciso saber o que e como fazer marketing para ter o resultado que você realmente espera. 

Sobre isso, indico outro artigo que escrevi e que aborda o tema de uma forma muito profissional;Implementação de marketing digital para dentistas em 5 passos simples”. 

Em suma, um curso de administração e marketing de consultório odontológico ensina como desenvolver estratégias de marketing para promover o consultório, atrair novos pacientes e fidelizar os existentes.

Atendimento ao paciente

Um funil de vendas para clínica depende de um excelente atendimento ao paciente. 

Acredite, além da qualidade do serviço prestado, é isso o que faz com que ele contrate seus serviços e indiquem o seu trabalho. 

Planejamento estratégico

Um bom curso de administração de consultório odontológico te ajuda a definir os objetivos e a traçar as estratégias para alcançá-los.

Na verdade, cada decisão tomada deve ser feita com base em suas metas e objetivos, no perfil de paciente ideal e no que você acredita que é o seu propósito como profissional, que precisam estar descritos no documento.

Assim, você tem muito mais chance de alcançar o que deseja. 

Além disso, um treinamento para gestão de consultório odontológico contribui para que você acompanhe indicadores e faça ajustes em seu plano de ação. 

Bom, agora é hora de dar o passo prático e se inscrever na Imersão 10k, um treinamento completo, que vai te ensinar tudo sobre gestão e marketing em odontologia, desde o planejamento até a aplicação prática das ações no dia a dia. 

Então, inscreva-se no curso de administração de consultório odontológico e dê o primeiro passo para alavancar a sua carreira e encher a sua agenda de bons pacientes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *