Gestão odontológica

7 ferramentas tecnológicas na odontologia [LISTA]

Quer modernizar o seu consultório, mas não sabe por onde começar e no que investir? Você clicou no artigo certo, pois reuni aqui algumas ferramentas tecnológicas na odontologia úteis para a sua rotina de trabalho e da sua equipe.

Colocar seu negócio no caminho da transformação digital é a melhor forma de otimizar as atividades do dia a dia e melhorar a produtividade do seu time de secretárias. Afinal, elas estão na linha de frente do atendimento e fazem o primeiro contato com os potenciais pacientes.

Então, ser ágil nas respostas e gerenciar a agenda com rapidez, além de ter todos os dados salvos em um sistema compartilhado, facilita o trabalho de todos os envolvidos.

Contudo, existem outras atividades que podem ganhar um upgrade com a tecnologia. Continue a leitura do artigo e conheça as soluções que podem ajudar na organização e gerenciamento do seu consultório. 

Boa leitura!

Quais são as ferramentas tecnológicas na odontologia?

As ferramentas tecnológicas têm um papel importante na odontologia e na área da saúde como um todo, pois facilitam a troca de informações entre os profissionais de uma equipe e organizam os dados de forma mais dinâmica e fácil de acessar. 

Reuni alguns exemplos de ferramentas técnicas e operacionais que ajudam diferentes áreas do consultório. A partir delas, você vai conseguir analisar quais são as soluções mais urgentes para melhorar o andamento do seu consultório. Confira!

1. Software de gestão de clínicas odontológicas

Os softwares de gestão de clínicas odontológicas são ferramentas tecnológicas essenciais na odontologia, pois ajudam o dentista na sua tarefa de empreendedor. Posso até classificá-lo como uma espécie de software de análise de desempenho para dentistas, afinal, lá estão os resultados da sua gestão.

Se você já precisou organizar dados financeiros, fazer controle de estoque, organizar folha de pagamento ou criar uma planilha de gastos, provavelmente, teve dificuldades, acertei?

A vantagem de um software de gestão de clínica é poder organizar os dados de cada setor dentro de um sistema on-line único que pode ser acessado por toda equipe, inclusive por profissionais terceirizados que assessoram o gerenciamento do consultório.

Um exemplo de software dessa categoria é o ERP (Enterprise Resource Planning ou planejamento de recursos empresariais, em tradução livre), que ajuda a administrar as finanças, produção, recursos humanos, serviços, cadeia de suprimentos e mais.

O objetivo da ferramenta é automatizar as tarefas e permitir acesso fácil, rápido e integrado em um sistema de dados confiável.

>>>> Está focado em melhorar a gestão do seu consultório? As técnicas e dicas do Método Gorro Branco podem te ajudar nesse objetivo. Desenvolvi um curso on-line completo e te oriento em todo processo. Conheça o treinamento e comece hoje mesmo!

2. Sistema de agendamento on-line

Sabia que 70% dos brasileiros pesquisam na internet antes de comprar um produto ou adquirir um serviço? O dado reforça a importância de uma estratégia de marketing bem feita para aparecer no topo das pesquisas e também de um esquema de atendimento ágil.

É aí que entra o sistema de agendamento on-line. Essa ferramenta tecnológica é útil na odontologia, pois se os pacientes estão on-line, é natural que o contato com os negócios e o agendamento aconteçam no ambiente digital.

Dependendo da quantidade de canais que sua empresa disponibiliza — WhatsApp, Instagram, Facebook, chat no site, e-mail, entre outros — usar um sistema que integre todos eles e ajude a distribuir os chamados entre as secretarias é essencial para responder rapidamente aos clientes.

Além de organizar a agenda de avaliações e procedimentos, os sistemas enviam lembretes automáticos dos agendamentos, o que ajuda os pacientes a não esquecerem da consulta e as secretarias economizam tempo, focando em outras tarefas.

3. Prontuário eletrônico odontológico

Outro exemplo de ferramenta tecnológica na odontologia é o prontuário eletrônico odontológico, uma espécie de ficha digital dos pacientes.

A vantagem desse tipo de ferramenta é que o cadastro de pacientes é mais rápido e tanto dentista quanto secretárias podem incluir informações na ficha eletrônica de cada paciente, evitando que qualquer detalhe seja esquecido.

Além dos detalhes clínicos sobre os casos, dá para repassar detalhes administrativos para faturar o tratamento corretamente, dados sobre o retorno ou mesmo feedback com motivos para o cliente não ter fechado o procedimento. 

Os sistemas podem ser usados pelo computador, mas também são muito úteis em tablets. A maioria das soluções é baseada na nuvem, então, os dados são sincronizados automaticamente entre os dispositivos. 

4. Plataforma digital de prescrição de medicamentos

O uso correto de medicamentos depende de uma receita detalhada. Para facilitar a orientação dos pacientes, uma opção é implementar uma plataforma digital de prescrição de medicamentos.

Esse tipo de sistema gera uma receita digital, nos mesmo moldes das tradicionais de papel, mas organizadas para facilitar o entendimento do paciente em relação aos nomes dos remédios, doses e período de uso. 

Assim, o paciente pode apresentar a receita na farmácia sempre que precisar, pois pode salvar o arquivo no celular para tê-lo sempre à mão. Uma comodidade bastante útil, principalmente quando a apresentação do receituário é obrigatória. 

5. Sistema de gestão financeira para clínicas odontológicas

Além de ter um sistema geral, existe a opção de implementar um sistema de gestão financeira para clínicas odontológicas

O gerenciamento das finanças é um gargalo para 48% das PMEs no Brasil que fecham devido a falta de processos consistentes nessa área. Segundo o IBGE, as empresas não sobrevivem mais de três anos no mercado. 

Então, investir no controle de gastos, planejar os investimentos para compra de equipamentos e captação de novos pacientes são alguns exemplos de tarefas que devem estar na ponta do lápis.

Uma boa saúde financeira é o que vai contribuir para a longevidade do seu consultório no mercado. 

Leia também: 5 cursos para dentista recém-formado alcançar o sucesso [Lista]

Qual foi a especialidade odontológica que mais evoluiu com avanço da tecnologia?

Uma especialidade odontológica que evoluiu com avanço da tecnologia foi a odontologia estética. O segmento cresceu 560% no país e, hoje, existem vários tipos de tratamentos que focam tanto em aspectos estéticos quanto funcionais dos pacientes. A alta demanda é um incentivo para os profissionais se capacitarem e agregarem novos serviços ao portfólio.

Outras áreas que estão evoluindo com as ferramentas tecnológicas na odontologia são implantodontia, ortodontia e traumatologia.

Tenha mais qualidade no seu conteúdo de marketing

As ferramentas tecnológicas na odontologia não beneficiam apenas a execução dos serviços e a gestão do negócio. Elas também chegam em áreas como o marketing digital.

Para se destacar nas mídias sociais e nos sites de busca, é essencial criar conteúdo de qualidade. Porém, com uma rotina agitada, nem sempre sobra tempo para escrever.

Pensando nessa realidade, trouxe para o mercado uma solução prática com a ajuda de uma tecnologia em alta no meio digital: a inteligência artificial.

O Gerador de Copy é o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia. Basta digitar o tema e os detalhes sobre que gostaria de ter na sua publicação. Pronto! A Inteligência Artificial resolve todo o resto para você.

Acesso o site, saiba mais sobre o aplicativo e comece a criar postagens que convertem! Além disso, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *