Gestão odontológica

Gestão de negócios para consultórios odontológicos: 15 passos

Iniciar a gestão de negócios para consultórios odontológicos pode gerar muitas dúvidas para dentistas recém-formados ou mesmo para os mais experientes. Afinal, o assunto é pouco abordado durante os anos de faculdade e, até mesmo, nas especializações. 

Contudo, a falta de planejamento da gestão de consultórios odontológicos pode causar muitos problemas para a clínica, incluindo:

  • dificuldade de crescimento financeiro;
  • redução da margem de lucro;
  • baixa taxa de atração de novos pacientes;
  • desmotivação profissional, e por aí vai. 

A boa notícia é que, se você está enfrentando alguns desses desafios, existem opções para solucioná-los. Ao longo deste guia, nós vamos apresentar dicas práticas para que você comece a melhorar seus resultados. 

Também listamos os principais direcionamentos sobre como fazer a gestão de consultórios odontológicos e ainda oferecemos algumas estratégias para acelerar o seu aprendizado e torná-lo mais assertivo.

Entretanto, vamos começar conceituando o que é gestão e entendendo como o impacto de um bom gerenciamento pode transformar o seu sucesso profissional.

O que é a gestão de consultórios odontológicos? 

A gestão de consultórios odontológicos é o processo de planejar e organizar os recursos financeiros e humanos da clínica para atingir objetivos e melhorar os resultados da organização, o que inclui o aumento do faturamento e lucratividade, a atração de novos e bons pacientes e a redução de desperdícios.

Cuidar da gestão da clínica é importante porque, apesar da necessidade de priorizar a qualidade dos procedimentos, esse é apenas um dos critérios que  definem o seu sucesso como dentista.

Não nos entenda mal: ser um excelente dentista, que domina as técnicas e oferece resultados espetaculares aos seus pacientes é indispensável para a sua reputação e consequente sucesso. 

Porém , existem outros fatores que também determinam a sua capacidade de fazer a sua clínica crescer e oferecer o conforto financeiro que você tanto deseja – e merece.

Pense bem: se você não gerencia o dinheiro que entra e sai da empresa, dificilmente terá sucesso financeiro. 

Da mesma forma, se não houver  um planejamento de marketing que defina claramente quem é o paciente que você deseja atender, poucos resultados poderão ser sentidos na atração deles.

Em suma, os resultados que você vai colher daqui alguns meses dependem do planejamento que você executou hoje. 

Assim como você só se torna um excelente dentista investindo em treinamentos e especializações, a sua clínica só se torna um grande consultório se for bem gerida e organizada. 

Em outras palavras, em muitos aspectos, a clínica odontológica deve ser encarada como qualquer outra empresa, que precisa gerar lucro, criar metas, atrair clientes e garantir a satisfação deles. 

Somente assim você será capaz de competir em um mercado de alta concorrência, fugindo da disputa exclusiva por preço e trabalhando com o que você realmente gosta de fazer. 

Como fazer a gestão de consultórios odontológicos?

A gestão de negócios para consultórios odontológicos inclui atenção, cuidado e criação de processos para diferentes áreas da clínica, afinal, tudo está interligado. 

A movimentação financeira impacta a capacidade de investimento em marketing e, consequentemente, o potencial de atrair bons pacientes. Sem eles, sua empresa reduz o faturamento, não bate metas e gera insatisfação interna. 

Por isso, aprender como fazer a gestão de consultórios odontológicos inclui as seguintes etapas: 

  1. definir metas e objetivos de curto, médio e longo prazo e traçar estratégias para alcançá-los;
  2. estabelecer o perfil de paciente ideal e buscar por eles com ações de marketing odontológico eficientes;
  3. acompanhar a movimentação do fluxo de caixa, controlando as entradas e saídas financeiras;
  4. identificar gargalos e reduzir custos;
  5. ampliar o faturamento;
  6. fazer previsões financeiras;
  7. gerar mais leads em busca de informações sobre tratamentos;
  8. aumentar a taxa de agendamento e comparecimento às avaliações;
  9. criar processos para captação de novos pacientes;
  10. precificar os tratamentos com assertividade;
  11. medir resultados e otimizar a alocação dos esforços de marketing;
  12. controlar estoque de insumos necessários para realizar os procedimentos;
  13. treinar e direcionar as secretárias para gerar mais negócios para a clínica;
  14. otimizar o atendimento ao cliente com ferramentas próprias para odontologia;
  15. ampliar as taxas de fidelização e retenção de pacientes.

Em suma, em uma gestão de negócios para consultórios odontológicos eficiente, é fundamental criar processos que considerem as principais áreas do negócio, entre elas:

  • finanças;
  • vendas;
  • marketing;
  • atendimento;
  • controle de estoque.

Somente assim a sua clínica, de fato, poderá crescer, atraindo pacientes que enxergam o seu valor, e não apenas o seu preço. 

Qual a importância da gestão de consultórios odontológicos?

Como você pode perceber, investir na criação e manutenção de uma gestão de negócios para consultórios odontológicos que seja eficiente ajuda a empresa a:

  • conquistar novos e melhores pacientes;
  • reduza gastos desnecessários;
  • aumenta o retorno sobre investimento;
  • ampliar o faturamento e a lucratividade;
  • torna os processos mais eficientes e rápidos. 

Mas, afinal, como colocar tudo isso em prática de uma maneira mais eficiente, criando processos que ofereçam excelentes resultados para clínica, em pouco tempo? 

Uma das maneiras de tornar esse caminho mais fácil e rápido é realizando um curso de gestão de consultório odontológico.

Por que fazer um curso de gestão de consultório odontológico? 

Colocar tudo isso em prática pode ser mais fácil e eficiente se você contar com um curso de gestão de consultório odontológico.

Esse tipo de capacitação, quando bem escolhida, alavanca os resultados da sua carreira e da sua clínica. Isso significa mais faturamento, sucesso e realização profissional.

Se você tem dúvidas sobre a efetividade de investir em um curso de marketing e gestão para consultório odontológico, conheça a história do Dr. Daniel Gaspar, proprietário da DG Oral Implantes. 

Com apenas uma sala, em uma cidade de 10 mil habitantes, ele conseguiu, no primeiro mês de aplicação da metodologia da Smile University, sair de uma receita de R$20 mil e alcançar os sonhados R$100 mil de faturamento. 

Se você quer ser o próximo, aperte o play e veja qual passo ele deu para conquistar o sucesso.

Conheça os cursos Smile University para dentistas e faça parte da nossa comunidade com mais de 2 mil dentistas bem sucedidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *