Promover uma boa gestão de pessoas em clínicas e consultórios é um fator tão essencial para o sucesso do negócio quanto a atração, a conversão e a fidelização contínua de pacientes. Afinal, os colaboradores funcionam como uma extensão da voz do dentista.
Isso porque, quando um potencial paciente entra em contato, é com a secretária que ele tem o primeiro contato. Se ela entrega um bom atendimento, tira dúvidas e demonstra conhecimento dos serviços oferecidos, consegue o convencer de que vale a pena fechar uma avaliação.
Para garantir o envolvimento com o trabalho, a gestão precisa de organização para que a equipe tenha processos claros a seguir e invista seu melhor para alcançar os resultados desejados.
Você está ciente desses desafios? Investe na qualidade da gestão de pessoas? Neste artigo, falo dos desafios e listo dicas essenciais para que sua equipe seja uma aliada na conquista de novos pacientes.
Quais são os desafios da gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios?
Os principais desafios da gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios são:
Engajar a equipe com o negócio e o propósito de trabalho
Saber quais são os objetivos do negócio e o que deseja oferecer no mercado como diferencial, é algo que a equipe precisa saber, principalmente, os membros que lidam diretamente com o público-alvo, como as secretárias.
Agora, se nem você sabe, como a equipe vai colaborar com a construção de uma imagem positiva para sua clínica? Impossível, concorda? Ser um gestor que se comunica com a equipe é fundamental para engajá-la com o trabalho.
Evitar desgaste no time em longo prazo
Uma boa comunicação está diretamente relacionada ao desafio de evitar desgastes no relacionamento com o time em longo prazo. Nas equipes em que não há diálogo e nem trocas de ideias, é comum que haja desencontros e pessoas passando à frente das outras.
Em ambientes de trabalho com essas características, o fortalecimento do senso de equipe é prejudicado e, sem a presença de líder para mediar e resolver questões no dia a dia de trabalho, os resultados demoram a aparecer.
Reduzir a rotatividade na equipe
Os desafios da gestão de pessoas em clínicas são interligados, reparou? Equipes desgastadas levam ao aumento da rotatividade, afinal, nenhum profissional gosta de trabalhar em um ambiente de trabalho fatigante.
Por isso, o RH dos consultórios odontológicos deve ficar atento ao indicador de rotatividade e, principalmente, identificar os motivos do desligamento quando a decisão parte do colaborador.
Estimular a colaboração entre os membros
Por fim, estimular a colaboração entre os membros é um desafio, porque exige que a gestão se empenhe em integrar a equipe, reforçando que todos caminham na mesma direção.
O trabalho da liderança é fundamental, pois a identificação e abertura para colaboração e conversas estimulam o engajamento dos colaboradores.
Leia também: 8 livros sobre gestão de consultório odontológico + 2 bônus.
7 dicas de gestão de pessoas em clínicas odontológicas
Os desafios da gestão de pessoas em clínicas estão pairando sobre o seu negócio? Então é hora de mudar esse cenário! Listei algumas dicas abaixo para que vão auxiliar nesse objetivo:
1. Treine sua equipe para o trabalho
Mesmo que os profissionais da sua equipe sejam altamente qualificados, invista em treinamentos para capacitá-los na rotina de trabalho que vão desempenhar na sua clínica ou consultório.
O tratamento para secretárias, por exemplo, é essencial, pois são colaboradoras importantes no processo de atração e conversão de novos pacientes. No vídeo abaixo, detalho como a equipe de atendimento contribuiu vender mais:
2. Otimize processos com a tecnologia
Outra dica de gestão de pessoas em clínicas, na verdade, é um investimento. A otimização dos processos com ferramentas tecnológicas facilita muito a rotina de trabalho.
Gerenciar agenda, estoque, gastos financeiros, contratos e portuários dos pacientes utilizando papel e arquivos em pastas, é uma barreira à produtividade. Tenha um WhatsApp comercial, digitalize o sistema de prontuários e a gestão geral para organizar o negócio.
3. Avalie e dê feedbacks de desempenho
A melhoria contínua do desempenho é o objetivo da gestão de pessoas em clínicas auxilia no crescimento do negócio. Para alcançar esse objetivo, avalie e dê feedbacks individuais para os colaboradores.
O objetivo é apontar as melhorias desejadas, dando argumentos claros e abrindo espaço para o colaborador falar de suas necessidades e expectativas.
4. Tenha objetivos e metas para orientar o trabalho
Um negócio orientado por objetivos e metas tem um foco e os planos de ação são criados tendo essas definições em mente. Isso influencia a gestão de pessoas em clínicas porque, assim, cada colaborador recebe instruções sobre seu papel e trabalha baseado neles.
Então, planeje, por exemplo, metas de novos contatos, avaliações por semana, fechamentos de tratamento por mês, entre outros e oriente a equipe, trabalhando em conjunto para criar abordagens convincentes.
5. Ouça as necessidades do seu time
Um fator essencial para fazer uma boa gestão de pessoas em clínicas é a comunicação. Ouça as necessidades do seu time, o feedback deles sobre o negócio e incentive a participação com ideias e propostas de melhorias.
Afinal, quanto mais satisfeitos com o ambiente de trabalho, maior a satisfação e o empenho em correr atrás dos objetivos.
6. Dê autonomia à equipe
A autonomia é outro fator fundamental para uma gestão de pessoas em clínicas, pois é difícil, para não dizer impossível, centralizar em você todas as decisões. Então, selecione membros para posições de confiança e delegue tarefas a eles.
Assim, você garante o foco máximo nos atendimentos aos pacientes e acompanha o andamento do trabalho nas reuniões semanais.
7. Crie uma cultura organizacional forte
A cultura organizacional une missão, visão e valores do negócio que devem ser um objetivo compartilhado por todos da equipe. Além disso, serviços bem estruturados, comunicação aberta e liderança atuante dão o tom para o trabalho.
Então, fortaleça os processos em cada área para envolver o time, mantendo o engajamento com a proposta do negócio.
Boa gestão de pessoas em clínicas e consultórios = mais pacientes
Uma pesquisa da consultoria Robert Half destacou que 89% das empresas reconhecem que sem funcionários motivados e felizes é impossível alcançar bons resultados.
E tem mais: 94% dos colaboradores entrevistados afirmam que sua satisfação é impactada pela posição assumida pela liderança.
Para melhorar a gestão de consultório odontológico e atrair mais pacientes, invista em treinamentos que vão orientá-lo na criação de estratégias, envolvendo todo o time no trabalho.
Esse é o caso do Método Gorro Branco, uma jornada trilhada com o suporte e acompanhamento próximo de um time que ajuda e cobra para que você alcance as transformações reais que o curso proporciona.
Converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados!