Gestão odontológica

O impacto e a influência da inteligência artificial (IA) na odontologia

O uso da inteligência artificial na odontologia é uma realidade, e já é possível contar com diversos recursos que auxiliem o trabalho do  dentista e apoiem toda a área da saúde.

Por exemplo, a aplicação da IA já é amplamente observada no processamento de dados que  auxiliam no diagnóstico de problemas de saúde.

Isso porque as ferramentas dotadas dessa inteligência conseguem reconhecer padrões que passam despercebidos por olhos humanos.

Com isso, sistemas de IA já podem identificar problemas de saúde muito antes de qualquer profissional. Foi o que mostrou a matéria da BBC, que também destacou a capacidade da inteligência artificial de detectar sinais de doenças que humanos não podem ver a olho nu.

E é claro que todo o impacto da IA não se restringe a esse tema  Isso porque as conversas sobre o tema  são cada vez mais comuns em múltiplos campos de trabalho.

Por exemplo, segundo um relatório da Zendesk de 2023, 72% dos líderes de empresas dizem que expandir a IA na experiência do cliente será uma das principais prioridades para os próximos anos.

Nesse cenário, a pergunta que não quer calar é: como será a influência da inteligência artificial na odontologia?

Pensando nisso, escrevi  este conteúdo, no qual respondo às seguintes perguntas:

  • O que é inteligência artificial?
  • Como a Inteligência Artificial está revolucionando a odontologia?
  • Qual o impacto e a influência da inteligência artificial na odontologia
  • Como inovar na odontologia?

Continue lendo e entenda os principais impactos da inteligência artificial na odontologia.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é um campo de estudo relacionado ao desenvolvimento de sistemas tecnológicos capazes de aprender sobre um assunto ou processo, a partir do treinamento realizado com grande número de dados sobre um determinado tema.

Além disso, os sistemas dotados de IA aprendem a identificar e a reproduzir padrões, bem como a gerar informações relevantes sobre o assunto para o qual estão sendo treinados.

O objetivo desse tipo de tecnologia é reproduzir a forma de funcionamento da mente humana, que pode:

  • aprender;
  • criar relações;
  • compreender mensagens;
  • gerar respostas.

Logo, a IA aplicada a saúde pode ser utilizada para diversos fins, como:

  • encontrar padrões em imagens;
  • aprender a escrever como a gente;
  • entender e reproduzir sons e muito mais.

Leia também: O que esperar do futuro do mercado da odontologia?

Como a Inteligência Artificial está revolucionando a odontologia?

Entendido o que é inteligência artificial, sigo para apresentar mais informações sobre como ela está sendo usada para revolucionar a odontologia.

Um estudo divulgado pelo Journal of Dental Sciences demonstra como a inteligência artificial tem avançado nos últimos anos no que diz respeito ao diagnóstico, tomadas de decisões clínicas e previsão do prognóstico do tratamento.

Neste estudo, é perceptível o crescimento do número de artigos científicos que abordam o uso da inteligência artificial na odontologia e os principais resultados obtidos nos estudos.

É possível observar, por exemplo, que o desempenho de sistemas automatizados baseados em IA são excelentes para detecção, diagnóstico e indicação de tratamentos para diversos tratamentos clínicos.

Há um destaque para a utilização da inteligência artificial na especialidade de ortodontia e ortopedia dentofacial, áreas nas quais as novidades da odontologias pode ser aplicadas, por exemplo, para:

  • decidir se extrações são necessárias antes do tratamento ortodôntico;
  • avaliar o desenvolvimento dentário e planejar tratamentos corretivos.

Com esse tipo de estudo, os tratamentos são planejados de maneira mais eficiente e assertiva, baseados em dados e análises de ponta. 

Logo, é possível prever mais agilidade nos resultados e uma maior satisfação dos pacientes. 

Espero que você esteja percebendo o tamanho da evolução que já está acontecendo, a partir do uso de inovações tecnológicas na odontologia, tornando os tratamentos dentários mais rápidos e eficientes. 

Como bom dentista, você sabe que ficar desatualizado  pode ser fatal para o seu crescimento e sucesso como profissional, não é mesmo? 

Então, que bom que está buscando mais informações sobre como usar a tecnologia em odontologia.

Qual o impacto e a influência da inteligência artificial na odontologia?

Quem tem mais tempo de profissão deve se lembrar da evolução do uso da tecnologia na odontologia, ao longo dos anos.

A IA aplicada à saúde é mais uma delas e possui todo o potencial de impactar fortemente seu trabalho.

Seja na experiência do paciente com o tratamento, ou no procedimento que ele sequer sabe que foi realizado com a ajuda da inteligência artificial.

E , na prática, quais são os benefícios da a IA e a tecnologia em odontologia oferecem, seja para o dentista ou para o paciente? Será que o investimento no setor, realmente, vale a pena? 

De maneira resumida, algumas das vantagens que a inteligência artificial na odontologia oferece são:

  • melhorias na prevenção de problemas de saúde;
  • possibilidade de diagnósticos precoce;
  • realização de tratamentos mais precisos;
  • procedimentos mais assertivos;
  • desenvolvimento de materiais e medicamentos mais eficientes.

Esses são apenas alguns dos pontos de influência da inteligência artificial, em que já podemos sentir tendo impacto na experiência do paciente.

Leia também: ChatGPT para dentista: o que é, como funciona e como usar?

Como inovar na odontologia?

Saber como inovar na odontologia é um diferencial que você precisa para se destacar de seus concorrentes e continuar competitivo no mercado. Afinal, eles também terão acesso a esses recursos e, se você não se mexer, ficará para trás.  

Com isso em mente, separei  algumas dicas simples que podem te ajudar a trazer esta inovação para o dia a dia de seu consultório:

  • Utilize softwares de gestão: um software de gestão para clínicas pode te ajudar a organizar todo o seu atendimento, além de otimizar diversos processos em seu consultório. 
  • Tenha um sistema de agendamento de consultas online: um sistema de agendamento de consultas online auxiliará na experiência do paciente, que não precisará ter que ligar em horário comercial para seu consultório, podendo realizar a marcação da consulta a qualquer momento, direto de seu celular.
  • Aprenda sobre marketing e vendas: aprender sobre marketing e vendas pode até parecer algo estranho se você nunca se aventurou neste assunto, mas acredite: você pode mudar por completo os resultados de sua clínica.
  • Use IAs: fique de olho no que as soluções em inteligência artificial podem te oferecer daqui pra frente aos tratamentos que você oferece na sua clínica. As mudanças acontecem rapidamente, e você não quer ficar de fora, não é mesmo?!

Cada especialidade tem seu próprio conjunto de recursos de inteligência artificial na odontologia a disposição e é essencial ficar atento ao uso e à evolução delas.

No marketing para dentistas, você pode usar a IA para atrair mais pacientes à clínica. 

O gerador de copy da Smile University permite que você crie textos que convertem para suas redes sociais, usando a primeira ferramenta especializada em odontologia. Vale a pena conhecer e entender como esse recurso fará seu telefone e WhatsApp tocarem com mais pacientes particulares, de qualidade, interessados em conhecer o seu trabalho. 

Se o seu objetivo é otimizar todo o processo de marketing e vendas da sua clínica, meu convite é que você conheça o Gorro Branco, um treinamento exclusivo para dentistas, que vai alavancar seu faturamento.

No vídeo abaixo, falo mais sobre o curso e tudo o que você pode ganhar com ele.  Além disso, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *