Gestão odontológica

8 livros sobre gestão de consultório odontológico: do básico ao avançado

Os livros sobre gestão de consultório odontológico têm sido essenciais para o sucesso da minha carreira como dentista. 

Isso porque, desde o início da minha formação, percebi que o sucesso de um consultório vai muito além do conhecimento técnico da área, exigindo habilidades administrativas e estratégicas. 

Graças a esses livros, pude aprimorar meus conhecimentos em áreas como gestão financeira, marketing e atendimento ao cliente. 

Aprendi a identificar oportunidades de negócio, a criar estratégias para aumentar a rentabilidade do meu consultório e a oferecer um atendimento de excelência aos meus pacientes.

Além disso, os livros de gestão de clínicas odontológicas ajudaram a acompanhar as tendências e novidades do mercado, o que é fundamental em uma área tão dinâmica quanto a odontologia.

Quer descobrir quais foram essas obras?

Então, continue a leitura e venha comigo conhecer os melhores livros de gestão de clínicas e consultórios. 

Livros sobre gestão de consultório odontológico: confira os principais! 

Entre os principais livros sobre gestão de consultório odontológico, podem-se destacar: administração em saúde, marketing e vendas para dentistas e gestão de custos e resultado na saúde.

A seguir, você confere a sinopse de cada um, seus ensinamentos e outras curiosidades importantes. 

1- Administração em Saúde: autogestão de consultórios e clínicas

Esse livro é um guia prático e didático sobre gestão de clínicas odontológicas e médicas. 

Aqui, o  médico e professor Marinho Jorge Scarpi nos ensina como construir um diferencial competitivo, oferecendo serviços de ponta e atendimentos personalizados. 

Na obra, você tem acesso a conceitos teóricos da Administração em Saúde, além de ferramentas de gestão que facilitam a rotina do profissional. 

Por fim, o livro incentiva a fazer uma análise completa do ambiente interno da empresa, o que inclui a gestão financeira e de pessoas, bem como o sistema de dados do consultório. 

💡 Aproveite para ler: Dicas gestão de consultório odontológico: 5 ações essenciais

2- Marketing e vendas para dentistas: estratégias e ferramentas para seu consultório

Se você tem dificuldades para dominar o marketing, este livro é indispensável para o sucesso do seu consultório. 

Nesta obra, a cirurgiã-dentista Heloísa Borges reúne dicas e estratégias que ajudam profissionais iniciantes e experientes a se destacarem no mercado.  

Logo no início, você descobre o panorama geral da área da Odontologia e tem acesso a uma análise sobre diversos campos de trabalho, tais como:

  • consultórios;
  • clínicas;
  • serviço público;
  • carreira acadêmica. 

Adicionalmente, o livro Marketing e vendas para dentistas ensina como aplicar as estratégias em seu consultório, quais são as ferramentas mais indicadas para otimizar os resultados e como traçar um plano de ação de sucesso. 

3- Marketing na Odontologia: estratégias para o sucesso

Essa é outra sugestão de livros para dentistas que aborda o marketing de maneira completa, desde o planejamento até a aplicação de estratégias. 

Ademais, Marketing na Odontologia revela outras ações interessantes para o sucesso do seu negócio. Isso envolve:

  • qualificação dos funcionários;
  • técnicas de captação e retenção de pacientes;
  • branding para fortalecimento da marca. 

4- Gestão de custos e resultado na saúde: hospitais, clínicas, laboratórios e congêneres

Embora seja uma obra robusta, este livro traz uma linguagem clara e acessível sobre os passos mais adequados para ter uma gestão bem-sucedida. 

Para isso, ele aborda diversos assuntos, entre eles: controle de estoque, satisfação do cliente, redução de gastos e maximização de resultados.

5- Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde

Falar de livros sobre gestão de consultório odontológico e não citar desafios da gestão estratégica em serviços de saúde é um erro que não pretendo cometer, caro dentista. 

Afinal, os autores Luciana Faluba Damázio e Carlos Alberto Gonçalves discutem as dificuldades da gestão estratégica na área e como eles superaram tais obstáculos ao longo da carreira. 

Livros para dentistas: confira 3 obras indispensáveis 

São livros para dentistas vitais para qualquer profissional: o poder do fracasso, a nova lógica do sucesso e como evitar preocupações e começar a viver. Essas obras ensinam lições valiosas sobre gestão, sucesso e como superar dificuldades. 

Quer saber mais? A seguir, conto detalhes sobre elas. Continue comigo e descubra! 

6- O Poder do Fracasso (Autora: Sarah Lewis)

Sarah Lewis estimula uma reflexão sobre a maneira como entendemos a criatividade e a conquista da alta performance. 

Ela explica a importância da falha em nossa vida e como isso é vital para o sucesso. 

A autora analisa o perfil de diversas pessoas que atingiram ótimo desempenho, seguindo caminhos tortuosos. 

7- A Nova Lógica do Sucesso

Ter uma gestão de clínicas e consultórios de sucesso não é tarefa fácil. Por isso, recomendo a leitura dessa obra, escrita por Roberto Shinyashiki.

Em A Nova Lógica do Sucesso, você aprende:

  • dicas para acelerar sua carreira;
  • a ciência por trás do sucesso;
  • como encontrar seu propósito;
  • o que fazer para desenvolver uma mente campeã;
  • os quatro erros fatais que destrói qualquer negócio;
  • ciclo da riqueza progressiva em seu trabalho;
  • as estratégias para cativar a influenciar uma equipe que conquista resultados extraordinários. 

8- Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

O excesso de preocupação esgota nossa energia, enfraquece nossos pensamentos e prejudica qualquer ambição de carreira. 

Contudo, existem algumas ações que ajudam a virar este jogo. 

E Dale Carnegie, autora do livro ‘Como evitar preocupações e começar a viver’ traz uma série de fórmulas práticas que proporcionam resultados a médio e longo prazo. Vale a pena conferir! 

Bônus: 2 livros além da gestão de clínica odontológica

Espero que, até aqui, você tenha se surpreendido com os livros sobre gestão de clínicas e consultórios. Contudo, gostaria de trazer mais duas sugestões que otimizam e facilitam os resultados do seu marketing. 

Assim, você libera tempo para cuidar do que realmente importa: gestão de clínica odontológica e experiência do paciente. 

Vamos a eles! 

  • O plano de postagens: permite que você conheça publicações que atraem pacientes de alto valor 

Esses dois livros foram escritos por mim, Matheus Marcondes. Desde 2011, presto consultoria em clínicas odontológicas.

Ajudo dentistas a usarem todo o potencial da odontologia em que acreditam para gerar conteúdo, vender mais e entregar tratamentos rápidos e sustentáveis para mais pessoas. 

Ao longo de uma jornada de 17 anos, operando e gerenciando 13 clínicas próprias e outra rede com mais de 130 clínicas, hoje participa diretamente dos resultados de 1.317 dentistas por todo o Brasil, construindo campanhas que já geraram mais de R$50 milhões em faturamento.

Faça o download desses conteúdos e otimize os resultados do seu consultório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *