Gestão odontológica

Melhor software odontológico de agendamento e seus benefícios

O uso da tecnologia é essencial para o dia a dia de uma clínica odontológica, seja na captação de pacientes por meio de redes sociais, anúncios e WhatsApp, ou na gestão de toda a agenda e controle de pagamentos. Para controlar e integrar todas essas funções, é imprescindível buscar pelo melhor software odontológico.

Isso porque uma solução desse tipo permite que você centralize múltiplas funções em um único sistema, facilitando o controle e a execução das diferentes atividades necessárias para as diferentes áreas da clínica, como:

  • administração financeira;
  • acompanhamento de estoque;
  • gerenciamento de clientes;
  • gestão de equipe;
  • marketing e vendas.

Entretanto, para ter acesso a recursos que atendam às demandas de  cada uma dessas áreas, você  precisa escolher um bom software para consultório odontológico.

Logo, a minha missão neste artigo é listar os critérios que você precisa avaliar ao fazer sua pesquisa em busca da ferramenta ideal. 

Além disso, vou compartilhar algumas sugestões de como organizar a sua agenda.Afinal, essa é uma das principais necessidades de qualquer dentista, não é mesmo? 

Já pensou acabar com os dias lotados e os dias vazios na clínica? Com um bom software de agenda para dentista, você pode fazer isso. 

Como escolher o melhor software odontológico?

Escolher o melhor software odontológico é uma decisão importante para a clínica.Afinal, a ideia é que essa escolha cause impacto positivos para a clínica em  curto, médio e longo prazo. Ou seja, ninguém contrata uma ferramenta como essa esperando trocá-la em breve, não é mesmo?

Com tantos dados e informações  cadastrados ali, trocar de programa pode dar um grande trabalho. 

Logo, tenha máxima atenção ao definir a ferramenta que fará parte da sua rotina. 

Lembre-se também de que os recursos digitais de um sistema como esse vão além da agenda de pacientes. Afinal, estamos na era da transformação digital e múltiplas funcionalidades relacionadas a isso estão sendo implementadas nos consultórios. 

O uso da inteligência artificial, por exemplo, não pode ser ignorado. Isso porque essa tecnologia pode ser aplicada no atendimento ao cliente, por meio de canais com chatbots, bem como ser usada na melhoria dos tratamentos oferecidos

Um estudo divulgado pelo Journal of Dental Sciences demonstra como a Al tem avançado nos últimos anos no que diz respeito ao diagnóstico, tomadas de decisões clínicas e previsão do prognóstico de tratamentos de saúde, incluindo os cuidados odontológicos.

Isso significa que, ao escolher o melhor software odontológico, você deve considerar se existem recursos de IA disponíveis, seja para:

  • marketing;
  • vendas;
  • atualização do histórico de cada paciente;
  • integração com as ferramentas de inovações tecnológicas da odontologia, com sistemas de escaneamento intraoral e tecnologia CAD/CAM 3D.

Encontrando o melhor software para consultório odontológico

Confira, a seguir, as dicas de como escolher o melhor software odontológico:

  1. Faça uma lista das principais necessidades, incluindo funcionalidades essenciais como agendamento, prontuário eletrônico, gestão financeira, integração com equipamentos, controle de estoque, entre outros.
  2. Pesquise opções no mercado, compare suas características, funcionalidades e custo benefícios.
  3. Busque avaliações de outros usuários e procure referências.
  4. Faça um teste, observando facilidade de uso e adaptação à realidade do seu consultório. Para isso, solicite um período de teste, junto ao fornecedor.
  5. Certifique-se de que o software ofereça segurança de dados e informação.
  6. Observe a possibilidade de integração com outros sistemas, como equipamentos de radiografia digital, softwares para gestão e outros.
  7. Avalie a qualidade do suporte. O fornecedor está disposto a te ajudar em caso de dúvidas ou problemas após a implementação? Quanto tempo ele demora para resolver possíveis problemas? Tudo isso impacta a sua capacidade de gerenciar a sua clínica e a sua agenda. Logo, é fundamental que o atendimento seja veloz e eficiente. 

Seguindo essas etapas, você aumenta a sua chance de escolher o melhor software odontológico para a sua clínica, de acordo com as suas principais necessidades. 

Lembrando que, independentemente da sua especialidade e do avanço tecnológico do seu consultório, a organização da agenda deve ser uma prioridade.

Isso porque esse aspecto  impacta a experiência e a satisfação do seu paciente, além de ajudar a ampliar a sua capacidade de atendimento e contribuir para que seus horários sejam preenchidos com bons pacientes particulares. 

Como organizar a agenda de um dentista?

As dicas para organizar a agenda de um dentista são:

  1. Utilize um software para marcação e visualização da agenda
  2. Marque o tempo gasto na execução de cada procedimento e faça os agendamentos respeitando esse prazo
  3. Reserve tempo para imprevistos
  4. Planeje intervalos entre atendimentos
  5. Envie lembretes de consulta e peça confirmação

Aqui, a dica de ouro é usar um software de agenda para dentista que permita a atenção de algumas atividades, por exemplo, o envio de lembretes de consulta. 

Preferencialmente, envie essas mensagens por WhatsApp, no dia anterior, relembrando o dia e a hora e pedindo que o paciente confirme a presença.

Esse tipo de recurso torna a gestão do tempo do consultório mais assertiva, reduzindo as faltas de pacientes e tornando o dia a dia mais organizado. 

Quando um paciente informa que não poderá comparecer à consulta, tente agendar um novo horário imediatamente. 

Além disso, entre em contato com outras pessoas que possam estar esperando uma vaga.

Para isso, faça o registro desses pacientes, também no software de agenda online do dentista.

É provável que todas essas etapas sejam executadas pela secretária, por isso, lembre-se de oferecer treinamento de qualidade para ela. 

Leia também: Funções de secretária de dentista: 8 atividades essenciais

Como deve ser feito o agendamento dos clientes em um consultório odontológico? 

Para fazer o agendamento dos clientes em um consultório, é preciso:

  • Usar um software de agenda para dentista
  • Coletar informações do paciente
  • Organizar a agenda de acordo com o tempo de cada procedimento
  • Reservar tempo para imprevistos
  • Inserir intervalos 
  • Enviar lembretes sobre consultas 
  • Manter uma lista de espera

Com essas dicas, você está pronto para ter uma clínica mais organizada, oferecendo uma experiência mais positiva aos pacientes antigos e novos,que chegam à sua clínica.

Além disso, você melhora a sua própria qualidade de vida, reduzindo o estresse de uma agenda vazia ou superlotada. 

Lembre-se de ter ao seu lado o melhor software odontológico e outras tecnologias que vão ajudar sua clínica a ganhar mais mercado e vencer a concorrência.

Entre os sistemas que você deve implementar, está o gerador de copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia, que vai te ajudar a atrair os melhores pacientes particulares , todos os dias, usando a internet. 

Superprático e fácil de usar, essa tecnologia  torna seus resultados de marketing e vendas realmente eficazes, sem precisar de uma agência de publicidade por trás. 

Junto a ele, convido você a conhecer o Gorro Branco, um treinamento exclusivo para dentistas que vai te ensinar tudo sobre como captar pacientes de valor usando a internet. Com ele, você aprende a criar os melhores anúncios do mercado, a gerar conteúdo e a montar um plano estratégico realmente eficiente. 

Quer saber como? Inscreva-se no Gorro Branco ou converse comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *