Gestão odontológica

Planilha de controle financeiro para dentista: organização + modelo

Para os profissionais de odontologia que desejam empreender e, no futuro, abrir o próprio consultório, ter uma planilha de controle financeiro para dentista funciona como um guia.

Isso porque, com uma boa organização do dinheiro desde o começo da carreira, é mais fácil identificar quais são as principais despesas, obrigações fiscais e tributárias mensais, volume de investimento em equipamentos e aparelhos, entre outros detalhes.

A parte financeira é essencial na gestão clínica e de consultórios porque contribui para a longevidade do negócio no mercado. Quanto melhor o gerenciamento e a divisão do capital, mais resultados positivos é possível alcançar. 

Além disso, com uma boa educação financeira nos negócios, aprendemos a manter um padrão de consumo consciente na parte pessoal também. Já tinha pensando nisso?

Neste artigo, explico a importância do controle financeiro e o passo a passo para organizar uma planilha e, assim, simplificar e organizar sua gestão financeira organizada.

Tem mais! Montei um modelo de planilha para dentista em Excel para você baixar gratuitamente. Continue a leitura e confira!

Qual a importância da planilha de controle financeiro para dentista?

Uma planilha para o dentista fazer o controle financeiro é uma ferramenta de gestão importante porque organiza o orçamento empresarial, auxiliando a categorizar todos os gastos mensais da clínica ou consultório. 

O documento ainda serve de referência para analisar as despesas como, por exemplo, o que mais pesa nas contas e a decidir como reduzir gastos.

Sempre destaco para os alunos dos meus cursos na Smile University que uma boa gestão financeira é fundamental para o crescimento na carreira.

Nem todos os profissionais abrem o próprio consultório ou clínica assim que saem da faculdade. A realidade é que muitos precisam trabalhar, juntar grana e, assim, planejar estrategicamente a abertura do negócio.

Agora, imagine alcançar esse objetivo sem ter na ponta do lápis todos os gastos profissionais (e pessoais). 

Para tirar a ideia de empreender do papel, é necessário investir em marketing digital para construir uma marca no mercado odontológico, criar uma reserva de investimento para começar a operação e ter uma margem para capital de giro.

Trabalhoso, não é mesmo? E não aprendemos sobre o tema durante os anos de formação. Por isso, ter uma planilha de controle financeiro para dentista é um passo simples, mas eficiente para manter suas finanças profissionais nos trilhos.

Leia também >>> Curso de ADM para dentista: por que você deve fazer?

Como organizar uma planilha de clínica para dentista?

O principal objetivo na hora de organizar uma planilha de gestão financeira para o dentista é ser prático e não complicar a tarefa.

Montei o passo a passo abaixo para te ajudar na organização do documento. Confira os detalhes que não podem faltar:

1. Defina onde criar a planilha

Se o assunto é planilha de controle financeiro para dentista, a primeira solução que vem à cabeça é o Excel, ferramenta conhecida no mundo da gestão de processos. Porém, outra opção é a planilha do Google, que todo usuário de uma conta Gmail tem acesso.

As duas ferramentas têm as mesmas funções e funcionam bem para organizar dados financeiros. Atualmente, as soluções do Google e da Microsoft podem ser gerenciadas na nuvem, com salvamento automático e compartilhamento com outros usuários.

2. Enumere as fontes de receita

A primeira informação de uma planilha de controle são as fontes de receita, também chamadas de ‘entradas’. Ou seja, os recebimentos dos procedimentos realizados no mês, recebimentos de vendas realizadas, comissões de fornecedores, entre outros.

Na hora de incluir colunas na planilha, crie uma para registrar o valor previsto e outra coluna para o montante efetivamente recebido de cada receita esperada.

Assim, você fica mais atento a detalhes importantes, como se as previsões estão sendo alcançadas e, assim, consegue investigar o que está acontecendo quando o valor é menor que o esperado, traçando novos planos de ação.

3. Categorize os dados financeiros

Na parte das despesas existem mais informações para registrar. Então, em vez de criar uma lista única e enorme com todos os itens, separe os gastos por categoria.

O primeiro passo é separar custos fixos de custos variáveis. Depois, crie subcategorias para listar os gastos com aluguel, transporte de funcionários, impostos, compras de estoque, energia elétrica, telefone, manutenção de equipamentos, cursos e treinamentos e mais.

Organizar a planilha dessa forma facilita a avaliação dos gastos e despesas.

4. Atualize os dados na planilha

Todos os dados que você tem anotado em outros arquivos serão centralizados na sua nova planilha de controle financeiro para dentista. 

Então, tire um momento do dia para incluir as informações financeiras do último mês e colocar a ferramenta em ação. Além disso, atualize os dados do mês atual na planilha.

Crie o hábito de registrar tudo, separando alguns minutos no fim do dia, por exemplo, para atualizar a planilha com os gastos realizados na data. 

5. Faça o balanço financeiro

Após listar e categorizar as entradas e saídas de dinheiro, é essencial analisar no fim do mês qual foi o total de receita, despesas fixas e variáveis, investimentos e gastos extras. 

As ferramentas para criação de planilhas permitem criar fórmulas para automatizar os cálculos. Assim, basta colocar os dados nas células e os totais são atualizados automaticamente. 

Manter a planilha de controle financeiro para dentista atualizada ajuda bastante a fazer um balanço financeiro mensal preciso e confiável, além de auxiliar nas tomadas de decisão em busca de melhores resultados. 

Para baixar: modelo de planilha para dentista em Excel

Gostou de aprender como organizar uma planilha de controle financeiro para dentista, mas prefere pular o caminho das pedras e ter um arquivo pronto para download?

Sorte a sua que leu até aqui, pois montei uma planilha de gastos para dentista completa. É só fazer o download! 

Baixe o modelo de planilha para dentista em Excel e comece a usar hoje!

Com a saúde financeira em dia, você pode planejar um investimento estratégico para o seu posicionamento no mercado: aprender sobre marketing digital.

Na Smile University, já auxiliei mais de 2.000 profissionais a transformar suas carreiras e conquistar mais clientes, montando uma operação com gestão eficiente e divulgando serviços on-line de forma inovadora e atrativa.

Você pode se inscrever na Imersão Paciente 10k, no Método Gorro Branco, ou se preferir, converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *