Gestão odontológica

Primeiros passos como dentista: 5 dicas para recém-formados

Me formei em odontologia, e agora?” Eu já estive nessa posição e, provavelmente, você que me lê está nessa fase, vivendo os desafios de dar os primeiros passos como dentista

O frio na barriga não é à toa, o mercado odontológico é concorrido. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 2022, 26.647 novos cirurgiões-dentistas se inscreveram nos conselhos regionais do país.

Para encontrar o seu lugar na área, além de dominar a parte técnica da profissão e se especializar em nicho, é fundamental agregar outros conhecimentos, como gestão, marketing e liderança.

Neste artigo, falo sobre início de carreira, como conquistar o primeiro atendimento e dicas de cursos para dentista recém-formado que valem a pena investir. 

Continue a leitura e confira!

Como iniciar a carreira de dentista? 

Minha dica para quem vai iniciar a carreira de dentista é escolher uma área para se especializar. Implantodontia, Ortodontia, Odontologia estética, Odontopediatria, Cirurgia Bucomaxilofacial, a lista é extensa. Para escolher, avalie seu interesse, o potencial de crescimento do nicho, a procura pela área, investimento necessário, etc.

Ter uma especialização no mercado de odontologia vai ajudá-lo a se manter atualizado e atento às oportunidades para se destacar. 

Fazendo um cálculo simples, considerando o número total de cirurgiões-dentistas ativos no país, informado pelo Conselho Federal de Odontologia, o CFO, existe uma média de um dentista para cada 558 habitantes no Brasil.

Para dar um parâmetro de comparação, a Organização Mundial da Saúde (ONU) recomenda que haja, no mínimo, um dentista para cada 1.500 habitantes.

Então, para driblar a concorrência, encontre um nicho para se especializar. Provavelmente, ao longo dos anos de faculdade, você já teve experiências em diferentes campos. Aproveite suas referências para pesquisar as áreas que mais te interessam.

Enquanto se dedica a especialização, acione contatos para buscar oportunidades de atendimento no que um dentista recém-formado pode fazer, como procedimentos clínicos (remoção de cáries, limpeza dental, etc.) e pequenas cirurgias corretivas (ex: extração de dentes).

A comunicação é fundamental não só para conseguir trabalho, mas também para fazer networking, ficar por dentro de eventos, participar de reuniões de empreendedores locais, entre outras informações.

Outro ponto importante nos primeiros passos como dentista é ter foco para controlar os gastos financeiros e evitar decisões precipitadas. 

Uma das grandes dúvidas de recém-formados é abrir um consultório próprio ou trabalhar em parceria com clínicas já estabelecidas. 

Não existe uma resposta pronta, então, analise suas habilidades para seu dono de um negócio, como conhecimento sobre administração e empreendedorismo. O segredo é não se precipitar e construir uma base sólida primeiro para avançar na carreira.

Leia também >>> Futuro do mercado da odontologia: desafios e o que esperar?

Como fazer o primeiro atendimento odontológico? 

O primeiro atendimento é um marco dos primeiros passos como dentista. Para atrair pacientes e fazer atendimentos com qualidade, é essencial se preparar e aprender como se divulgar, especialmente pela internet. Confira algumas dicas para começar:

1. Estabeleça um fluxo de atendimento

Mesmo que seja um processo que flui organicamente, afinal, você aprendeu durante a graduação, dedique um momento para estabelecer um fluxo de atendimento. Alguns pontos essenciais são:

  • recepção: quem vai receber o paciente (você ou uma secretária?);
  • anamnese: avaliação inicial (listar as principais perguntas para fazer aos pacientes);
  • proposta de tratamento: como a proposta será passada (enviará por escrito? por qual meio?);
  • registro do prontuário: onde os dados dos pacientes serão armazenados (terá um sistema de prontuário eletrônico ou organizará no computador?).

Agora, você atua profissionalmente, portanto, deve ter um passo a passo organizado para conduzir o paciente e se comunicar com clareza no atendimento. 

2. Defina o padrão de atendimento ao paciente

Padronizar e organizar o atendimento ao paciente, especialmente se tiver o apoio de uma secretaria, facilita o fluxo de atendimento e o controle da agenda. 

Um cuidado importante é qual será a abordagem com os potenciais pacientes para fechar os agendamentos e quais palavras não usar para evitar uma postura invasiva. 

Além disso, um sistema on-line de agendamento, confirmação e remarcação é uma aquisição útil para aplicar o padrão de trabalho.

3. Siga os procedimentos de biossegurança

A primeira impressão é a que fica, certo? Então, para dar os primeiros passos como dentista com firmeza, cuide de todos os procedimentos de biossegurança, como limpeza e higienização da sala, esterilização, desinfecção, controle de estoque, entre outros.

Se atender em um consultório ou clínica de terceiros, informe-se sobre os procedimentos realizados e siga-os à risca.

4. Organize a parte financeira

A organização financeira é vital para qualquer profissional. Então, fique atento às obrigações fiscais, procurando um contador para auxiliá-lo, principalmente, se contratar uma secretária. 

Faça um planejamento financeiro para traçar uma projeção de crescimento, fazer investimentos estratégicos e alcançar seus objetivos profissionais.

5. Aposte no marketing digital

O marketing digital é uma estratégia de divulgação fundamental em diversas áreas, inclusive, na Odontologia. Um posicionamento consistente na internet ajuda a atrair clientes, produzir conteúdo de qualidade e posicionar-se como um profissional de referência.   

Nos primeiros passos como dentista, aposte nas redes sociais, que são canais fáceis de usar, e com os quais você pode trabalhar diversos formatos e tipos de conteúdo.

No vídeo abaixo, falo sobre algumas estratégias para dobrar o número de pacientes em apenas um mês, que também vão ajudar na conquista dos primeiros atendimentos. Assista!

Curso para dentista recém-formado: em qual investir?

Minha primeira dica de curso para dentista recém-formado é a especialização, pois o seu nicho odontológico vai orientar todas as etapas citadas acima para buscar seus primeiros atendimentos.

Além de capacitação técnica, um curso de marketing para dentistas é outro investimento que vale a pena. Conhecer o mercado digital ajuda a entender o potencial de cada mídia, definir objetivos e a planejar ações para alcançá-los.

Prepare-se para dar seus primeiros passos como dentista

Gostou das dicas para dar os primeiros passos como dentista? Que tal começar a colocá-las em prática, se inscrevendo na Smile University para aprender comigo como usar a internet para atrair, captar e converter pacientes por meio da internet todos os dias?

Inscreva-se no Método Gorro Branco e tenha acesso a um conteúdo completo, ou converse comigo agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *