Gestão odontológica

Sala de espera de dentista: como organizar e atrair pacientes?

O empenho para montar uma sala de espera de dentista aconchegante, bem organizada, com belos quadros, cheiro agradável e som ambiente, é louvável. 

Porém, se você é um profissional da área e está longe de poder investir muito na sua estrutura, saiba que não perderá competitividade por isso. 

Sim, é fundamental recepcionar o paciente em um consultório confortável, tanto na sala de espera quanto na área de atendimento. Isso é parte do que garante a credibilidade e a confiança no seu trabalho.

O pulo do gato é que, até o paciente estar fisicamente na sua sala de espera aconchegante, ele precisa conhecer o seu consultório, entrar em contato, ser bem atendido pela sua secretária e decidir fazer uma avaliação. 

Parece que a trajetória é curta, mas a jornada do descobrimento até a decisão de marcar uma consulta exige bastante empenho e estratégia. 

É válido fazer um investimento visual na sua sala de espera para melhorar a experiência do paciente. Porém, o que realmente atrai o paciente é um posicionamento digital consistente e um atendimento de qualidade.

Continue a leitura do artigo e aprenda dicas para organizar sua sala de espera e como atrair potenciais pacientes, utilizando estratégias de marketing digital.

Como organizar uma sala de espera de dentista? 

Uma sala de espera de dentista bem organizada tem espaço para circulação, móveis confortáveis, mesa de atendimento de onde a secretaria visualiza a porta, boa circulação de ar ou climatização agradável e amenidades para entreter os pacientes, como televisão, internet, revistas, água e um cafezinho.

É claro que o investimento pode variar conforme a sua possibilidade e vontade de investir, mas reforço: uma decoração simples e bem executada cria uma primeira impressão positiva tanto quanto uma decoração luxuosa. 

O mais importante é aproveitar o espaço disponível, usando a decoração para trazer sua personalidade ao espaço, além de priorizar os aspectos funcionais. Confira algumas dicas-chave que separei para a organização de cada detalhe. 

1. Layout da sala

O layout da sala de espera do dentista é um ponto importante porque a disposição dos elementos deve favorecer a circulação no ambiente.

Quando entramos em um consultório, o olhar vai direto para a mesa da secretaria, certo? Agora, imagine uma sala onde as cadeiras, então nas extremidades, próximas às paredes, e no centro uma planta alta que cobre a visão mesa.

Concorda que a planta se transforma em um obstáculo? Então, planeje a disposição dos itens na sala de forma que as pessoas entrem e façam o caminho até a secretária, sem esbarrar em outros pacientes e em nenhum elemento da sala.

2. Tipos de móveis

Os tipos de móveis essenciais na sala de espera do dentista são cadeiras ou sofás, mesa e cadeira da secretária, armário para armazenar papéis relacionados a gestão odontológica, balcão para bebedouro e café. 

A quantidade de cadeiras vai depender do espaço disponível e de quantos pacientes você deseja acomodar — detalhe: uma sala de espera cheia passa a impressão de atraso. Então, a agenda precisa sincronizar com este detalhe para manter a rotatividade na sala.

Um detalhe crucial sobre os móveis é serem confortáveis. Nada pior do que esperar em uma cadeira desconfortável.

3. Decoração

A decoração da sala de espera do dentista é a cereja do bolo e dá o toque de personalidade do consultório. Adicione quadros na parede, espelhos para conferir amplitude ao espaço e inclua plantas em posições que não interfiram na circulação.

A iluminação também é fundamental. Tenha iluminação indireta e direta para ter uma claridade confortável. A climatização também valoriza a decoração, então, equilibre sempre a temperatura do ar-condicionado com a temperatura ambiente. 

Por fim, inclua uma mesinha com revista e uma planta pequena próximo ao balcão de água para criar um espaço de entretenimento. Vale colocar também uma plaquinha com a senha da rede wi-fi.

3 dicas para atrair pacientes até a sala de espera do consultório odontológico

Agora que você sabe a importância da sala de espera no tratamento odontológico e os principais pontos da organização, precisa focar nas estratégias de marketing para dentista que vão levar o paciente até o seu consultório.

Neste assunto, eu sou especialista (mais que em decoração! 😂). Um ponto vital é estar onde seu potencial paciente está, ou seja, no mundo digital. 

A internet é o principal meio de captação e seguindo táticas focadas em conversão e preparando a equipe, sua sala de espera vai valer o investimento. Confira as dicas a seguir:

Crie conteúdo de qualidade

A qualidade do conteúdo que alimenta suas redes sociais, blog, site, e-mail marketing, entre outros canais, é fundamental para captação de pacientes

Escreva textos ou fale nos vídeos como se estivesse conversando cara a cara com o paciente para que as chamadas para ação sejam mais naturais. Para criar textos completos e focados em conversão, conheça o Gerador de Copy. 

Invista em publicidades que engajam

As postagens para anúncios nas quais você vai investir seu orçamento de marketing precisam ser bem planejadas para que realmente engajem e tenham potencial de converter pacientes. Foque em três pontos:

  • segmente corretamente seu público, ou seja, defina idade, sexo, local, interesses, etc. É essencial conhecer para quem você está anunciando. 
  • tenha imagens ou vídeos de qualidade para ilustrar as postagens. Lembrando que imagens de pacientes precisam de autorização para uso.
  • construa um boa copy, ou seja, um texto persuasivo, com os principais pontos que o paciente precisa saber para se convencer a fechar uma avaliação com você. 

Seu argumento pode ser baseado em uma novidade, no emocional ou na utilidade do procedimento. Então, define a abordagem e capricha na chamada para ação. 

Leia também: Como fazer anúncios de dentista no Instagram, Face e Google.

Treine sua equipe para converter e fidelizar

A comunicação com a sua secretária é outro ponto-chave da conversão, após um potencial paciente ser impactado pelo seu conteúdo ou anúncio na internet.

A equipe precisa estar bem preparada para responder todas as dúvidas dos potenciais pacientes, argumentar de forma consistente os motivos para fazer a avaliação, saber contornar barreiras e manter o tom amigável. 

Por isso, é fundamental que você invista em treinamento para secretaria, não só para que elas aprendam técnicas de vendas, mas para entenderem seu papel estratégico no consultório. 

Assista ao vídeo abaixo e aprenda mais técnicas de como vender mais por meio de sua secretária. 

Sala de espera aconchegante e COM pacientes!

Ter uma sala de espera de dentista bonita e decorada como você sempre sonhou, é maravilhoso. Porém, é melhor ainda quando ela recepciona pacientes interessados na solução que você oferece.

Além das dicas de marketing que listei acima, ensino mais estratégias de atração, captação e conversão de pacientes pela internet no Método Gorro Branco!

Inscreva-se no Método Gorro Branco e tenha acesso a um conteúdo completo, ou converse comigo agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *