Gestão odontológica

Ser um dentista sem secretária: vale a pena não contratar?

Você escolheu ser um dentista sem uma secretária e, agora, está repensando essa ideia ou está interessado em entender como uma profissional pode contribuir com o crescimento do seu consultório?

Você clicou no artigo certo, pois reuni os principais pontos para explicar a importância do cargo e como ele pode ir além das atribuições tradicionais, tornando-se um ponto crucial da estratégia de marketing.

Continue a leitura e avalie se vale a pena continuar sem uma secretária de dentista.

Por que é mais difícil ser um dentista sem secretária?

Marcar as consultas dos pacientes, recepcionar, atender, receber o pagamento, agendar o próximo horário, atender ao telefone, responder WhatsApp…

A escolha de ser um dentista sem secretária tem seus bônus, mas é fato que gera um acúmulo de funções no dia a dia, concorda?

Além disso, com tantas tarefas concentradas em você, é necessário bloquear alguns horários na hora de organizar a agenda de pacientes para se dedicar às atividades administrativas e operacionais, que mantém o consultório em ordem.

Com isso, o tempo que investiria na avaliação de novos pacientes e na realização de procedimentos, precisa ser redirecionado para funções que podem ser realizadas por uma secretária de dentista de alto padrão.

Sem o auxílio de uma boa profissional da área, fica mais difícil gerenciar o consultório, aumentar os lucros, atrair mais pacientes, otimizar as horas trabalhadas, entre outros objetivos de crescimento.

Por melhor multitasking que você seja, é essencial estar atento ao potencial que certas mudanças podem ter. Ser um dentista sem secretária pode manter os gastos mensais enxutos, mas sua força no mercado odontológico será igualmente pequena.

Provavelmente, esse não é o caminho que deseja seguir, não é mesmo?

Qual a importância da secretária para o dentista?

A secretária é uma posição importante dentro da equipe porque atua como ponte entre dentista e paciente, além de executar as tarefas triviais da rotina de atendimento.

Quando uma pessoa manda uma mensagem ou liga para o consultório, é fundamental que ela converse com alguém capacitado para esclarecer todas as dúvidas, explicar as soluções oferecidas e seus diferenciais, entre outros pontos.

Dessa forma, a secretária se torna uma agente poderosa na captação de bons pacientes para os consultórios e clínicas odontológicas. 

Se ela for bem treinada e entender o seu propósito como dentista, pode aprender a identificar potenciais pacientes, usar técnicas de vendas e comunicação corretas para convencê-los e ainda auxiliar na fidelização dos leads que já se converteram em pacientes.

Dessa forma, uma boa secretária pode fazer total diferença no faturamento e no crescimento da imagem profissional dentro do seu nicho odontológico.

Leia também >>> Treinamento de secretária odontológica: melhor opção + 4 dicas. 

Qual a função de uma secretária de dentista? 

A função de uma secretária de dentista é auxiliar nas tarefas que mantêm uma clínica ou consultório em atividade, recebendo os pacientes, gerindo a agenda, recebendo os pagamentos e organizando os dados dos atendimentos. Também é uma figura-chave para a captação de pacientes e para a qualidade da experiência oferecida.

Quando você escolhe ser um dentista sem secretária, isso significa assumir diversas funções cruciais para a qualidade do atendimento. Destaco esse aspecto porque as pessoas estão mais exigentes do que nunca com as empresas.

No último relatório CX Trends da Zendesk, empresa especializada em soluções de atendimento e experiência do cliente, alguns dados chamam a atenção, como que 60% das pessoas fundamentam decisões de compra no padrão de atendimento que esperam receber.

Ou seja, seu potencial paciente entra no Google ou acessa as redes sociais tendo em mente o que precisa, sabendo por alto sobre a técnica que alguém comentou e as dúvidas que deseja tirar.

Então, a partir do momento que ele encontra uma postagem sua no Instagram, por exemplo, explicando sobre o procedimento pelo qual se interessa, é fundamental que ele tenha contato com alguém preparado para responder suas dúvidas.

É neste momento que ter uma secretária bem treinada e capacitada para vender faz a diferença. Primeiro, porque ser um dentista sem secretária significa que os potenciais pacientes precisam esperar. 

Ainda conforme o relatório da Zendesk, 72% dos entrevistados afirmam que desejam atendimento imediato. Por isso, oferecer atendimento rápido e qualificado por meio de sua secretária, pode ser o impulso que falta para o seu crescimento.

Atribuições da secretária de dentista são estratégicas

Percebeu como ser um dentista sem secretária pode limitar a expansão do seu trabalho e os resultados, tanto financeiros quanto no posicionamento de mercado?

As atribuições da secretária de dentista precisam estar nas mãos de profissionais que tenham aptidão para lidar com pessoas e boas habilidades de vendas, comunicação e organização. Por isso, nunca misture cargos, entendendo as diferenças entre ASB, TSB e secretária. 

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) realiza tarefas auxiliares da rotina do consultório, como separar documentos, organizar materiais, etc. Já o Técnico em Saúde Bucal (TSB) pode assessorar diretamente a execução dos procedimentos.

A secretária, por sua vez, cuida da parte administrativa e de atendimento, atuando desde o primeiro contato de um potencial paciente, utilizando técnicas de persuasão para convencê-lo a fechar uma avaliação. 

O acúmulo de funções prejudica o desempenho geral do seu consultório, por isso, vale a pena investir em pessoas qualificadas para extrair o melhor das habilidades dos profissionais contratados em cada posição.

No vídeo abaixo, eu explico como captar cinco pacientes por semana utilizando estratégias de marketing digital que sua secretária pode ajudá-lo a colocar em prática. 

Confira!

Marketing + secretária de dentista = união perfeita

Está repensando sua decisão de ser um dentista sem secretária? Fique calmo, pois fazer essa mudança não será difícil e eu posso ajudá-lo neste ponto de virada. 

A primeira solução é investir na sua capacitação, aprendendo sobre marketing digital para dentistas e como funciona a captação de pacientes on-line.

Gostaria de ter orientações precisas para sua carreira? O Método Gorro Branco é um curso exclusivo que desenvolvi para ensinar dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias!

O próximo passo é apostar em um curso de vendas para secretária de dentista, como o PAGSE, o Programa de Aceleração de Secretárias Odontológicas da Smile University.

O PAGSE é um investimento que vai trazer resultado para o seu negócio, além de estreitar a parceria e confiança com sua secretária. Fale comigo agora mesmo para transformar a sua realidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *