Gestão odontológica

O que é um sistema para clínica odontológica e como funciona? Veja!

Um sistema para clínica odontológica é útil para consultórios que lidam com desorganização de dados, planejamento ineficaz, gastos excessivos e processo cheio de falhas. 

Tal cenário afeta a saúde financeira de qualquer negócio e aumenta as chances de vir à falência, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Nesse contexto, pergunto: aonde você quer chegar: sucesso ou fracasso? 

Acredito que tenha respondido a primeira opção, certo? 

Então, continue lendo este artigo e aprenda como um sistema odontológico online otimiza os processos e resultados do seu consultório. 

Boa leitura! 

O que é um sistema para clínica odontológica?

Um sistema para clínica odontológica é uma ferramenta criada para facilitar os processos e demandas que envolvem a gestão de um consultório, tais como: consulta, emissão de documentos, controle financeiro e personalização de campanhas de marketing. 

Sua principal característica é a organização, além da agilidade que simplifica as tarefas diárias. Sobretudo, quando se fala sobre gestão de consultas, que substitui inúmeros papéis, planilhas e agendas impressas. 

Na prática, o sistema opera a partir de recursos próprios do produto e as configurações definidas pelo gestor da clínica. 

Por isso, os valores dos planos oscilam conforme as exigências de cada empresa. 

Entre as principais opções do mercado, costumo destacar o Doctor Help e o Simples Dental, que oferecem agenda online, prontuário digital e sistema inteligente de cobrança. 

Adicionalmente, você pode otimizar suas estratégias de marketing, por meio de campanhas automáticas de WhatsApp e SMS. 

🎥 Aliás, confira este vídeo e entenda na prática como funciona: 

Qual é a diferença entre um sistema para clínica online e offline?

Um sistema para clínica odontológica online depende da internet para fazer algumas integrações, tais como: e-mail, aplicativos, sites e ferramentas do google. Em contrapartida, as ferramentas offline operam sem conexão, contudo, é preciso instalar programas para operar. 

De maneira geral, as opções online são atualizadas continuamente e podem ser acessadas em qualquer lugar do mundo e por meio de qualquer dispositivo. 

Você pode usá-los gratuitamente ou pagos por mês ou por ano, conforme o plano contratado. 

O sistema para clínica odontológica, por sua vez, exige a aquisição de uma licença por máquina para uso anual. Alguns exemplos são:

  • sistemas de PDV;
  • pacote Office;
  • programas da Adobe. 

Mas você deve estar se perguntando: “qual é o melhor sistema para clínica odontológica?”

Bem, costumo sempre indicar o online, pois os offline já estão sendo descontinuados ou mesmo substituindo por versões online. 

💡 Aproveite para ler: Curso de gestão em odontologia para crescer com segurança

Quais são as vantagens do sistema para clínica?

Entre os principais benefícios do sistema para clínica odontológica, destaco: redução de gastos com papéis, materiais de escritórios e até espaços físicos. Em paralelo, ele otimiza a produtividade do seu consultório, sobretudo, com tarefas manuais. 

Abaixo, explico tais benefícios na prática. Acompanhe! 

Gestão de consultas 

Quando você faz o agendamento de consultas, controle de faltas e cancelamentos de forma manual, o processo é lento e burocrático, não é mesmo? 

Entretanto, quando você usa um sistema para clínica odontológica, tudo é mais simples e com menos dores de cabeça. 

Aliás, sobra tempo para que você se dedique ao que realmente importa: a experiência do paciente. 

Gestão financeira 

Tenho o hábito de dizer que, uma das etapas mais complicadas da minha rotina, é fazer o fluxo de caixa, além de cuidar do pagamento com cartão. 

Felizmente, um software para clínica odontológica otimiza tais processos, o que gera menos estresse no meu dia a dia. 

Gestão administrativa

Em síntese, estes são os benefícios de um sistema odontológico online para a gestão administrativa do seu consultório:

  • emissão de receitas, atestados, encaminhamento e outros documentos;
  • tratamento de dados de pacientes com segurança e de maneira unificada. 

Por exemplo, a Clinicorp reúne uma série de recursos para que você administre sua gestão em uma única plataforma. 

Assim, você ganha tempo para controlar a gestão do seu consultório. 

Vendas 

Aqui, um software permite que você faça a emissão de orçamentos detalhados e personalizados. Ademais, automatiza o comissionamento de profissionais. 

Marketing 

Esse é um dos principais benefícios quando se fala sobre sistema para clínica odontológica. 

Afinal, um bom software personaliza comunicações e campanhas específicas com o foco de fortalecer o marketing, relacionamento e a fidelização do paciente. 

💡 Aproveite para ler: 7 principais artigos de marketing digital para dentistas

Checklist: saiba como escolher o melhor software odontológico

A escolha de um sistema para clínica odontológica exige a análise de vários pontos vitais, entre eles: recomendação de outros profissionais, funcionalidades simples, central de ajuda ágil, relatórios completos e focados em resultado, suporte e sucesso do cliente disponível. 

O Controle ODONTO, por exemplo, reúne processos automatizados, seguros e que otimizam os resultados da sua clínica.

Trago esta opção porque ela facilita não só a gestão financeira, mas também administrativa, comercial, marketing e de estoque. 

🎥 Apesar de todos exemplos que trouxe neste artigo, dê o play neste vídeo e assista ao conteúdo antes de assinar qualquer investimento: 

Dica bônus: priorize o marketing do seu consultório 

Espero que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre sistema para clínica odontológica.

Porém, antes de finalizar este artigo, recomendo que você avalie com cuidado todos os sistemas que mencionei e foque, especialmente, no marketing da sua empresa. 

Afinal, a comunicação e o relacionamento de confiança é indispensável para o sucesso de qualquer negócio e, quando se tem funcionalidades que otimizam os processos, tudo fica mais fácil. 

Em paralelo, convido você, caro dentista, para conhecer o método Gorro Branco. Trata-se de uma metodologia que ensina como atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias.

Dessa maneira, você reúne dois pilares que são fundamentais para qualquer dentista, seja um recém-formado ou um experiente: tecnologia e conhecimento. 

Saiba mais sobre o método Gorro Branco 

Como falei acima, trata-se de uma jornada que mostra como tantos dentistas estão ganhando muito dinheiro graças às estratégias de marketing. 

Aqui, você aprende: 

  • como criar um projeto protótipo e fazer a sua primeira venda em pouco tempo e gastando pouco dinheiro;
  • qual o melhor jeito de aproveitar os recursos que estão a sua disposição , e superar suas limitações;
  • como usar o poder de inteligência do Google e Facebook para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta. 

Parece interessante? 

Então, veja como um implantodontista do interior de Minas Gerais lutava para manter um faturamento médio de R$ 30 Mil, mas com apenas uma dica do método chegou em R$ 198 Mil de faturamento.

🎥É só dar o play: 

Faz sentido? 
Então, faça logo a sua inscrição no método Gorro Branco e conheça um curso completo, que desmistifica questões relacionadas às estratégias de marketing, de maneira prática e didática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *