Gestão odontológica

Tecnologia disruptiva na odontologia: o que é + exemplos de uso

Como pessoas e profissionais, vivemos o tempo todo conectados a algum dispositivo, sendo que muitas tarefas hoje são realizadas de forma totalmente diferente de 50 anos atrás. A adoção da tecnologia disruptiva na odontologia proporcionou muitos avanços, quebrou barreiras e ajudou a superar limitações na área.

Avaliações, diagnósticos, procedimentos e tratamentos são menos invasivos e mais rápidos, entregando um resultado mais satisfatório, obtido em menos tempo.

A introdução da tecnologia da informação e da inteligência artificial na odontologia está contribuindo para a digitalização das clínicas e consultórios, mudando a forma de fazer gestão, análises físicas dos pacientes e até a divulgação do negócio.

Já pensou como essas inovações podem contribuir para a sua empresa crescer e prosperar no mercado odontológico? Neste artigo, explico o significado de tecnologia disruptiva e seu uso na odontologia.

Boa leitura!

O que é tecnologia disruptiva?

A tecnologia disruptiva é aquela que proporciona uma inovação capaz de se sobrepor aos métodos antigos, substituindo-os permanentemente e inaugurando uma nova fase com processos e métodos mais ágeis, acessíveis e convenientes para consumidores e empresas, ou ambos

O estudo ‘Digital Vortex – How Digital Disruption Is Redefining Industries’ (Vórtice digital – Como a disrupção digital está redefinindo as indústrias, em tradução livre) simplifica o impacto da disrupção digital comparando o processo a um vórtice.

Um vórtice é um movimento forte e giratório que exerce uma força gravitacional que atrai tudo que o rodeia para o centro. 

Dessa forma, o “vórtice digital” é o movimento inevitável que as indústrias realizarão em direção ao “centro digital” no qual modelos de negócios, ofertas e cadeias de valor serão digitalizados o máximo possível.

O uso da tecnologia na odontologia funciona como uma ferramenta de diferenciação no mercado e diante da concorrência

Os profissionais pioneiros na adoção de inovações disruptivas conseguem oferecer serviços exclusivos, o que cria um diferencial valioso e os coloca um passo à frente para atrair novos pacientes

Como a tecnologia disruptiva se aplica à odontologia?

Os recursos de tecnologia disruptiva são aplicados em diversas áreas da odontologia, desde as avaliações para diagnóstico e execução dos procedimentos, agilizando-os e tornando-os menos invasivos, até as técnicas de tratamento que utilizam materiais e recursos mais confortáveis e rápidos.

Falo mais sobre cada um desses pontos a seguir:

Realização de serviços com mais agilidade

Atendimento e avaliação são etapas essenciais pelas quais os pacientes passam e quanto mais rápidas e precisas forem, melhor. Ter um sistema de gestão de mensagens e envio de lembretes das consultas e aparelhos capazes de gerar imagens precisas dão a agilidade necessária para prestar serviços com qualidade

Leia também >>> Treinamento para secretárias: como vender mais com elas?

Obtenção de resultados em menos tempo

O uso de tecnologias disruptivas na odontologia encurta o tempo de tratamento, trazendo resultados em menos tempo para os pacientes. 

A ortodontia foi uma área que progrediu com os avanços digitais e a utilização de novos materiais. Um tratamento ortodôntico convencional que durava anos, hoje, pode ser realizado no período de um ano a um ano e meio e de forma imperceptível, proporcionando conforto estético ao paciente.

Diferenciação profissional no mercado

A transformação digital ajuda a criar uma infraestrutura de trabalho moderna e integrada, reforçando a credibilidade do dentista. E aqui não me limito ao apelo estético que uma clínica bem organizada e com equipamentos de última geração tem.

Se a estrutura está conectada a processos inteligentes, ágeis e pessoas capacitadas para utilizá-las, os resultados dos investimentos retornam em credibilidade e destaque profissional no mercado. 

Leia também >>> Gestão de consultório odontológico on-line: ferramentas e cursos.

Evolução da experiência do paciente

Outra aplicação da tecnologia disruptiva na odontologia é nos processos para oferecer uma experiência diferenciada ao paciente

Os tópicos anteriores contribuem para que ao final da avaliação um paciente em potencial queira fechar seu tratamento, pois em cada etapa do atendimento recebeu uma abordagem exclusiva que atendeu o que buscava. 

Para aprimorar a experiência a ponto de conseguir prestar atendimentos personalizados, é importante que o dentista conheça as necessidades que o público-alvo do seu nicho possui. Assim, o investimento é direcionado para as soluções corretas.

Entende essa importância, mas não sabe bem como guiar as mudanças que seu consultório precisa para crescer? Conheça o método Gorro Branço e transforme seu negócio!

5 exemplos tecnologia disruptiva

Agora que expliquei o conceito e quais objetivos a aplicação da tecnologia disruptiva na odontologia ajuda a conquistar, separei alguns exemplos de inovações que já estão em prática no mercado. Olha só:

1. Scanners digitais inteligentes

Saem as máquinas e chapas de raio-X e entram as imagens digitalizadas por meio de scanners inteligentes, que mapeiam a boca em questão de minutos. Esses aparelhos funcionam conectados ao computador e, à medida que os sensores fazem o mapeamento oral, o software processa as imagens na tela. 

Esse tipo de tecnologia disruptiva é usada para fazer os moldes dos alinhadores invisíveis, criar próteses, planos de cirurgia ortognática, entre outros. 

2. Cirurgia guiada

O escaneamento intraoral que citei acima é parte do processo de realização de cirurgias guiadas. Com a imagem da cavidade bucal do paciente, os softwares traçam um plano para o procedimento a ser realizado.

No dia da cirurgia, o cirurgião-dentista recebe o guia e segue o passo a passo que foi planejado para realizar um implante de prótese, por exemplo, da forma menos invasiva possível, seguindo os melhores pontos para incisão, preservando áreas sensíveis e encaixando a prótese no local certo. 

3. Impressão 3D

As tecnologias disruptivas de digitalização ajudam a criar protótipos de dentes e próteses. A qualidade das imagens ainda ajuda a avaliar o formato adequado, respeitando o tamanho correto e avaliando os impactos nas funções orais.

A cereja do bolo é que as impressoras 3D transformam os moldes digitais em moldes reais, utilizando materiais com nanotecnologia, por exemplo, que têm mais resistência e durabilidade. 

4. Softwares de saúde remota

A democratização do acesso a tratamentos e cuidados odontológicos foi impulsionada pelo desenvolvimento de softwares que permitem realizar atendimentos de saúde básicos de forma remota.

Assim como a telemedicina, a teleodontologia é uma iniciativa de saúde que amplia o contato dos dentistas com a população, ajudando na triagem de casos, na educação sobre higiene bucal e muitos mais. 

5. Inteligência artificial

Não poderia fechar a lista de exemplos de tecnologia disruptiva na odontologia sem falar dos recursos de inteligência artificial. 

Diante da quantidade massiva de dados gerados diariamente, a criação de ferramentas programadas para executar análises rápidas e gerar respostas completas e em linguagem natural é um marco. É incrível o que a IA aplicada a odontologia pode fazer!

O ChatGPT é o exemplo mais recente dessa inovação digital e que tem infinitas aplicações. E como eu estou ligado nesse universo e trabalho para formar dentistas que sabem se posicionar no mercado e vender seus serviços, usei a inteligência artificial na odontologia para criar uma ferramenta exclusiva.

O Gerador de Copy é um aplicativo que usa a tecnologia do ChatGPT para auxiliar na criação de legendas que podem ser usadas nas redes sociais, sites e outras mídias. Basta inserir uma palavra-chave e você terá um texto customizável a sua disposição.

Quer saber mais? Acesse o site e saiba todos os detalhes sobre o Gerador de Copy! Além disso, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *