Gestão odontológica

TI na odontologia: como as inovações beneficiam a área?

O trabalho dos profissionais de tecnologia da informação (TI) na odontologia auxilia as clínicas e consultórios a passarem pela digitalização, ampliando a capacidade de gestão e atendimento.

Nesse cenário, é válido ressaltar que a necessidade de modernização é uma demanda do próprio mercado. Além da alta concorrência, os dentistas precisam adaptar seus negócios às novas exigências dos clientes que buscam por mais qualidade, praticidade e agilidade nos procedimentos.

É nesse contexto que as soluções de TI na odontologia contribuem para a melhoria dos modelos de negócio, utilizando as novas tecnologias para apoiar processos e a realização de atendimentos.

Neste artigo, explico a importância do TI e como as inovações disponíveis beneficiam a área da odontologia. Continue a leitura e confira!

Qual a importância da TI na odontologia?

A TI na odontologia é uma ferramenta importante que ajuda a estruturar e inserir as novas tecnologias de forma planejada nos consultórios e clínicas. Isso porque não se trata apenas de incluir um software para facilitar a gestão, mas de avaliar como essa mudança atende aos objetivos estratégicos do negócio.

Com o apoio de bons profissionais de TI, é possível montar um plano para guiar a implementação das soluções desejadas, preparando toda a infraestrutura necessária para aprender a utilizar os recursos implementados.

Outro papel importante de uma boa consultoria de tecnologia da informação é na definição do investimento financeiro necessário, o que vai ser prioridade, o tempo necessário para o planejamento ser executado e o cronograma de treinamentos da equipe. 

Por isso, os dentistas precisam se capacitar para entender e valorizar a tecnologia como um diferencial no mercado odontológico. Com uma visão empreendedora do seu nicho, os profissionais atentos às necessidades dos pacientes conseguem ser pioneiros e agregar as soluções mais buscadas primeiro.

Quando a transformação digital é reconhecida como uma necessidade, as chances de que o investimento traga resultados aumenta, pois todos os envolvidos estarão alinhados e engajados com os novos objetivos.

Como a inovação pode beneficiar a odontologia?

A inovação tecnológica pode beneficiar a odontologia em diversas áreas do negócio, desde a gestão, atendimento, segurança da informação, marketing e comunicação até a capacitação profissional. Entenda a seguir como o potencial de cada atividade muda com o apoio da tecnologia:

1. Melhorando a gestão do consultório

A gestão do consultório é um aspecto essencial para o sucesso do negócio e demanda conhecimentos sobre aspectos financeiros, contábeis, gerenciamento de pessoas, comunicação e marketing, entre outros.

Ou seja, além de dentista, ter habilidades como empreendedor é um diferencial para ter uma visão estratégica do mercado e traçar objetivos de crescimento alcançáveis.

As informações que vão auxiliar nas tomadas de decisão de cada processo precisam estar acessíveis e organizadas. É aí que as inovações de TI na odontologia entram em ação.

Para ter uma gestão integrada e que facilite a troca de informações, você pode implementar um software de gestão que forneça as principais funcionalidades, como controle de estoque, prontuário eletrônico, agenda on-line, entre outros recursos

Quer melhorar seu conhecimento sobre gerenciamento de negócios? Leia as dicas do artigo >>> Curso de gestão para dentistas: 5 vantagens para começar.

2. Digitalizando os processos de diagnóstico

A digitalização dos processos de diagnóstico e definição de tratamento são inovações que têm um potencial de sucesso grande quando auxiliadas pela TI na odontologia.

Imagine que você deseja trabalhar com radiografia digital, escaneamento intraoral e impressão de próteses em 3D na sua clínica.

O investimento nos equipamentos que realizam essas funções não terão a eficiência desejada se a infraestrutura física não estiver pronta para recebê-los.  Nesse contexto, podemos citar: uma rede de internet rápida e segura, computadores com capacidade de processamento adequada, rede elétrica compatível, entre outros detalhes técnicos.  

3. Permitindo o atendimento à distância

Assim como a telemedicina, a teleodontologia só é possível graças à tecnologia da informação que permite que os dentistas façam consultas virtuais, a triagem de casos urgentes, orientações gerais e acompanhamento de tratamentos a distância.

A necessidade de atendimento em áreas rurais e remotas, onde o número de profissionais é limitado, ou até inexistente, pode utilizar o atendimento a distância para atender as demandas básicas, encaminhados casos mais complexos para o atendimento presencial.

Com uma infraestrutura adequada, os dentistas conseguem ampliar sua capacidade de atendimento, além de contribuir em ações de saúde pública.

4. Aumentando a segurança das informações

Com o aumento da digitalização dos processos, o volume de informações circulando das redes e armazenadas em servidores aumentou. Por dia, são gerados 2.5 quintilhões de bytes de dados.

As informações de negócios, além de valiosas, são confidenciais. Portanto, proteger os servidores e escolher tecnologias de armazenamento na nuvem confiáveis é uma tarefa da TI na odontologia.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vigente em todo mundo, a confidencialidade dos dados dos clientes deve ser garantida e respeitada, de acordo com as diretrizes estabelecidas. 

Então, a proteção dos sistemas das clínicas, assim como a educação dos funcionários sobre os cuidados necessários para evitar golpes, hackeamento e roubos de dados, é fundamental.  

5. Ampliando o alcance das ações de marketing

Uma estrutura digital planejada estrategicamente também inclui o marketing como ativo principal para a atração, captação e fidelização de clientes.

Com o apoio das ferramentas de TI na odontologia, os canais de divulgação podem ser alimentados com uma produção de conteúdo de qualidade. 

Devem fazer parte desta estratégia imagens de bancos de dados que ilustrem os benefícios oferecidos dos tratamentos e depoimentos em vídeos com explicações detalhadas dos serviços.

Esses materiais podem ser utilizados em anúncios direcionados para o público-alvo desejado, potencializando o alcance com a utilização das redes sociais, Google e outras mídias.  

Leia mais: Como fazer anúncios de dentista no Instagram, Face e Google?

6. Agilizando a comunicação com os pacientes

A agilidade na comunicação é outro ganho da inovação tecnológica que trouxe não só os softwares que enviam lembretes automáticos para os pacientes, mas também os aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

As secretarias das clínicas conseguem gerenciar e responder as mensagens com agilidade, justamente porque os sistema de atendimento, distribuem os chats entre a equipe e ainda mostram as estatísticas de desempenho.

7. Viabilizando novas formas de aprendizado

Por fim, toda infraestrutura criada com o investimento em TI na odontologia, permite que dentistas invistam na própria capacitação, participando de cursos online de gestão, produção de conteúdo digital, técnicas de diagnósticos, congressos nacionais e internacionais, entre outros.

O conhecimento é essencial para ser um profissional empreendedor e pioneiro, posicionando-se sempre um passo à frente da concorrência no seu nicho odontológico.

Abrace a transformação digital na odontologia

Gostou de saber mais sobre o potencial do TI na odontologia? 

De olho nas possibilidades da tecnologia na odontologia, a Smiles University criou o Gerador de Copy, uma ferramenta que usa inteligência artificial para auxiliar dentistas na criação de conteúdo digital  exclusivo.

Acesse o aplicativo, entenda como funciona e comece a criar postagens que convertem! Além disso, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *