A modernização de consultórios e clínicas (tanto em relação à infraestrutura quanto a processos de gerenciamento) é resultado da influência da transformação digital na odontologia.
Um dado interessante sobre o tema é em relação ao efeito que a recente pandemia da covid-19 teve na aceleração do processo de digitalização das empresas brasileiras.
De acordo com a Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia), o avanço ocorrido nessa fase foi equivalente ao que se esperava em até quatro anos.
Se o seu consultório não tinha nenhum ou poucos processos digitais, o período pandêmico deixou evidente a necessidade de se adaptar a essa nova fase, certo?
Isso porque mesmo com o retorno das atividades presenciais, a transformação digital continua sendo um fator relevante para destacar um negócio no mercado.
Nos próximos tópicos deste artigo, explico mais sobre o conceito e os impactos da transformação digital na odontologia. Continue a leitura e confira!
O que é transformação digital na odontologia?
A transformação digital na odontologia é o processo pelo qual as clínicas e consultórios passam para integrar as novas tecnologias digitais às diferentes áreas da empresa, mudando totalmente a maneira como o negócio se organiza e agrega valor à experiência do cliente.
Essas mudanças atendem principalmente ao novo perfil de consumidor, que é mais conectado e busca soluções para suas necessidades na internet.
As mudanças não excluem o fator humano, claro, o espaço físico de atendimento continua sendo relevante, o contato com o dentista também. Porém, o caminho para chegar até uma visita presencial passa pelo meio digital.
Ampliando um pouco mais a visão sobre o uso de tecnologias na odontologia, as formas de pagamentos, a emissão de notas fiscais, a documentação do tratamento, termos de garantia e manutenção, entre outros processos, também são digitalizados.
Um detalhe importante é que todos os processos digitais têm validade legal. As ferramentas possuem recursos de autenticação por meio de assinatura digital, por exemplo, garantindo a formalização de todos os acordos.
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Qual é o principal objetivo da transformação digital?
O principal objetivo de abraçar a transformação digital nos negócios é superar os desafios e gargalos dos métodos tradicionais, criando um ambiente de trabalho com processos mais práticos, rápidos e eficientes.
Na odontologia, a mudança possibilita oferecer tratamentos mais precisos, uma vez que com as ferramentas disponíveis atualmente, é possível analisar os problemas de cada caso em detalhes.
Consequentemente, a qualidade do serviço entregue é muito melhor e mais confortável para o paciente, pois as técnicas são menos invasivas.
Se antes um implante de dente exigia um longo tempo de espera entre a realização do molde de gesso até a fabricação da prótese, hoje, em poucos segundos, com um scanner intraoral, o dentista tem a imagem da arcada dentária e a encaminha para o fabricante pela internet.
Esse é um exemplo simples, mas que ilustra bem os ganhos com a transformação digital na odontologia, pois todas as partes envolvidas na realização do tratamento obtêm as informações que precisam para realizar o seu trabalho.
Dessa forma, o retorno acontece em menos tempo e, ao final do atendimento, o dentista tem um paciente feliz e satisfeito com a qualidade do serviço recebido.
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Quais foram os impactos da transformação digital em odontologia?
Os impactos da transformação digital na odontologia modificaram e criaram novos processos, como a odontologia digital, a digitalização de dados e documentos, a teleodontologia, os softwares de gestão e atendimentos desenvolvidos para a área e ferramentas digitais para trabalhar o posicionamento profissional e do negócio.
Alguns desses fatores já impactam o seu negócio? Entenda as mudanças que eles proporcionam para o trabalho dos dentistas de todas as áreas:
1. Odontologia digital
A odontologia digital é a inclusão de ferramentas tecnológicas para otimizar os tratamentos e procedimentos realizados nos cuidados com os dentes.
O objetivo é oferecer mais conforto aos pacientes, além de facilitar o trabalho do dentista com o uso de sistemas e máquinas que fazem análises mais precisas e rápidas.
Com esses dados, o diagnóstico, a escolha do tratamento ideal e a realização acontecem em menos tempo. Além disso, a odontologia digital diminui desconfortos como dor, aplicação de anestesia, cortes extensos e invasivos que aumentam o tempo de recuperação, entre outros.
2. Processos digitais de documentação
A transformação digital na odontologia impactou os processos administrativos e de gestão. Com a digitalização de registros e prontuários dos pacientes e outros documentos, como notas fiscais, recibos e contratos com fornecedores, todos os arquivos podem ser armazenados em um único lugar.
Dessa forma, a gestão dos consultórios é mais integrada e toda equipe tem acesso às informações necessárias.
3. Teleodontologia
A teleodontologia, ou atendimento odontológico a distância, é outra consequência importante da transformação digital na odontologia, isso porque permite que os profissionais realizem atendimento remoto por meio de ferramentas digitais.
Esse formato de atendimento foi autorizado pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) durante a pandemia da COVID-19 e o Ministro da Saúde, desde então, trabalha em parceria com o órgão para incorporar o uso da teleodontologia de forma permanente no SUS.
4. Softwares de gestão e atendimento ao cliente
Atualmente, organizar a gestão de um consultório, o atendimento e suporte aos pacientes é mais fácil graças aos softwares e as ferramentas de comunicação criadas para facilitar essas tarefas.
Os softwares de gestão são baseados na nuvem, o que permite o acesso rápido por meio de diferentes dispositivos. Já as ferramentas para envio de mensagens, como o WhatsApp, agilizam o contato, as marcações e os lembretes.
5. Ferramentas de marketing digital
Por fim, não poderia falar dos impactos da transformação digital na odontologia sem citar as ferramentas de marketing digital para clínicas odontológicas. Isso porque, hoje, divulgar o valor do serviço é muito mais prático e independente do que antes da era da internet.
Atualmente, é possível criar um site profissional, um blog, ter perfis em diferentes redes sociais, além de fazer anúncios de dentista no Instagram, Face e Google. A vantagem disso tudo? Gastar menos e alcançar exatamente o perfil de público desejado.
Se você reconhece o impacto positivo de ter todas essas mídias disponíveis, mas não sabe como planejar uma estratégia de marketing consistente, meu conselho é um só: o método Gorro Branco.
Tecnologia a favor da criação de conteúdo
Como estamos falando das mudanças da transformação digital, tenho mais uma novidade da Smiles University que surgiu da nossa meta de facilitar a produção de conteúdo para marketing.
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