Gestão odontológica

Uniforme para secretária de dentista: como escolher? 4 dicas

Escolher o uniforme para secretária de dentista parece uma decisão trivial, mas não é. Afinal, estamos falando da profissional que recepciona seus pacientes. E, como você sabe, a primeira impressão é a que fica.

Afinal, um uniforme para clínica odontológica contribui para transmitir profissionalismo e ajuda a fixar a identidade visual da sua clínica.

Além disso, a padronização da vestimenta ainda evita constrangimentos, como uma secretária que usa roupas que você considera inadequadas para o ambiente de trabalho.

Por isso, continue lendo e entenda como escolher o uniforme para secretária da sua clínica, e conheça um pouco mais sobre o papel estratégico dessa profissional dentro do seu consultório.

Como escolher o uniforme para secretária de dentista?

Você precisa tomar alguns cuidados na hora de escolher o uniforme para sua clínica odontológica. 

Afinal, como falei na abertura deste artigo, a secretária é, geralmente, a primeira pessoa com a qual o seu cliente interage, seja por telefone, WhatsApp ou pessoalmente. 

Logo, é fundamental que ela transmita os valores e a imagem que a sua empresa deseja construir no mercado. 

Isso inclui o que ela fala, como fala e, claro, como se apresenta. Afinal, uma imagem fala mais do que mil palavras, não é mesmo? 

Nesse sentido, um uniforme pode transmitir a imagem de:

  • profissionalismo;
  • qualidade;
  • limpeza;
  • higienização e mais. 

E você aí, achando que ele era só uma roupa qualquer. 

Dito isso, você pode estar se perguntando quais são os elementos que exigem a sua atenção na escolha do uniforme para secretária de consultório odontológico. Minha resposta vai se resumir a quatro requisitos principais: 

  • qualidade do tecido;
  • conforto;
  • cores;
  • segurança.

Qualidade do tecido

Um bom tecido permite que a roupa tenha um ciclo de vida maior, além de mantê-la em bom estado.

Em outras palavras, um tecido de boa qualidade evita que a peça desbote rapidamente ou fique com aspecto de velha, que não é legal para a sua marca. 

Conforto

Secretárias circulam pela clínica e realizam diferentes tipos de serviço, o que pode incluir ajudar você durante os tratamentos. Além disso, elas ficam horas no consultório, todos os dias. 

Logo, oferecer uma roupa que permita que elas se sintam confortáveis é um cuidado que você deve tomar.

Sem dúvida, tudo isso reflete na satisfação dela com o trabalho, em seu bom humor e, consequentemente, na qualidade do atendimento que oferece a seus pacientes.

Atualmente, é possível encontrar uniformes confortáveis que sejam, ao mesmo tempo, elegantes. Essa é uma boa dobradinha!

Cores

As cores são importantes para uniformes de qualquer empresa. Afinal, eles ajudam a reforçar a imagem da sua identidade visual, ou seja, da sua logo e das cores da sua clínica. 

Por isso, lembre-se de alinhar a escolha das cores dos uniformes com os tons já usados na clínica em outras áreas.  

Leia também: Estratégias de marketing para dentistas que trazem resultados!

Segurança

Se a sua secretária te ajuda a realizar alguns procedimentos, é fundamental que ela tenha um uniforme que contribua para a segurança.

Nesses casos, inclusive, meu conselho é que ela possa usar, por cima da roupa de trabalho, um jaleco.

Dessa forma, além de mais  segurança, você também oferece uma aparência mais higiênica, evitando, por exemplo, que a roupa manche e a profissional precise ficar o resto do dia com o uniforme sujo, o que é péssimo para a imagem da clínica.

Principal função da secretária de clínica odontológica

Como te mostrei até aqui, o uniforme da secretária de dentista está muito relacionado às atividades que ela exerce, mas, afinal, qual é a função principal dessa profissional em um consultório odontológico? 

Talvez você se surpreenda com a resposta, mas a verdade é que o objetivo principal dela deve ser aumentar as taxas de agendamento e comparecimento de futuros pacientes às avaliações. 

Em uma estratégia de vendas e marketing para dentistas, as secretarias têm um papel central na captação de pacientes particulares que chegam a partir das ações realizadas na internet.

Isso porque são elas que  atendem ao telefone ou respondem às mensagens do WhatsApp em busca de mais informações. Logo, precisam estar preparadas para se relacionar e se conectar com esses pacientes. 

Entretanto, é bastante comum que nem as secretárias e nem mesmo você, dentista, saibam como se preparar para essa etapa. 

Afinal, o que responder se o paciente pergunta ”quanto custa um procedimento?”. Mesmo que você não possa passar por telefone, é preciso saber o que dizer para convencer essa pessoa a comparecer a um agendamento.

Além disso, quais outras objeções podem surgir? E como reagir a elas? 

Conseguir responder a tudo isso deve ser função da sua secretária, e é essencial  para você captar pacientes particulares vindos da internet, sem depender apenas de indicações. 

O primeiro passo é assistir ao vídeo abaixo, no qual aprofundo a explicação sobre como vender mais por meio da sua secretária. 

Além disso, a sugestão é que você (e a secretária) façam um curso de marketing para clínicas odontológicas. 

Cursos para vender mais por meio da sua secretária

O Gorro Branco é um curso para dentistas focado em conversão que te ensina a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet diariamente!

Nossa metodologia já foi testada e aprovada por mais de 2 mil alunos dentistas que aprenderam a montar uma estratégia, treinar suas secretarias e desenvolver aspectos técnicos, financeiros e comerciais.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre a metodologia I9 5D. Aproveite e se inscreva no curso para dentistas da Smile University, onde você aprende muito e ter as melhores ferramentas para treinar sua secretária. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *