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5 dicas efetivas de ação para atrair pacientes particulares

Uma estratégia de captação de pacientes é crucial para manter sua cadeira de dentista sempre ocupada. Porém, você deve estar se perguntando qual o melhor tipo de ação para atrair pacientes, acertei?

A resposta é que não existe apenas uma iniciativa para captar pacientes odontológicos para o seu consultório, tipo um santo graal da estratégia de marketing.

Pelo contrário, é a integração de diferentes ações que potencializa a divulgação da sua marca e serviços, seja pelo marketing digital ou pelo boca a boca.

Neste artigo, apresento cinco ideias de ações nas quais é fundamental investir e dicas complementares para atrair pacientes. Continue a leitura e confira!

Quais os melhores tipos de ação para atrair pacientes?

Na hora de definir os tipos de ação para atrair pacientes, você precisa ser estratégico e planejar corretamente cada iniciativa para que, juntas, elas ampliem o reconhecimento da sua marca. 

Além disso, o objetivo é que essas ações sejam contínuas, criando um fluxo de captação de pacientes para que o negócio cresça. Confira a seguir o que fazer para atrair pacientes:

1. Conteúdo rico

Um dos atributos mais importantes do marketing odontológico é a criação de conteúdo rico. Isso significa produzir conteúdo útil e educativo para potenciais pacientes, atraindo-os até o seu consultório.

Os principais canais de marketing são os digitais, principalmente as redes sociais, além de site, blog, newsletters e canais de transmissão em aplicativos de mensagem.

Você não precisa estar em todos, é claro, mas ter uma presença digital no Instagram, Facebook e Google é fundamental em uma estratégia de marketing para consultório

E o que publicar nessas redes, não é mesmo? A resposta está no seu cotidiano como dentista. Confira alguns exemplos de conteúdo para atrair pacientes particulares na sua especialidade:

  • inspire-se nas histórias do seu dia a dia: use os atendimentos com ganchos para escolher quais temas abordar, como decisões importantes que tomou, dúvidas e como solucionou;
  • faça semanalmente especiais sobre um tema específico: por exemplo, anuncie nos Stories do Instagram que vai falar sobre perda de todos os dentes (quando acontece, quais soluções existem, aspectos importantes para o tratamento etc.)
  • explique sobre um produto usando fotos ou vídeos: crie um post no formato carrossel com várias fotos ou um Reels para explicar como 4 implantes conseguem fixar até 12 dentes;
  • poste fotos dos resultados de pacientes: o objetivo é mostrar que é possível mudar o sorriso, incentivando outras pessoas a buscarem atendimento; 
  • grave depoimentos com pacientes que se dispuserem: é outra forma de reforçar os resultados positivos para o público-alvo;
  • crie vídeos explicativos: responda uma objeção específica e comum sobre um tratamento. Peça sugestões aos seguidores, abrindo uma caixa de perguntas no Instagram, por exemplo. 

Gosta do Instagram e quer reforçar sua imagem por lá? Assista ao vídeo abaixo e confira dicas extras sobre criação de conteúdo nos Stories que convertem leads em pacientes particulares: 

2. Escrita persuasiva

Ter um tema para a sua postagem é a primeira ação para atrair pacientes. Um bom tema deve ser trabalhado com uma escrita persuasiva e atraente para fisgar a atenção do usuário em meio a tantos conteúdos.

Lembre que o objetivo é gerar conexão por meio dos textos, guiando os potenciais pacientes até a chamada para ação na conclusão das legendas.

Para ser persuasivo, você pode usar gatilhos do bem para que o usuário pare e leia suas publicações. Veja quais usar para atrair pacientes que acreditam na sua odontologia: 

  • emoção: gera conexão. Ex: “Existem pessoas que escolheram não sorrir este ano, mas eu prefiro atender aqueles que decidiram ter o melhor sorriso”;
  • escassez: gera sensação de urgência e atitude. Ex: 90% das pessoas que querem ter seu sorriso de volta não procuram atendimento”;
  • visão de futuro: conte histórias de pacientes para mostrar a realidade de quem fez o procedimento. Ex: “Ela conseguiu sorrir novamente!”;
  • compromisso: mostre seu foco com o trabalho/se posicionar como um gerador de soluções. Ex: “Vou viabilizar atendimento de X pacientes que não tiveram bons resultados com tratamentos anteriores;
  • segredo: revele o segredo descoberto sobre pacientes que tiveram sucesso no seu tratamento. Ex: apoio familiar, planejamento financeiro, agendamento de uma avaliação;
  • curiosidade: responda curiosidade que inspiram decisão. Ex: X erros dos pacientes ou mitos que atrasam seus resultados;
  • objeção: tire dúvidas. Ex: É realmente possível ter dentes fixos após 30 anos?

Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

3. Atendimento ágil

A união das duas ações anteriores para atrair pacientes vai direcionar os potenciais pacientes direto para os seus canais de atendimento.

Por isso, é fundamental ter um atendimento ágil para garantir que cada pessoa receba a atenção necessária e marque um horário para avaliação. A rapidez é importante porque 72% dos consumidores querem um atendimento imediato, segundo a Zendesk

Organize o WhatsApp do consultório e avalie a possibilidade de implementar um sistema de automação que facilite o gerenciamento pela secretária.

Leia mais >>> Frases para atrair pacientes no WhatsApp: veja as 40 principais.

4. Mídia paga

A mídia paga também é conhecida pelo termo ‘post patrocinado’ e pode ser feita nos principais canais de marketing, como Face, Instagram e Google.

Cada canal tem uma plataforma por meio da qual o próprio anunciante monta o anúncio, faz a segmentação (faixa etária, região, interesses etc.), escolhe a imagem ou publicação, paga e libera o anúncio para rodar dentro da rede.

Para controlar os gastos, é importante planejar um valor para investimento e definir o foco de trabalho no mesmo. Assim, você pode utilizar uma publicação-chave como anúncio de uma ação para atrair pacientes.

No vídeo abaixo, explico as diferenças entre postagem, impulsionamento e anúncio. Vale o play!

5. Google Meu Negócio

A última dica de ação para atrair pacientes é cadastrar seu consultório no Google Meu Negócio, um recurso do Google que reúne os principais dados que potenciais pacientes que pesquisam no buscador querem saber. 

Assim, quando um usuário buscar por um dentista na sua cidade ou região, as chances das suas informações aparecerem são maiores que um concorrente que não tem o cadastro.

É uma estratégia para aparecer nos resultados das pesquisas e no Google Maps de forma orgânica, ou seja, sem pagar. 

Conheça outras ferramentas no artigo >>> Google para dentistas: 7 ferramentas que auxiliam no marketing.

Como atrair pacientes para o consultório odontológico?

Para atrair clientes até o seu consultório é fundamental ser um dentista bem capacitado tanto tecnicamente quanto em marketing odontológico. Assim, você amplia a compreensão do seu nicho e público-alvo, além de aprender a comunicar seu propósito de vida (e profissional), alcançando as pessoas que acreditam no seu trabalho. 

Como ter mais pacientes particulares? 

O caminho para ter mais pacientes particulares no seu consultório é resultado de ações bem planejadas e integradas. Os principais pontos na hora de definir estratégias são:

  • saiba qual é seu perfil de cliente ideal;
  • ofereça um portfólio de serviços diferenciados;
  • invista em conteúdo autoral para se destacar;
  • mantenha uma frequência de publicações nos canais digitais; 
  • faça anúncios segmentados para o seu público-alvo desejado.

Aprenda a planejar estratégias para atrair mais pacientes particulares

Agora que você sabe os tipos de ação para atrair pacientes que deve investir, que tal investir em um treinamento para aprender não só sobre captação de pacientes, mas também outras estratégias de posicionamento no meio digital que dão resultado?

Chegou a SUA vez de traçar o Plano Estratégico que vai levar seu consultório para outro patamar de faturamento! Conheça a Imersão 10k ou converse comigo agora mesmo.

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