Marketing

Anúncio profissional de dentistas: como criar uma campanha?

Você quer investir em marketing digital e obter resultados, certo? Então, é essencial entender como funciona o processo de criação de um anúncio profissional de dentistas.

Nesse contexto, é válido destacar que na intenção de chamar a atenção dos usuários para as suas soluções, as empresas e prestadores de serviço investem cada vez mais em publicidade paga. 

Afinal, o principal motivo para a maioria das pessoas (77,6%) acessarem a internet no Brasil é encontrar informações, segundo o relatório anual Global Overview Report 2023, do portal Data Reportal. 

Porém, para driblar a concorrência, é fundamental criar anúncios que comuniquem claramente o objetivo pretendido, escolher uma imagem atrativa e caprichar no texto.

Você tem uma estratégia de marketing, mas ainda não anunciou nos canais digitais? Neste artigo, explico como dar os primeiros passos e quais são as regras do código de ética para publicidade e propaganda dos serviços de dentista.

Continue e boa leitura!

Primeiros passos em anúncios para dentistas

O tráfego pago para dentista é uma estratégia que complementa as ações orgânicas, como o marketing de conteúdo, que tem o objetivo de atrair o público-alvo desejado, oferecendo materiais ricos gratuitamente.

Os temas podem ser publicados em diferentes canais, como as redes sociais (Facebook, Instagram e outras), blog profissional e no Google (vídeos no YouTube, Google Meu Negócio, entre outros).

A partir dessa base de conteúdo, você pode evoluir seu plano de marketing digital para dentistas, incluindo anúncios pagos nos canais nos quais você trabalha conteúdos.

Escolhi destacar três dos principais sites em que vale a pena criar um anúncio profissional de dentista. Confira!

Google Ads para dentista 

O Google Ads é uma ferramenta estratégica para dentistas. Afinal, onde as pessoas vão quando desejam pesquisar sobre algum assunto? Isso mesmo, no Google! O buscador recebe 4,58 bilhões de visitantes por mês só no Brasil, segundo um levantamento Hostinger.

Antes de continuar, recomendo que você assista ao vídeo abaixo e entenda a diferença entre Google e Google Ads na odontologia:

Se alguém digitar “dentista + nome da sua cidade”, é fundamental que você apareça nos resultados do buscador. 

Para veicular anúncios no site, o primeiro passo é criar uma conta Google — ter um Gmail facilita o acesso a todas as ferramentas do Google. Em seguida, acesse o site do Google Ads e clique em ‘Começar agora’ para ser redirecionado à página inicial. 

Ao selecionar ‘Nova campanha’, a plataforma guia passo a passo a criação de uma campanha, começando pelo objetivo, metas, canal de veiculação, ação que o usuário deve realizar, etc.

O ponto principal para o sucesso de um anúncio profissional são as palavras-chave no Google Adwords para dentista. Os termos podem ser relacionados aos seus serviços ou local, como “implantes dentários” ou “implantodontista + nome da cidade”.

A vantagem é que em uma mesma campanha é possível criar vários anúncios, permitindo diversificar as palavras-chave. 

Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

Facebook Ads para dentista

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Recentemente, a Meta divulgou que o site alcançou a marca de 3 bilhões de usuários (40% da população mundial!) Só no Brasil são 109 milhões de usuários ativos.

Para criar um anúncio profissional de dentistas na rede social, existe um espaço exclusivo para anunciantes, chamado de Gerenciador de anúncios. As etapas de criação são intuitivas e você define os seguintes detalhes na configuração:

  • objetivo (ex: alcance, geração de cadastro e outros);
  • orçamento da campanha;
  • data de início e término;
  • características de público-alvo;
  • posicionamento e formato do anúncio;
  • mídia (a imagem do anúncio).

Saiba mais sobre a plataforma no artigo: Como fazer a captação de pacientes via Facebook? Guia prático.

Instagram Ads para dentista

O Instagram Ads, como um produto da Meta, também funciona dentro do Gerenciador de Anúncios. Ou seja, o passo a passo é o mesmo do Facebook Ads. Você ainda pode criar e vincular anúncios nas duas redes sociais, criando apenas uma campanha.

Todos os detalhes, como objetivo, orçamento, público-alvo, imagens e posicionamento do anúncio são especificados na plataforma. O andamento e a previsão dos resultados, assim como o desempenho final, podem ser acompanhados e editados, se necessário.

Como criar campanhas para dentista no Google Ads?

Criar uma campanha de dentista no Google Ads é fácil e prático. Os principais passos para criar um anúncio profissional são:

  • abra o site do Google Ads e faça login com e-mail e senha;
  • clique em ‘Nova campanha’ e selecione o objetivo do anúncio (ex: vendas, gerar leads, tráfego no site e outros);
  • selecione a meta (ex: ligação a partir do anúncio);
  • escolha o tipo de campanha (onde o anúncio será veiculado. Ex: pesquisa, rede display, vídeo, etc.);
  • adicione nome e URL da empresa (site institucional, link Google Meu Negócio ou canal do YouTube);
  • especifique o orçamento da campanha;
  • monte os grupos de anúncios e crie anúncios com as segmentações do público-alvo e as palavras-chave;
  • insira os dados de pagamento para finalizar.

Leia também: Como fazer anúncio criativo para dentista? Confira 4 dicas de ouro!

Quais as normas estabelecidas para anúncio de propaganda e publicidade em Odontologia? 

As normas de propaganda e publicidade para dentistas estão determinadas no Código de Ética Odontológica. No capítulo XVI, artigo 42, o texto esclarece que anúncios podem ser veiculados em qualquer canal de comunicação. 

Porém, para evitar a criação de anúncios irregulares, você deve ficar atento aos seguintes pontos: 

  • colocar o título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral nos anúncios que divulgam procedimentos e técnicas de tratamento;
  • informar os títulos de formação acadêmica ‘stricto sensu’ e do magistério, relativos à profissão;
  • informar endereço, telefone, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar nos anúncios é permitido; 
  • incluir logomarca e/ou logotipo é outra prática liberada;
  • é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas nos anúncios.

Aprenda a investir em anúncio profissional de dentistas

Agora que você sabe como funciona a criação de um anúncio profissional de dentistas e quais os canais que você pode utilizar, que tal aprender a montar uma estratégia e potencializar seu orçamento de marketing?

Com o Gorro Branco, você tem suporte e acompanhamento de perto de um time que te ajuda e te cobra, para que você alcance as transformações reais do curso.

Inscreva-se no Método Gorro Branco e tenha acesso a um conteúdo completo, ou converse comigo agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *