Marketing

Como fazer anúncios publicitários de dentistas e o que evitar?

Atrair e reter pacientes é uma das grandes preocupações do profissional de odontologia.  Por isso, é importante escrever e propagar anúncios publicitários de dentistas da maneira correta, usando os artifícios certos e sem ferir os princípios éticos e legais da profissão.

Mas, como fazer isso? Essa é a pergunta que ronda a mente de dentistas, sejam iniciantes ou veteranos, que desejam dar esse passo rumo ao crescimento do negócio. E é justamente ela que vamos responder. Por isso, continue com a gente e tire as suas dúvidas.

O que é publicidade?

Antes de entender como fazer anúncios publicitários de dentistas, primeiro é fundamental explicar o que é publicidade. 

O que chamamos de publicidade é a prática de promover ou anunciar produtos, serviços ou ideias para atrair atenção e interesse de um público-alvo específico. Ela pode ser feita de muitas maneiras, incluindo:

  • anúncios em jornais;
  • revistas;
  • televisão;
  • rádio;
  • internet;
  • outdoors;
  • eventos ao vivo.

Por conta disso, é importante diferenciar a publicidade do marketing antes de  criar anúncios publicitários de dentistas sem critério.

Qual a diferença entre publicidade e marketing?

Publicidade e marketing são termos muitas vezes usados ​​de forma intercambiável, mas eles têm algumas diferenças importantes.

Publicidade é uma parte do processo de marketing, e se refere especificamente às atividades que citamos anteriormente, ou seja, as relacionadas com promover um produto, serviço ou ideia.

Marketing, por outro lado, é um conjunto mais amplo de estratégias e atividades que visam vender produtos ou serviços. 

Em outras palavras, a publicidade pode ser considerada parte do marketing. 

Mas, além dela, o marketing ainda inclui a pesquisa de mercado, o planejamento de produto, o gerenciamento de preços, a promoção de vendas e a distribuição de mercadorias.

Em resumo, a publicidade é uma parte do marketing que se concentra na comunicação de mensagens promocionais para um público-alvo específico, enquanto o marketing é um conjunto mais amplo de estratégias e atividades que visam promover e vender produtos ou serviços.

Como são os anúncios publicitários de dentistas?

A publicidade para dentistas é bem similar a propagandas de outros ramos da saúde.No geral, a sua principal preocupação é a abordagem, uma vez  que ela precisa ser o mais humanizada possível.Afinal estamos falando de pacientes e não de clientes.

No entanto, além dessa preocupação, você ainda precisa ligar mais alguns cuidados, que podem ser encontrados no código de ética odontológica

Entre os pontos mais importantes do documento está a necessidade de incluir:

  •  o nome do profissional;
  • o número de inscrição no CRO;
  • o título representativo da profissão de cirurgião-dentista, bem como as demais profissões regulamentadas (quando tiver). 

Caso seja o anúncio de uma clínica, também é necessário apresentar o nome da empresa e o número de inscrição no CRO do responsável técnico.

Como fazer anúncios publicitários de dentistas?

Além de seguir as diretrizes do código de ética, também é preciso ter alguns cuidados e planejar conteúdos que sejam atrativos e que possam trazer mais pacientes para o seu consultório.

Não basta apenas seguir as normas e incluir todos os dados e identificações nos seus anúncios, é preciso saber o que não pode ser usado  nas suas campanhas e quais erros evitar na hora promover sua marca.

Por isso, antes de pôr uma campanha no ar, lembre-se da passá-la por um filtro que inclua alguns pontos proibidos, como:

  • Solicitar  a autorização do uso de imagens de pacientes;
  • Fazer concorrência desleal: o código de ética também proíbe a autopromoção, com anúncios com termos como “o melhor dentista da cidade” e outras frases consideradas apelativas;
  • Divulgar preços: também não é permitido anunciar valores cobrados, bem como fazer promoções e nem oferecer serviços gratuitos;
  • Fazer sorteios ou concursos: esse tipo de campanha também é irregular, assim como oferecimento de brindes e cartões de desconto;
  • Anunciar especialidades não reconhecidas pelo CRO: você só pode anunciar as especialidades  reconhecidas pelo Conselho Regional de Odontologia. Logo, tratamentos alternativos não podem constar em publicidades ligadas ao serviço de cirurgião-dentista.

Existem ainda algumas outras recomendações sobre o que evitar nos seus anúncios que não são proibições, mas alguns tipos de conteúdo que não performam bem e nem se conectam com o público. Para saber mais assista esse vídeo do meu canal no Youtube.

Quais as melhores estratégias de marketing odontológico?

Afinal, como todas essas restrições, normas e recomendações, ainda é possível fazer bons anúncios que chamam a atenção e tragam mais pacientes pro meu consultório? É claro que sim!

O mais importante na hora de fazer um anúncio é criar conexão. Por isso, algumas estratégias são muito úteis na hora de elaborar os suas campanhas, como:

  • Defina público-alvo e persona: por mais que você pense que atende qualquer pessoa, com certeza existe alguma similaridade nos seus pacientes que deve ser encontrada para saber quem de fato tem maiores chances de conversão. Para isso, é  necessário fazer testes até encontrar esse perfil; 
  • Faça segmentações específicas: uma vez que você encontrou um público com relativo sucesso, busque segmentá-lo de maneira mais personalizada para ir atrás de quem realmente tenha demonstrado interesse nos seus serviços;
  • Aposte em marketing de conteúdo: as pessoas fazem mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia no Google. Os assuntos dessas pesquisas podem servir como base para você produzir  conteúdos relevantes para sua persona. Por isso, vale a pena investir em um blog ou canal no Youtube criando materiais que seus pacientes em potencial possam  estar procurando no Google.

E aí, entendeu como fazer anúncios publicitários de dentistas? Quer aprender a atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias? Conheça nosso curso Gorro Branco e saiba como direcionar melhor suas campanhas e aumentar a sua conversão.

Para saber mais sobre esse curso e tudo que ele pode te oferecer, assista esse vídeo no meu canal no Youtube:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *