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Atraia mais pacientes investindo em mídias sociais para dentista

“Atraia mais pacientes investindo em mídias sociais!”, esse até parece um anúncio daqueles que a gente desconfia da veracidade, mas o fato é que as plataformas digitais se tornaram o caminho mais eficiente para diferenciar você da concorrência, atrair pacientes particulares para a clínica e ampliar a sua proposta de valor. 

Para que tudo isso aconteça, entretanto, não basta criar um perfil no Instagram e clicar no botão “impulsionar”. Também não é relevante compartilhar seu dia a dia na academia ou chegando no consultório. 

Então, o que fazer? Quais são as ações que vão contribuir para que você atraia mais pacientes investindo em mídias sociais? 

Essas são as respostas que respondo a seguir. Confira!

Atraia mais pacientes investindo em mídias sociais: como?

Aprender como atrair pacientes pelas redes sociais inclui a aplicação das seguintes estratégias:

  1. Desenvolver conteúdos autorais e relevantes
  2. Criar anúncios segmentados
  3. Investir em vídeos
  4. Multiplicar os canais em que está presente
  5. Considerar a parceria com um influenciador digital local

#1 Desenvolva conteúdos autorais e relevantes

As redes sociais são excelentes espaços para você se comunicar com potenciais pacientes que não conhecem a sua clínica. 

Para que isso possa ser feito com o intuito de atraí-los para o consultório e torná-los pacientes reais, é necessário que você compartilhe conteúdo relevante e autoral. 

Mas, afinal, o que é isso?

Um conteúdo relevante é aquele que oferece informação que interessa às pessoas que te acompanham.

É por isso que, o primeiro passo para começar uma estratégia digital é entender quem é esse público e o que interessa a ele, quais são as suas dúvidas, curiosidades e objeções.

Já para criar um conteúdo autoral, o foco deve ser em usar o seu dia a dia como profissional, as histórias de seus pacientes reais e as perguntas que você recebe todos os dias, para criar um material rico. 

Diante disso, um dos maiores erros do marketing para dentistas é usar fotos de banco de imagens ou de clichês com “antes e depois”, que contam com várias pessoas desconhecidas sorrindo. Técnica bastante rasa e impessoal, não é verdade?  

É muito comum ver dentistas e franquias fazendo esse tipo de publicação, mas o fato é que isso não gera identificação nem diferencia você de ninguém. Logo, não contribui para que os seus objetivos de marketing sejam alcançados. 

Como esse pode ser um assunto bastante profundo, eu gravei um vídeo montando uma semana de conteúdo para uma clínica e compartilhando várias dicas sobre o assunto. Para assistir, você só precisa dar o play. 

#2 Crie anúncios segmentados

Nas redes sociais, você pode criar anúncios pagos direcionando as suas mensagens para pessoas que possuam um perfil específico.

Essa segmentação considera dados geográficos e demográficos, como localização, gênero, idade, bem como informações comportamentais e interesses.

Essa estratégia, quando feita corretamente, permite que você  leve a sua mensagem até pessoas com maior potencial de conversão. 

Isso significa que você fala com quem realmente tem algum grau de interesse em contratar um tratamento como o seu, mas tem dúvidas e receios diversos. 

Por isso, além da segmentação, a mensagem do anúncio do dentista deve ser muito bem criada, para tocar na ferida do paciente e convencê-lo a entrar em contato. 

Contudo, existem diferentes tipos de anúncios nas redes sociais e escolher o caminho certo é vital para o seu sucesso ser alcançado. 

Sobre isso, eu separei outro vídeo que vai te direcionar sobre as melhores práticas para que você atraia mais pacientes investindo em mídias sociais. Veja!

#3 Invista em vídeos

Vídeos, seja no Reels ou nos stories, ou mesmo usando o Youtube e o TikTok, são excelentes alternativas para se apresentar ao público e explicar claramente, os procedimentos que podem ser realizados para atender múltiplas necessidades e desejos. 

Algumas sugestões de vídeos que você pode produzir para publicar em suas redes são:

  • depoimentos de pacientes;
  • histórias reais de quem chega no seu consultório com um problema;
  • explicação sobre como funciona um procedimento;
  • apresentação de um novo tratamento;
  • conteúdos para responder a objeções comuns como medo, quanto tempo demora, para quem é e mais.

Lembre-se de ter uma boa imagem e um áudio de qualidade.

Leia também: Como fazer marketing odontológico no Instagram? Passo a passo

#5 Multiplique os canais em que está presente

Atrair pacientes pelas redes sociais envolve criar canais de relacionamento em múltiplas plataformas. Desse jeito, você reforça a sua marca para as pessoas que estão navegando na internet. 

Quais são as principais mídias sociais?

As principais mídias sociais incluem:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
  • Snapchat
  • Pinterest
  • Reddit

Há muitas outras opções populares, mas essas são as principais e mais conhecidas globalmente. 

Cada uma delas tem sua própria base de usuários e recursos exclusivos, e muitas são usadas para diferentes fins, desde o compartilhamento de fotos até a conexão profissional e a divulgação de notícias e informações.

Quando o assunto é atrair clientes pelas redes sociais, minha indicação é que você comece com o Facebook e Instagram. Depois, siga para o Youtube e TiktTok

Fique tranquilo, você não precisa fazer dancinhas. Não é isso que faz com que você atraia mais pacientes investindo em mídias sociais.

Assim como o restante das ações de marketing para dentistas, no TikTok e em todas as redes sociais, é fundamental que você compartilhe conteúdo relevante e de valor, como falamos acima. 

Tenha sempre esses critérios em mente quando for realizar a implementação do marketing digital.

#6 Considere a parceria com um influenciador digital local

Influenciadores digitais são pessoas com um bom número de seguidores, que possuem relevância para o perfil de paciente que você deseja atingir. 

Contudo, estabelecer essa parceria exige planejamento e uma boa dose de pesquisa. Só assim, você saberá com quais influenciadores trabalhar. 

Como o assunto é novo e gera muitas dúvidas, vou deixar mais um vídeo que gravei, agora compartilhando dicas para escolher o influenciador ideal e criar uma boa campanha com esse novo parceiro. 

Dê uma olhadinha e anote as minhas sugestões. Você tem muito a ganhar. 

Por que investir em mídias sociais?

Entre as razões para investir em mídias sociais, estão: 

  • diferenciar você e o seu consultório dos concorrentes;
  • aumentar o faturamento;
  • gerar mais leads para a clínica;
  • reduzir a dependência de indicações; 
  • ampliar o alcance da marca;
  • gerar mais engajamento com potenciais pacientes.

Contudo, o grande objetivo de uma boa estratégia de marketing para clínica odontológica é fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem

Na verdade, no funil de vendas da odontologia, o marketing tem a função de gerar leads para a clínica, enquanto a secretária deve ter o objetivo de ampliar a taxa de agendamento e comparecimento a avaliações e o dentista o foco em converter essas pessoas em pacientes. 

É assim que uma boa estratégia leva pacientes particulares, vindos da internet, a fechar com você. 

Para entender detalhadamente como funcionam essas etapas, a minha indicação é que você acesse o artigo,Funil de vendas para dentista: etapas e como criar o seu?”. Nele eu explico todas as etapas necessárias para levar uma pessoa que estava na internet a se tornar um paciente. 

E se você que quer aprender as técnicas para atrair mais clientes investindo em mídias sociais, minha última sugestão é que conheça o curso Gorro Branco, testado e aprovado por mais de 2 mil alunos dentistas, que alcançar os seus sonhos, como os 6 dígitos de faturamento, depois realizar nosso treinamento. 

Nele ensino como atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias!

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