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Brindes de dentista: ideias para encantar o paciente

O encantamento do paciente é consequência de um atendimento de qualidade, que supera as expectativas em relação à excelência técnica, conforto do consultório e propostas de tratamento adequadas. Será que vale a pena incluir brindes de dentista no pacote?

A estratégia é válida, mas não converte nem fideliza pacientes, ok? Por isso, é fundamental enxergar essa ação como um complemento da experiência proporcionada.

O principal é que o atendimento das secretárias e o serviço sejam de alto nível para que os potenciais clientes impactados pelos seus anúncios na internet, sejam persuadidos a marcar uma avaliação.

Porém, tudo começa com uma estratégia digital bem planejada que atrai bons pacientes, ou seja, aquelas pessoas que retornam para novos procedimentos e ainda trazem outros pacientes por meio de indicações.

Então, para o investimento em brindes odontológicos ser vantajoso, o restante da estratégia precisa estar alinhado. Continue a leitura do artigo que explico como incluí-los e a aperfeiçoar sua estratégia de marketing digital.

O que o dentista pode dar de brinde? 

Na hora de escolher quais brindes de dentistas você vai oferecer, a criatividade (e o seu bolso) é que manda. Porém, para que seu investimento não seja em vão, pense em itens úteis para a rotina do paciente. Assim, eles podem levar seu brinde por onde forem. 

A ação funciona como um reforço de marca, mesmo de forma sútil. Algumas dicas interessantes de brindes para pacientes são:

1. Kits de produtos

Sabe as amostras grátis para dentistas que você recebe? Em vez de deixá-las guardadas na gaveta, monte kits de produtos e distribua para os pacientes. 

Miniaturas de creme dental, escova de dente, palito interdental, fio dental, limpador de língua e outros itens, são uma forma de lembrar os pacientes a importância de uma boa higiene bucal.

2. Nécessaire

O nécessaire é outra opção de brinde de dentista que você pode dar sozinho ou com produtos dentro. Se fizer a personalização, insira seu logo de forma discreta para parecer mais um item pessoal do que um brinde corporativo.

Um detalhe legal de pensar é no tipo de material. Escolha um acabamento que possa molhar, seja fácil de limpar e não fique encardido com o tempo. 

3. Mini bloco de escrita

Outra opção bacana é um minibloco de escrita para pacientes usarem nas anotações diárias. A versão pequena torna o brinde mais funcional porque, assim, cabe em qualquer bolsa. 

Dá para personalizar a capa do bloco com as cores da sua identidade visual e o logo arrematando na parte de trás, por exemplo. Explore formatos diferentes, como espiral na lateral ou caderninho com costura. 

3. Porta-dentinhos

Os profissionais que atendem crianças podem oferecer um porta-dentinhos de brinde para os pacientes guardarem os dentes de leite de recordação. 

Assim, a experiência pode ser mais lúdica e compartilhada com os pais, afinal, são momentos importantes do crescimento. Existem diversos formatos de caixinhas, todas coloridas e com elementos divertidos.

4. Jogos educativos

Finalizando a lista de ideias de brindes de dentista, outra opção para as crianças são jogos educativos que ajudem os pais a ensinarem os passos da higiene bucal, como escovar os dentes, quais são os tipos de dentes, entre outros temas.

Jogo da memória, minilivros, jogo da velha, ampulheta para monitorar o tempo de escovação são algumas ideias nas quais é possível investir. 

Como incluir brindes odontológicos na estratégia de marketing?

Como falei na abertura do artigo, os brindes de dentista sozinhos não são um fator determinante para a conversão ou fidelização dos clientes.

Porém, eles podem entrar como um arremate do atendimento. Por exemplo, após a conclusão da avaliação, dê um brinde e agradeça ao paciente pela confiança.

Outro ponto da estratégia onde o brinde pode ser inserido é ao final do tratamento. Se o paciente vai usar uma contenção ou alinhadores invisíveis todos os dias, o nécessaire é um brinde útil para carregá-los. 

Assim, em vez de sair do consultório com uma sacola plástica, ele tem tudo organizado no nécessaire. Pense o seguinte: o paciente chegou até o seu consultório e confiou no seu serviço, então, oferecer um mimo reforça sua gratidão.

Leia também: 4 maneiras de atrair novos pacientes de odontologia [GUIA]

O que o CFO proíbe que se ofereça como brinde? 

Segundo as normas do Código de Ética Odontológica, o Conselho Federal de Odontologia, o CFO, proíbe que o dentista ofereça como brinde e considera infração os seguintes itens:

  • autorizar o oferecimento, mesmo de forma indireta, de seus serviços como forma de brinde, premiação ou descontos;
  • distribuir material publicitário e oferecer brindes, prêmios, benefícios ou vantagens ao público em palestras para captar clientela, ou como forma de aliciamento.

O CFO pode enviar advertências e até cassar o registro profissional de dentistas denunciados, impedindo o profissional de trabalhar. 

Outra medida é a aplicação de multa em dinheiro que pode chegar a 25 vezes o valor da anuidade paga ao conselho. O valor pode dobrar se o profissional reincidir.

Quais os benefícios de investir em brindes para pacientes?

Os benefícios obtidos ao investir em brindes para os pacientes do seu consultório são:

  • personalizar a experiência do paciente;
  • valorizar o relacionamento próximo com as pessoas;
  • diferenciar sua experiência de outros profissionais;
  • demonstrar seu cuidado com a jornada do paciente;
  • humanizar o atendimento ao paciente;
  • estimular o interesse pelo tratamento e os cuidados pós-procedimento com os brindes, entre outros.

Os cuidados odontológicos são uma via de mão dupla. Sem o engajamento do paciente, o tratamento pode ficar aquém do esperado. Então, utilize os brindes de dentista como estratégia para demonstrar que os cuidados diários valorizam o investimento que o paciente fez.

Leia mais: Treinamento de vendas para dentista para captar pacientes.

Só amostras grátis para dentistas não encantam!

Agora que você sabe o papel dos brindes de dentista na estratégia de marketing, é o momento de avaliar se as suas ações estão atraindo e captando o tipo de paciente que você deseja.

A sua resposta foi não? Bom, então prepare-se para aprender comigo, Matheus Marcondes, como criar um planejamento para o seu consultório, alinhando gestão e marketing, para conquistar seus objetivos de negócio no curso Imersão Paciente 10k.

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