Marketing

Calendário de marketing para dentistas: datas-chave em 2024

O calendário de marketing para dentistas é uma das formas de facilitar a montagem de um planejamento de publicações.

Afinal, ter sucesso em uma campanha que usa as redes sociais para captar pacientes exige constância na produção de conteúdo, e o calendário pode contribuir para isso.

A seguir, te mostro mês a mês as datas mais importantes do ano. Inclui feriados e datas comemorativas que podem ser usadas de forma criativa para publicações sobre seu trabalho e os tratamentos que você oferece.

Por exemplo, em uma data como Dia dos Avós, é possível criar um conteúdo sobre implantes ou cuidados gerais com a saúde bucal nessa faixa etária.

No caso de implantes, vale apresentar os benefícios do produto e quais os impactos sociais que o público idoso pode ter com o tratamento.

Esse tipo de adequação pode e deve ser feita com diversas datas, desde que você encontre um gancho que faça sentido para a sua clínica.

Mas, afinal, qual é o calendário de datas comemorativas para marketing que pode ser adaptado e aproveitado pela odontologia? 

Continue lendo e descubra!

Como planejar o calendário de marketing odontológico?

O melhor caminho para planejar seu calendário de marketing odontológico é analisar as datas com antecedência, considerando os objetivos do consultório (atrair novos pacientes? fidelizar os antigos? trabalhar o senso de humor? demonstrar consciência social?) e explorar diferentes recursos publicitários para conectar o seu consultório aos eventos especiais. 

Como montar um calendário de postagens para odontologia?

Como pontuei acima, por mais importante que seja para o consultório fazer publicações nas datas comemorativas, é preciso ter critério para avaliar se o assunto deve fazer parte das suas ações ou não.

Com um calendário em mãos, avalie o quanto a data está relacionada ao tipo de serviço que você presta e ao público que atende.

Usando o mesmo exemplo de uma clínica de implantes, fazer uma publicação sobre o Dia das Bruxas pode não fazer sentido. 

Já uma clínica de odontologia infantil pode usar a data de forma divertida, abordando, por exemplo, os cuidados com os dentes, que devem ser tomados depois da ingestão de doces.

Diante disso, para criar um calendário de postagens para a odontologia é importante seguir algumas dicas:

  • conheça seu paciente, quais características o público-alvo tem (idade, gênero, comportamento e interesses) e quais as necessidades e dores enfrenta; 
  • pesquise por datas comemorativas diversas e desenvolva ações para celebrações gerais, como Páscoa e Natal, e específicas, como Dia da Secretária e Dia do Dentista;
  • crie uma estratégia de comunicação relevante, que use a data como pretexto para falar sobre serviços e os impactos que eles trazem ao paciente;
  • avalie individualmente cada data e pondere sobre a inclusão ou não em seu planejamento editorial.

Quais as datas do calendário de marketing para dentistas?

 A seguir, listo as datas imperdíveis do calendário de marketing para dentistas de 2024, incluindo sugestões de publicações e publicidades relacionadas aos principais eventos.

Janeiro

  • 1 de janeiro – Ano Novo e Dia da Confraternização Universal* (sugestão de conteúdo: deseje a todos um ano de mais sorrisos!)
  • 7 de janeiro – Dia do Leitor
  • 26 de janeiro – Dia da Gula

Fevereiro

  • Volta das aulas* (sugestão de conteúdo: cuidados para os pequenos manterem a limpeza em dia)
  • 4 de fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer* (sugestão de conteúdo: câncer de boca, como descobrir e evitar)
  • 14 de fevereiro – Dia da Amizade e Valentine’s Day
  • 19 de fevereiro – Dia do Esportista

Março

  • Carnaval
  • 8 de março – Dia Internacional da Mulher* (sugestão de conteúdo: crie uma semana com posts sobre cuidados importantes para a saúde bucal feminina, com conteúdos voltados para elas)
  • 15 de março – Dia Mundial do Consumidor
  • 20 de março – Início do outono
  • 21 de março – Dia Internacional contra a Discriminação Racial* (sugestão de conteúdo: se posicione contra o racismo)

Abril

  • Páscoa
  • 7 de abril – Dia Mundial da Saúde
  • 19 de abril – Dia do Índio e Direitos Indígenas
  • 14 de abril – Dia do Café
  • 21 de abril – Tiradentes* (sugestão de conteúdo: conte um pouco sobre a evolução da odontologia desde a época em que a retirada dos dentes era uma solução de tratamento comum). 

Maio

  • Dia das Mães* (sugestão de conteúdo: agradecimento pelo carinho e amor das mães e conteúdo voltado para a mulher)
  • 1 de maio – Dia do Trabalho
  • 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd
  • 28 de maio – Dia Mundial do Hambúrguer
  • 31 de maio – Dia Mundial da Luta contra o Tabaco* (sugestão de conteúdo: falar sobre os malefícios do vício e sua relação com a saúde bucal)

Junho

  • 12 de junho – Dia dos Namorados
  • 16 de junho – Corpus Christi
  • 21 de junho – Início do inverno
  • 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Julho

  • Férias
  • 7 de julho – Dia do Chocolate* (sugestão de conteúdo: dicas sobre cuidados de higiene após o consumo de doce)
  • 10 de julho – Dia da Pizza
  • 13 de julho – Dia Mundial do Rock
  • 20 de julho – Dia do Amigo
  • 26 de julho – Dia dos Avós* (sugestão de conteúdo: cuidados especiais nessa faixa etária, problemas mais comuns, como podem ser resolvidos e mais)

Agosto

  • Dia dos Pais* (sugestão de conteúdo: a data precisa ser abordada pela clínica e pode focar nos agradecimentos aos pais e nos cuidados dos homens. Existe algum problema mais comum entre o público masculino? Aborde esse assunto)
  • 5 de agosto – Dia Nacional da Saúde* (sugestão de conteúdo: destaque a importância dos cuidados com a saúde bucal e o que a falta de tratamento pode causar)
  • 15 de agosto – Dia dos Solteiros
  • 19 de agosto – Dia Mundial da Fotografia* (sugestão de conteúdo: é interessante falar sobre a relação entre fotografia e sorrisos)
  • 29 de agosto – Dia do Gamer

Setembro

  • 5 de setembro – Dia do Irmão
  • 7 de setembro – Independência do Brasil
  • 15 de setembro – Dia do Cliente* (sugestão de conteúdo: faça um compilado de vídeos com depoimentos de seus clientes ou crie uma semana especial em que a cada dia você conta sobre a história de alguém que passou pela sua clínica)
  • 22 de setembro – Início da primavera
  • 23 de setembro – Dia dos Filhos
  • 27 de setembro – Dia do Idoso* (sugestão de conteúdo: faça uma série de conteúdos destacando as histórias de pacientes que tiveram a vida impactada por tratamentos dentários)
  • 30 de setembro – Dia da Secretária*(sugestão de conteúdo:  lembre-se de agradecer publicamente o trabalho das profissionais que trabalham com você. Use fotos das secretarias da sua clínica)

Outubro: um mês especial para os dentistas

  • 3 de outubro – Dia Mundial do Dentista* (sugestão de conteúdo: conte um pouco sobre a sua história, como e porque decidiu ser dentista e o que te faz feliz seguindo nessa profissão)
  • 4 de outubro – Dia Mundial do Sorriso* (sugestão de conteúdo: mostre porque você luta para devolver o sorriso para os pacientes. Uma ideia mais ousada é criar uma campanha para viabilizar o tratamento para 10 pacientes que hoje não conseguem sorrir)
  • 12 de outubro – Dia das Crianças* (sugestão de conteúdo: crie um mês especial sobre diversos assuntos relacionados aos cuidados infantis e ao futuro que um bom tratamento nessa fase pode oferecer) 
  • 15 de outubro – Dia do Professor
  • 16 de outubro – Dia da Ciência
  • 29 de outubro – Dia Nacional do Livro
  • 31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)

Sem dúvidas, outubro é um mês especial para o calendário de conteúdo de marketing para dentistas, não é mesmo? Então, garanta que estará preparado para esse período, com um plano de ação organizado.

Novembro

  • Black Friday
  • 5 de novembro – Dia do Protético
  • 6 de novembro – Dia Nacional do Riso* (sugestão de conteúdo: pergunte o que faz as pessoas sorrirem ou o que as impede de sorrir. Compartilhe histórias dos pacientes e fale sobre os tratamentos que podem devolver o prazer de rir)
  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Dezembro

  • 8 de dezembro – Dia da Família
  • 21 de dezembro – Dia do Atleta
  • 21 de dezembro – Início do Verão
  • 25 de dezembro – Natal (sugestão de conteúdo: deseje boas festas a todos)

Outra dica de conteúdo para dezembro é fazer uma retrospectiva do ano, com números de tratamentos, pacientes atendidos, sorrisos devolvidos e com as melhores histórias de pacientes do ano.

Datas especiais no calendário de marketing para dentistas

Como você observou acima, algumas datas têm um asterisco e estão em negrito, acompanhadas de uma sugestão de conteúdo.

Destaquei esses dias porque acredito que, em um calendário de postagens de odontologia, tais eventos são especialmente relevantes. Vale reforçar, porém, que isso muda de acordo com o tipo de clínica, público e serviço com o qual você lida. 

Então, use também a sua criatividade para identificar quais datas podem fazer mais sentido para o seu negócio e desenvolva suas próprias ideias de conteúdo.

A importância do calendário de marketing para dentistas

O calendário de datas comemorativas para marketing ajuda a clínica a participar do efeito viral que algumas datas provocam.

Por exemplo, em períodos como Dia das Crianças ou mesmo Natal, as redes sociais recebem uma avalanche de posts sobre a data. Todo mundo fala sobre o assunto e quer ver conteúdos sobre o tema. 

Ao participar do movimento de publicações, é provável que você receba mais engajamento.

Por isso, as datas comemorativas são tão importantes para a relação entre a clínica e o público.

É como se você fizesse parte da grande conversa que está acontecendo entre os usuários. 

Contudo, esse tipo de conteúdo não deve ser a única fonte de ideias para posts nas redes sociais. 

Lembre-se de incluir em sua dinâmica de produção, outros tipos de publicações, como:

  • conteúdos informativos sobre tratamentos;
  • postagens que respondam às principais objeções dos pacientes que chegam até o seu consultório;
  • materiais que apresentem a história de seus pacientes, quais eram os seus medos antes do tratamento e o impacto posterior;
  • fotos com pacientes, que relatam brevemente como foi a aplicação de um procedimento e mais.

Esses são alguns exemplos dos conteúdos que podem ser criados para estabelecer um relacionamento com potenciais pacientes. 

Quais ferramentas utilizar para fazer o marketing odontológico?

Para fazer um marketing odontológico efetivo, sobretudo nos canais digitais, é importante usar ferramentas de gestão de publicações em diversas redes sociais (incluindo as que permitem agendamentos), avaliação de métricas e resultados, geração de legendas e acompanhamento do relacionamento com o cliente. 

A seguir, falo em detalhes sobre algumas delas. 

Gerador de copy

O gerador de copy é uma ferramenta inovadora, voltada para a criação de legendas com alto poder de conversão e foco no segmento de odontologia. Se você trabalha com um calendário editorial extenso (e sabe que a constância e a frequência das publicações são importantes para a construção de autoridade), o gerador pode te poupar bastante esforço.

Basta inserir o tema e detalhes sobre que gostaria de ter na sua publicação e pronto! O gerador usa inteligência artificial para fazer todo o trabalho para você. 

Conheça o gerador de copy e simplifique a sua criação de conteúdo! 

Gerenciador de redes sociais

As ferramentas de gestão de redes sociais são voltadas à organização e ao acompanhamento de múltiplas iniciativas digitais em redes sociais. Dentre as funções do software, destaco:

  • planejamento e programação de publicações;
  • gestão de comunidades (comentários e contatos);
  • avaliação de resultados; 
  • monitoramento de menções e de atividades da concorrência. 

CRM 

O CRM (software de gestão do relacionamento com o cliente) ajuda a acompanhar as interações com os pacientes que já estão no ciclo de vendas, ou seja, que já realizaram algum procedimento ou que estão prestes a fechar algum serviço.

Por meio da ferramenta, é possível organizar as informações dos pacientes, como registro de dados, gestão de leads (pacientes em potencial), agendamentos e acompanhamento da jornada do paciente. 

Como fazer uma propaganda de dentista?

Para fazer uma propaganda de dentista, é importante se atentar às regras do Código de Ética e Conselho Federal de Odontologia. Além de seguir as recomendações e inserir as informações obrigatórias (como CRO e assinatura do dentista), é importante usar bons títulos, destacar canais de contato e caprichar nas imagens. 

Além disso, independente do tipo de material publicado, algumas dicas são sempre valiosas:

  • priorize o uso de conteúdos autorais;
  • apresente o seu dia a dia no consultório, contando sobre decisões de tratamentos, desafios e histórias de pacientes;
  • evite publicações com fotos de bancos de imagem e faça posts com pacientes reais — desde que haja consentimento prévio e formalizado. Eles geram mais identificação com quem está recebendo o material;
  • destaque sempre o impacto que um tratamento pode trazer na vida do paciente;
  • estimule o contato com a clínica para solucionar dúvidas e agendar uma avaliação.

Agora sim, com um calendário de marketing para dentistas em mãos, é hora de colocar em prática a produção desses e de tantos outros posts para redes sociais. 

Comece a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet!

Com o  Método Gorro Branco. você descobre o seu diferencial e o motivo que dá sentido à sua odontologia para encontrar bons pacientes na internet. Além disso, entende como usar ferramentas como o Google e o Facebook para multiplicar o faturamento da sua clínica.

Inspire-se com histórias de quem mergulhou na vivência e transformou a vida com o Método Gorro Branco! 

Entre em contato agora mesmo via WhatsApp, tire suas dúvidas e embarque nessa jornada de transformação.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *