Marketing

ChatGPT para dentista: o que é, como funciona e como usar?

Uma das principais inovações da transformação digital na odontologia do momento é o ChatGPT para dentista. Desde o fim de 2022, a ferramenta de inteligência artificial chama a atenção da internet pela sua capacidade de resposta para os mais diversos assuntos.

O lançamento aconteceu em novembro de 2022 e, 60 dias depois, o ChatGPT cresceu 9.900%, batendo o recorde de plataforma com o crescimento da base de usuários mais rápido da história.

Impressionante, não é? E tem mais: em média, 60 milhões de pessoas acessam a ferramenta por dia. 

Já ouviu falar, mas não conhece nada de ChatGPT? Continue a leitura do artigo, pois explico tudo que você precisa saber sobre a plataforma e como ela pode ser usada na odontologia. 

Boa leitura!

O que é e como funciona o ChatGPT? 

O ChatGPT é uma plataforma, criada pela empresa OpenAI, baseada em inteligência artificial (IA), que interage de forma conversacional com o usuário. O formato de diálogo permite que a ferramenta responda a perguntas, apontando quando há erro nas questões, premissas incorretas, além de rejeitar solicitações inadequadas.

O modelo de inteligência artificial utilizado na plataforma é o Generative Pre-trained Transformer (GPT), transformador pré-treinado generativo, em tradução livre. Ele executa tarefas sem nenhum tipo de supervisão por meio do Processamento de Linguagem Natural (PLN).

A arquitetura de rede neural do modelo GPT utiliza métodos de autoatenção, o que permite analisar individualmente cada parte do texto digitado durante o processamento. Assim, o algoritmo registra melhor o contexto da solicitação e melhora o desempenho nas atividades de (PLN).

Além de responder a perguntas em formato de texto, esse modelo de IA é capaz de gerar outros tipos de conteúdo, como imagens, músicas e mais. A naturalidade das respostas é um dos destaques da plataforma, pois tira de cena a impressão de conversar com um robô.

Não é à toa que todo esse potencial já é aproveitado por empresas para melhorar o desempenho de bots de perguntas e respostas, resumir informações, gerar conteúdo de marketing e muito mais.

Como o GPT funciona?

Como é um modelo preditivo, o ChatGPT funciona a partir da análise das consultas (solicitações), feitas em linguagem natural, e pressupõe a melhor resposta com base no seu entendimento da linguagem.

Isso só é possível graças à base de conhecimento da plataforma, que possui bilhões de dados com parâmetros linguísticos, os quais o modelo de IA é treinado para analisar.  

Assim, ao incluir uma pergunta, o algoritmo analisa dinamicamente cada palavra-chave inserida, retornando com uma resposta mais longa e detalhada que outros modelos de inteligência artificial mais simples. 

Como o dentista pode usar o ChatGPT?

O ChatGPT pode ser usado por dentistas para melhorar o desempenho em tarefas digitais, tornando as respostas mais precisas e assertivas. A API da plataforma está disponível para desenvolvedores e pode realizar as seguintes funções:

1. Melhorar o sistema de chatbot de sites

Os chatbots são recursos de automação muito utilizados em sites e plataformas conversacionais como ferramenta para criar um banco de perguntas e respostas frequentes sobre o negócio.

O ChatGPT pode ser integrado a esse recurso e treinado com as informações da base de conhecimento sobre o consultório para responder todas as dúvidas mais frequentes feitas pelos pacientes sobre os tipos de serviços, agendamento de consultas, cuidados básicos de saúde bucal, entre outros. 

Além de melhorar o aspecto conversacional, o sistema de chatbot dá respostas mais assertivas, detalhadas e ainda economiza tempo das secretárias. Quando uma solicitação é mais complexa, o atendimento é direcionado para uma pessoal real, como já acontece. 

2. Orientar pacientes antes e depois dos procedimentos

Além de respostas gerais sobre o trabalho na clínica, o ChatGPT para dentista pode ter uma função mais específica: orientar os pacientes antes e depois dos procedimentos.

Essa solução pode ser configurada no sistema de chatbot que já existe, mas ganhar uma página exclusiva dentro do site, como um recurso complementar para relembrar os pacientes o que precisam fazer.

Dessa forma, caso tenha dúvidas, o paciente pode acionar a ferramenta e esclarecer qual o medicamento recomendado, como fazer a higiene bucal, quais são as possíveis complicações e sintomas do seu caso, etc.

3. Criar conteúdo educativo para redes sociais

Outra função do ChatGPT para dentistas, como um excelente gerador de respostas, é criar conteúdo educativo para redes sociais.

O marketing de conteúdo é essencial para atração e captação de novos pacientes, pois ajuda a planejar postagens atrativas e que comunicam o propósito do trabalho com qualidade.

O conteúdo de vendas também deve ser educativo. Portanto, detalhar cada assunto ao máximo ajuda os pacientes a entender o que buscam. Mais adiante falo de uma ferramenta exclusiva que atende justamente a esse objetivo. 

3. Auxiliar na triagem de pacientes 

A triagem de pacientes com auxílio do ChatGPT ajuda os dentistas nas avaliações, fornecendo informações sobre sintomas, histórico de tratamentos, queixas, entre outros detalhes.

A partir dessas informações, o sistema de inteligência artificial na odontologia aponta o principal diagnóstico do caso e o possível tratamento. O paciente pode preencher os dados em um tablet, por exemplo, e o resultado é arquivado no sistema, ficando disponível apenas para o dentista.

Assim, o exame físico é melhor direcionado, permitindo investigar as causas e confirmar o protocolo a ser seguido com mais precisão.

5. Facilitar o agendamento de consultas

Quando um paciente está decidido a fazer um tratamento ou procedimento, ele deseja fazer o agendamento de uma consulta o mais rápido possível.

O ChatGPT facilita essa interação, orientando o cliente etapa por etapa para que ele envie suas informações pessoais essenciais e escolha dia e hora desejados, a partir das datas disponíveis mostradas pelo sistema. 

Além disso, o sistema ainda envia um lembrete do agendamento para o canal de contato escolhido. 

ChatGPT na odontologia: conheça a ferramenta brasileira

Como prometido, trouxe aqui um exemplo prático de ferramenta de ChatGPT para dentistas: o Gerador de Copy.

Essa ferramenta é um gerador de legendas que usa o sistema de IA Smile University, desenvolvido com o modelo GPT, para criar conteúdo original e exclusivo para dentistas utilizarem nas suas redes sociais e anúncios.

Os textos são customizáveis e podem ser adaptados para alcançar seus objetivos de conversão. Falei mais sobre ChatGPT para dentistas com o pessoal do site Mundo Marketing e você pode conferir no link.

Um dos resultados que destaquei, foi que a nossa ferramenta já proporcionou uma diminuição média de 40% no custo por leads (CPL), um indicador de gestão odontológica que mostra o valor pago nas campanhas pela aquisição de contatos de potenciais clientes.

Conheça o Gerador de Copy e saiba como a ferramenta pode ajudar a aumentar a conversão do seu conteúdo. Além disso, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *