Marketing

Clínica de odontologia e mídias sociais: 5 razões para começar!

A criação de uma estratégia que envolva a clínica de odontologia e mídias sociais é fundamental para aumentar o volume de contatos qualificados que chegam até você em busca de mais informações sobre um tratamento. 

Na prática, esse é o grande objetivo de uma ação de marketing digital para dentistas: fazer o telefone e WhatsApp da clínica tocarem cada vez mais com melhores contatos, chegando por meio da internet.

Ao fazer isso, sua clínica abre uma porta de aquisição de novos pacientes, o que é muito importante para o seu sucesso profissional. 

Contudo, além disso, existem outras vantagens de criar uma boa estratégia de comunicação para clínicas de odontologia nas mídias sociais. Quais são elas?

 Continue lendo este guia e descubra!

Quais as vantagens da relação entre clínica odontologia e mídias sociais? 

Na lista de razões que deveria fazer você iniciar uma estratégia que envolve clinica odontologia e mídias sociais, estão as seguintes vantagens: 

  1. possibilidade de mostrar os seus diferenciais;
  2. apresentar seus tratamentos;
  3. solucionar dúvidas e objeções do pacientes;
  4. direcionar pacientes pelo funil de vendas;
  5. aumentar as taxas de leads qualificados.

A seguir, eu explico cada um desses pontos e tiro suas dúvidas sobre o que postar e o que não postar em seus canais. 

#1 Mostrar os seus diferenciais

Atualmente, a concorrência no mercado odontológico inclui planos de saúde, franquias e centenas de profissionais.

Dentro dessa realidade, a sua capacidade de conquistar o paciente gira muito em torno do preço cobrado pelo procedimento, não é mesmo? 

E esse é um dos principais fatores de desmotivação de dentistas de todas as áreas e, provavelmente, o seu também. 

Mas, a boa notícia é que é possível mudar esse cenário e, acredite ou não, as mídias sociais são grandes aliadas nesse processo. 

Afinal, por meio delas, é possível mostrar o seu diferencial,apresentando:

  • a qualidade do seu trabalho;
  • o impacto que os tratamentos realizados por você gera na vida das pessoas;
  • o tipo de cliente que você atende;
  • sua formação e seu empenho em se manter atualizado;
  • a excelência do atendimento oferecido;
  • o espaço físico da clínica;
  • a equipe que trabalha com você, e mais. 

Contudo, para isso, é fundamental que você produza conteúdo de qualidade, diferenciado e que fuja do que todo mundo faz hoje: fotos de arcadas dentárias com antes e depois ou imagens superproduzidas de celebridades, ou banco de fotos. 

Para te ajudar a compreender sobre o que estou falando, quando afirmo a necessidade de evitar alguns tipos de conteúdo, criei o vídeo abaixo com erros que todo dentista comete nas redes sociais

Vale a pena assistir e identificar o que você pode estar fazendo de errado hoje ou o que deve evitar ao começar seu trabalho digital.

#2 Posicionar-se como autoridade no assunto

Acima, apresentei o que não fazer quando o assunto é odontologia e as redes sociais.

Mas então, o que fazer? Quais conteúdos postar? 

A resposta a essas perguntas está muito relacionada a sua capacidade de se tornar uma autoridade no assunto. 

Quando isso acontece, você se torna uma referência no tipo de tratamento no qual é especialista e aumenta a sua capacidade de negociação, uma vez que seu nome é reconhecido até mesmo entre os pacientes. 

Para entender o efeito dessa autoridade, pense o seguinte comigo: se você tivesse a oportunidade de realizar um tratamento com o melhor profissional do mercado, mesmo que isso custasse 15% a mais, você toparia? 

É provável que a sua resposta seja sim, e é isso o que acontece com seus pacientes.

É comum que eles tenham receio de tratamentos odontológicos. Logo, se puderem realizar um procedimento com o melhor profissional que conhecem, eles tendem a fazer isso. 

Porém , para ter essa disposição de seus pacientes,  é necessário mostrar a eles que você é uma referência. 

Voltamos então à necessidade de se diferenciar. Afinal, se você faz a mesma produção de conteúdo de seu concorrente, o paciente  coloca vocês dois no mesmo “saco” e compara o que é mais fácil avaliar: o preço. 

Logo, a produção autoral que gera identificação com quem acessa o conteúdo deve ser a sua arma para isso.

Isto é,  ao criar uma campanha para a sua clínica de odontologia nas mídias sociais, lembre-se de reforçar o seu nome como dentista ou o nome da clínica. Essa estratégia  é  fundamental para atrair bons pacientes particulares pela internet. 

#3 Solucionar dúvidas e objeções 

Se você saiu do tópico anterior pensando, “meu deus, como eu me torno uma autoridade no tipo de tratamento que realizo”, a resposta está aqui! 

Usar as redes sociais para solucionar dúvidas e objeções de pacientes é, ao mesmo tempo, uma ação de marketing digital para dentistas e uma vantagem dessa estratégia. 

Isso porque um dos grandes impedimentos para as pessoas procurarem tratamento é a falta de conhecimento sobre ele e as objeções comuns, como preço, distância e tempo. 

Por isso, seu conteúdo deve solucionar essas questões, em busca de atrair pacientes e fazê-los interagir com a sua clínica.

Ao desmistificar mitos e mostrar para o paciente que aquele procedimento também é para ele, você aumenta as chances de conquistá-lo. 

Por isso, ao pensar nos benefícios de uma campanha para clínica de odontologia nas mídias sociais, você deve considerar esse ponto. 

No vídeo abaixo eu apresento o passo a passo de como criar uma semana de conteúdos para fazer a captação de pacientes na odontologia respeitando todos os pontos sobre os quais falamos acima. Aperte o play e tire suas dúvidas.

#4 Direcionar pacientes pelo funil de vendas

Como dissemos acima, as redes sociais são excelentes canais de atração de um paciente para a clínica, apresentando tratamento e seus benefícios.

Tudo isso contribui para que o paciente caminhe pelas etapas do funil de vendas, ficando cada vez mais interessado e propenso a agendar uma avaliação e solicitar um orçamento.

Isso significa que ele está caminhando pela jornada de compra e cada vez mais próximo de fechar um negócio.  

#5 Aumentar as taxas de leads qualificados

Como iniciei este artigo apresentando, o objetivo principal da implementação do marketing digital para clínicas odontológicas é fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem mais vezes com pacientes interessados em conhecer mais sobre o tratamento.

Para isso, você também deve se preocupar em aumentar a qualidade desses pacientes, gerando leads mais qualificados, que possuem mais informações sobre o procedimento e sabem que você é uma referência no assunto. 

Essa qualificação é importante para aumentar as taxas de agendamento e conversão de leads em pacientes. 

E tudo isso começa com um conteúdo relevante publicado em suas redes sociais. 

O que o dentista não pode postar nas redes sociais?

Falamos muito sobre erros e acertos na criação de uma estratégia para clínicas de odontologia nas mídias sociais, mas e no que se refere à ética odontológica nas redes sociais, quais são as regras? 

Como estamos falando de uma área da saúde, existem sim regras sobre o que é permitido e quais os cuidados que os dentistas devem ter com a propaganda nas mídias sociais.

Tudo isso é definido pelo Código de Ética Odontológica disponibilizado pelo CRO-SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo). De acordo com capítulo XVI, Art. 42 são permitidos:

“Os anúncios, a propaganda e a publicidade poderão ser feitos em qualquer meio de comunicação, desde que obedecidos os preceitos deste Código.”

Mas, afinal, quais são esses preceitos? A forma mais segura de encontrá-los é usando o Código de Ética Odontológica e lendo todo o capítulo XVI que aponta necessidades como:

  • Incluir dados do dentista como nome completo, número de registro e especialidad;
  • Solicitar a autorização do uso de imagens de pacientes.

De maneira geral, é proibido:

  • fazer autopromoção, com anúncios com termos como “o melhor dentista da cidade”;
  • divulgar preços;
  • fazer sorteios ou concursos;
  • anunciar especialidades não reconhecidas pelo CRO.

Visite o código de ética para ter certeza de que não irá fazer nada que pode te prejudicar.

 Com tudo isso em mente, seguimos para a prática! Criei um material gratuito com as 5 postagens que mais convertem no Instagram! Acesse, faça o download e comece uma estratégia de sucesso. 

Conheça também a Smile University, faça como mais de 2.000 alunos dentistas que aprenderam como atrair, captar e converter pacientes de alto valor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *