A criação de uma estratégia que envolva a clínica de odontologia e mídias sociais é fundamental para aumentar o volume de contatos qualificados que chegam até você em busca de mais informações sobre um tratamento.
Na prática, esse é o grande objetivo de uma ação de marketing digital para dentistas: fazer o telefone e WhatsApp da clínica tocarem cada vez mais com melhores contatos, chegando por meio da internet.
Ao fazer isso, sua clínica abre uma porta de aquisição de novos pacientes, o que é muito importante para o seu sucesso profissional.
Contudo, além disso, existem outras vantagens de criar uma boa estratégia de comunicação para clínicas de odontologia nas mídias sociais. Quais são elas?
Continue lendo este guia e descubra!
Quais as vantagens da relação entre clínica odontologia e mídias sociais?
Na lista de razões que deveria fazer você iniciar uma estratégia que envolve clinica odontologia e mídias sociais, estão as seguintes vantagens:
- possibilidade de mostrar os seus diferenciais;
- apresentar seus tratamentos;
- solucionar dúvidas e objeções do pacientes;
- direcionar pacientes pelo funil de vendas;
- aumentar as taxas de leads qualificados.
A seguir, eu explico cada um desses pontos e tiro suas dúvidas sobre o que postar e o que não postar em seus canais.
#1 Mostrar os seus diferenciais
Atualmente, a concorrência no mercado odontológico inclui planos de saúde, franquias e centenas de profissionais.
Dentro dessa realidade, a sua capacidade de conquistar o paciente gira muito em torno do preço cobrado pelo procedimento, não é mesmo?
E esse é um dos principais fatores de desmotivação de dentistas de todas as áreas e, provavelmente, o seu também.
Mas, a boa notícia é que é possível mudar esse cenário e, acredite ou não, as mídias sociais são grandes aliadas nesse processo.
Afinal, por meio delas, é possível mostrar o seu diferencial,apresentando:
- a qualidade do seu trabalho;
- o impacto que os tratamentos realizados por você gera na vida das pessoas;
- o tipo de cliente que você atende;
- sua formação e seu empenho em se manter atualizado;
- a excelência do atendimento oferecido;
- o espaço físico da clínica;
- a equipe que trabalha com você, e mais.
Contudo, para isso, é fundamental que você produza conteúdo de qualidade, diferenciado e que fuja do que todo mundo faz hoje: fotos de arcadas dentárias com antes e depois ou imagens superproduzidas de celebridades, ou banco de fotos.
Para te ajudar a compreender sobre o que estou falando, quando afirmo a necessidade de evitar alguns tipos de conteúdo, criei o vídeo abaixo com erros que todo dentista comete nas redes sociais.
Vale a pena assistir e identificar o que você pode estar fazendo de errado hoje ou o que deve evitar ao começar seu trabalho digital.
#2 Posicionar-se como autoridade no assunto
Acima, apresentei o que não fazer quando o assunto é odontologia e as redes sociais.
Mas então, o que fazer? Quais conteúdos postar?
A resposta a essas perguntas está muito relacionada a sua capacidade de se tornar uma autoridade no assunto.
Quando isso acontece, você se torna uma referência no tipo de tratamento no qual é especialista e aumenta a sua capacidade de negociação, uma vez que seu nome é reconhecido até mesmo entre os pacientes.
Para entender o efeito dessa autoridade, pense o seguinte comigo: se você tivesse a oportunidade de realizar um tratamento com o melhor profissional do mercado, mesmo que isso custasse 15% a mais, você toparia?
É provável que a sua resposta seja sim, e é isso o que acontece com seus pacientes.
É comum que eles tenham receio de tratamentos odontológicos. Logo, se puderem realizar um procedimento com o melhor profissional que conhecem, eles tendem a fazer isso.
Porém , para ter essa disposição de seus pacientes, é necessário mostrar a eles que você é uma referência.
Voltamos então à necessidade de se diferenciar. Afinal, se você faz a mesma produção de conteúdo de seu concorrente, o paciente coloca vocês dois no mesmo “saco” e compara o que é mais fácil avaliar: o preço.
Logo, a produção autoral que gera identificação com quem acessa o conteúdo deve ser a sua arma para isso.
Isto é, ao criar uma campanha para a sua clínica de odontologia nas mídias sociais, lembre-se de reforçar o seu nome como dentista ou o nome da clínica. Essa estratégia é fundamental para atrair bons pacientes particulares pela internet.
#3 Solucionar dúvidas e objeções
Se você saiu do tópico anterior pensando, “meu deus, como eu me torno uma autoridade no tipo de tratamento que realizo”, a resposta está aqui!
Usar as redes sociais para solucionar dúvidas e objeções de pacientes é, ao mesmo tempo, uma ação de marketing digital para dentistas e uma vantagem dessa estratégia.
Isso porque um dos grandes impedimentos para as pessoas procurarem tratamento é a falta de conhecimento sobre ele e as objeções comuns, como preço, distância e tempo.
Por isso, seu conteúdo deve solucionar essas questões, em busca de atrair pacientes e fazê-los interagir com a sua clínica.
Ao desmistificar mitos e mostrar para o paciente que aquele procedimento também é para ele, você aumenta as chances de conquistá-lo.
Por isso, ao pensar nos benefícios de uma campanha para clínica de odontologia nas mídias sociais, você deve considerar esse ponto.
No vídeo abaixo eu apresento o passo a passo de como criar uma semana de conteúdos para fazer a captação de pacientes na odontologia respeitando todos os pontos sobre os quais falamos acima. Aperte o play e tire suas dúvidas.
#4 Direcionar pacientes pelo funil de vendas
Como dissemos acima, as redes sociais são excelentes canais de atração de um paciente para a clínica, apresentando tratamento e seus benefícios.
Tudo isso contribui para que o paciente caminhe pelas etapas do funil de vendas, ficando cada vez mais interessado e propenso a agendar uma avaliação e solicitar um orçamento.
Isso significa que ele está caminhando pela jornada de compra e cada vez mais próximo de fechar um negócio.
#5 Aumentar as taxas de leads qualificados
Como iniciei este artigo apresentando, o objetivo principal da implementação do marketing digital para clínicas odontológicas é fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem mais vezes com pacientes interessados em conhecer mais sobre o tratamento.
Para isso, você também deve se preocupar em aumentar a qualidade desses pacientes, gerando leads mais qualificados, que possuem mais informações sobre o procedimento e sabem que você é uma referência no assunto.
Essa qualificação é importante para aumentar as taxas de agendamento e conversão de leads em pacientes.
E tudo isso começa com um conteúdo relevante publicado em suas redes sociais.
O que o dentista não pode postar nas redes sociais?
Falamos muito sobre erros e acertos na criação de uma estratégia para clínicas de odontologia nas mídias sociais, mas e no que se refere à ética odontológica nas redes sociais, quais são as regras?
Como estamos falando de uma área da saúde, existem sim regras sobre o que é permitido e quais os cuidados que os dentistas devem ter com a propaganda nas mídias sociais.
Tudo isso é definido pelo Código de Ética Odontológica disponibilizado pelo CRO-SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo). De acordo com capítulo XVI, Art. 42 são permitidos:
“Os anúncios, a propaganda e a publicidade poderão ser feitos em qualquer meio de comunicação, desde que obedecidos os preceitos deste Código.”
Mas, afinal, quais são esses preceitos? A forma mais segura de encontrá-los é usando o Código de Ética Odontológica e lendo todo o capítulo XVI que aponta necessidades como:
- Incluir dados do dentista como nome completo, número de registro e especialidad;
- Solicitar a autorização do uso de imagens de pacientes.
De maneira geral, é proibido:
- fazer autopromoção, com anúncios com termos como “o melhor dentista da cidade”;
- divulgar preços;
- fazer sorteios ou concursos;
- anunciar especialidades não reconhecidas pelo CRO.
Visite o código de ética para ter certeza de que não irá fazer nada que pode te prejudicar.
Com tudo isso em mente, seguimos para a prática! Criei um material gratuito com as 5 postagens que mais convertem no Instagram! Acesse, faça o download e comece uma estratégia de sucesso.
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