Marketing

Coaching de vendas para secretaria de dentista: por que fazer?

Você já parou para pensar por que um coaching de vendas para secretaria de dentista é importante para sua clínica?

Se a sua resposta foi não, é porque ainda não entende o real papel dessa profissional dentro do seu consultório. 

A verdade é que a secretária tem a missão de te ajudar a alcançar as metas de vendas e faturamento da clínica. 

Pelo menos essa é a função principal que ela deveria ter. Contudo, talvez você ainda faça parte do time de dentistas que usa o tempo valioso da profissional para fazer sua reserva de hotel para o próximo congresso.

A má notícia é que durante o tempo que a secretaria gasta fazendo isso, ela deixa de se relacionar com seus potenciais pacientes. 

Pense comigo: é a sua secretária a pessoa que tem o primeiro contato com um lead que liga ou envia uma mensagem para a clínica, correto?

Também é ela quem convence, ou não, essa pessoa a agendar e comparecer a uma avaliação. 

Enquanto isso, você está no consultório, realizando o seu atendimento e colocando tudo o que aprendeu na faculdade e nos cursos de especialização em prática. É verdade, ou não é? 

Ou seja, como eu disse, a sua secretária é imprescindível para seus bons resultados de venda e receita. 

Mas o quanto ela domina as estratégias de venda? Em outras palavras, o quanto ela está preparada para ocupar esse lugar tão estratégico? 

A resposta a essa pergunta varia de acordo com a profissional com a qual estamos lidando, é claro. Contudo, é função sua, como gestor da clínica, garantir o treinamento da secretária odontológica. 

Coaching de vendas para secretaria de dentista

O coaching de vendas para secretária de dentista é um formato de treinamento em que há um profissional da área comercial 100% dedicado, exclusivamente, à sua secretária, desenvolvendo as habilidades, técnicas e conhecimento que ela precisa para atuar nessa frente, em busca de estratégias comerciais. 

Entretanto, um curso de vendas de odontologia não precisa ter, necessariamente, nesse formato. 

Existem treinamentos coletivos, em grupo, que auxiliam na formação da secretária como membro estratégico da sua empresa. Inclusive, escrevi uma matéria sobre cursos para secretária de dentista e a importância do treinamento. Vale a pena conferir!

Porém, em conjunto com o coaching de vendas para secretária de dentistas ou outro tipo de curso pelo qual você optar, também é essencial que você se prepare para esse novo momento da sua clínica.

Afinal, se a secretária é o primeiro contato de um novo lead com a clínica, você é a pessoa responsável por conquistar de vez esse paciente. Calma, eu explico! É só continuar lendo. 

Curso de vendas odontologia: entendendo o funil de compras

No modelo de marketing atual, um modelo de funil de vendas odontológicas foi pensado, e você pode acessar mais sobre ele no artigo, Funil de vendas para dentista: etapas e como criar o seu?”. 

Contudo, de maneira simplificada,  há três etapas que você deve considerar em seu planejamento estratégico:

  • ações de marketing, responsáveis por fazer o telefone e o WhatsApp da clínica tocarem com pessoas interessadas em saber mais sobre um tratamento ou agendar uma avaliação;
  • secretária: que pega esses contatos e tem a missão de convencê-los a agendar e comparecer a uma avaliação. Afinal, não é todo mundo que liga ou manda uma mensagem que vai realmente aparecer na clínica;
  • dentistas: responsável por fazer a avaliação, apresentar o orçamento e conquistar o paciente. 

Nesse cenário, um coaching de vendas para a secretaria de dentista vai ajudá-la a dominar as diferentes formas de lidar com leads, respondê-los e direcioná-los para as próximas etapas. 

Afinal, é provável que um mesmo paciente em potencial tenha ligado para você e para outros locais.

Como contar com a ajuda da secretária para captar pacientes?

Então, para captar o paciente usando a internet, e reduzir a sua dependência por indicações, a secretária precisa dominar informações, como:

  • seu propósito como profissional;
  • qual tipo de tratamento você realiza;
  • quais os seus diferenciais;
  • para quem é destinado o procedimento;
  • qual é o perfil do público e quais as principais necessidades que ele possuem;
  • qual é a meta de faturamento e lucro;
  • quais são as perguntas mais comuns entre os seus pacientes e como respondê-las. 

Ela tem tudo isso em mãos? Você oferece esse tipo de informação e material para ela? Não?

Então, além de um coaching de vendas para secretaria de dentista, é preciso que você também se capacite e comece a pensar estrategicamente em sua clínica.

Leia também: Curso para secretária de consultório odontológico: vale a pena?

Comece vendo o vídeo abaixo sobre o papel da sua secretária no processo de vendas, e tire as dúvidas que podem ter ficado sobre o assunto. 

Curso de vendas odontologia para gerar engajamento nos pacientes

Responda mais uma pergunta: se um paciente em potencial entra em contato com a sua clínica e pede o preço de um tratamento, o que a sua secretária responde? Que não pode passar o valor por telefone? Só? 

Com um treinamento ou coaching de vendas para secretaria de dentista ela vai aprender como responder de maneira eficiente, sem passar o preço dos procedimentos, mas criando o interesse genuíno do paciente em ir a uma avaliação.

E não é difícil pensar que mais avaliações tendem a significar mais contratações, correto?

Essa resposta parece fácil, mas não é. Isso porque essa relação vai depender do trabalho feito pelos três agentes que citei acima: marketing, secretária e dentista.

Os dois primeiros, entretanto, podem – e devem – ajudar o último. Entenda como no vídeo abaixo.

Existe algum curso para secretária de dentista em vendas? 

Sim. Existe um curso de marketing e vendas para secretarias de dentista. O Gorro Branco é uma capacitação para dentistas que inclui informações valiosas para o treinamento da secretária odontológica, com módulos especiais para elas, incluindo todos os processos necessários para transformar leads em pacientes agendados.

O treinamento ainda reúne conteúdos essenciais para a sua capacitação como dentista, considerando todas as etapas do funil de vendas, que incluem:

  • estratégias de mídia: para aumentar a captação de pacientes odontológicos vindos da internet, fazendo seu telefone e WhatsApp tocarem com pessoas interessadas em conhecer mais sobre seus tratamentos;
  • técnicas de fechamento para que você, dentista, realize uma avaliação de excelência e conquiste novos pacientes. 

Agora que você já sabe sobre as possibilidades dentro do coaching de vendas para secretárias de dentista, que tal conhecer um pouco mais sobre a metodologia Gorro Branco?. Assista ao vídeo abaixo e descubra esse mundo de possibilidades.

Aproveite e se inscreva no curso para dentistas da Smile University, e usufrua a garantia de 15 dias. Nele, você aprende muito e tem as melhores ferramentas para treinar sua secretária. Se preferir, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *