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5 dicas de como atrair pacientes pelo Instagram! Só as melhores

Aprender como atrair pacientes pelo Instagram pode parecer um desafio muito grande para quem não está acostumado, mas a verdade é que a prática leva à  perfeição. Então, você só precisa dar o primeiro passo. 

Afinal, não estar na plataforma significa perder uma grande chance de alcançar pacientes via internet. 

Esse fato é comprovado por pesquisas como a da Opinion Box, que indica que 46% das pessoas já compraram via anúncios. E você, como dentista, também pode aproveitar essa movimentação, desde que os anúncios correspondam com o direcionamento do CRO. 

Contudo, para isso acontecer, é preciso planejamento e conhecimento de algumas estratégias

Isso porque ão adianta apenas criar o perfil e publicar conteúdos semelhantes ao dos seus concorrentes, tampouco “fazer”” dancinhas, estilo TikTok! 

Não, nada disso fará você atrair pacientes. Então, o que vai? 

O objetivo desse guia é, justamente, responder a essa pergunta. 

Para isso, listei algumas dicas que compartilho com meus alunos da metodologia Gorro Branco, que ensina o passo a passo de como captar pacientes da internet. 

Então siga  comigo e conheça algumas das minhas principais dicas.

Como atrair pacientes pelo Instagram? 5 dicas para você melhorar agora!

Para atrair pacientes pelo Instagram, 5t práticas são essenciais:

  1. Organize o seu perfil
  2. Faça anúncios direcionados
  3. Crie conteúdos autorais e relevantes
  4. Dê atenção à legenda (e não apenas à imagem)
  5. Dê continuidade a relação fora das redes, por meio da sua secretária e durante a avaliação

1. Organize o seu perfil

Um perfil de Instagram organizado precisa ter uma boa imagem de perfil e uma ótima  descrição. E o que isso quer dizer, na prática?

Bem, uma boa imagem de perfil é aquela que apresenta  qualidade fotográfica e te identifica facilmente. Tire uma foto profissional sua, de preferência com o fundo em uma única cor.  

Já uma boa descrição é aquela que, resumidamente, mostra quem é você ao compartilhar:

  • seu nome;
  • sua especialidade;
  • o que você faz;
  • qual é o seu objetivo ou a mudança que você consegue fazer na vida dos seus pacientes;
  • seu CRO;
  • uma chamada para ação, que pode ser um link para o WhatsApp da clínica ou o número de telefone convidando a pessoa a agendar uma avaliação. 

Leia também: Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO

2. Faça anúncios para atrair pacientes no Instagram

Você pode, sim, fazer anúncios publicitários no Instagram. Na verdade, essa é uma etapa importantíssima para captar pacientes.

Contudo, como citamos, é preciso seguir as regras do jogo estabelecidas pelos conselhos de odontologia. Por exemplo, você não pode fazer campanhas promocionais nem divulgar preço. 

Cumprindo as diretrizes estabelecidas, o ideal é montar campanhas que tenham o foco no compartilhamento de informações e conteúdo relevante, mesmo para os anúncios pagos. 

Se você não sabe nem por onde começar a criar suas ações, a minha dica é que assista ao vídeo abaixo em que apresento três exemplos eficientes, que já vão alavancar seus resultados. 

3. Escolha o tipo de post de acordo com o conteúdo

Para saber o que postar no Instagram de dentista, é preciso primeiro conhecer cada formato disponível e como sua postagem vai se adequar a eles.

Os principais modelos de postagem são:

  • imagem única;
  • vídeo de até 1 minuto;
  • carrossel de fotos (sequência de até 10 fotos);
  • stories;
  • Reels (funcionalidade de vídeo).

Se você quer passar uma informação mais pontual sobre um tratamento ou compartilhar uma foto com um paciente que concluiu um tratamento, pode utilizar a imagem única, que vai para o feed (que funciona como a página principal do seu Instagram).

A minha dica de ouro aqui é sobre o que não fazer! Evite fotos de bancos de imagem ou supereditadas. 

O ideal é usar fotos reais sua, da sua equipe, clínica e dos seus pacientes (com autorização prévia, é claro).

Para explicar mais detalhadamente esse direcionamento, compartilho abaixo mais um vídeo em que apresento os principais erros de dentistas e indico as melhores alternativas. Acho que esse material é essencial para você começar a virar o jogo quando o assunto é captação de pacientes

O  Instagram também oferece o recurso de vídeo e, se você me perguntar, eu afirmo que usar isso a seu favor é imprescindível para bons resultados

Com um bom celular, você consegue conduzir uma gravação sua explicando o que é o tratamento, como ele acontece, para quem é indicado e mais. 

Conte também histórias de seus pacientes, experiências que você vive diariamente na clínica e compartilhe informações sobre os procedimentos realizados por você.  

Outro formato para compartilhar um volume médio de informações é o carrossel de fotos

Leia também: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes

4. Cuidados com a legenda

Use a legenda como um complemento do que você está passando em sua imagem ou vídeo.

Não ignore o poder que ela tem de gerar envolvimento, engajamento e fazer a pessoa que está lendo agir. 

Incluía também uma chamada para ação, como “agende agora a sua avaliação” e coloque o nome do seu celular e WhatsApp. 

A legenda explica um pouco mais sobre o que a imagem quer dizer.

5. Dê continuidade a relação fora das redes

O objetivo de uma estratégia focada em atrair pacientes pelo Instagram é fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem. Entretanto, a comunicação e o funil de vendas de dentistas continuam após esse primeiro contato direto. 

Logo, é fundamental que você dê continuidade à comunicação relevante, seja por meio de sua secretária ou durante a sua avaliação. 

Somente assim, você transforma leads em pacientes. 

Como usar o Instagram para atrair pacientes?

Para usar o Instagram para atrair pacientes, é preciso:

  • compartilhar conteúdo relevante e informativo;
  • direcionar anúncios para o público certo;
  • interagir com os seguidores;
  • compartilhar seu conhecimento;
  • responder a objeções;
  • mostrar depoimentos de pacientes;
  • chamar o cliente para agendar uma avaliação;
  • manter-se  em conformidade com as regulamentações.

Como você pode perceber, o canal é muito abrangente e oferece múltiplas opções para você que deseja captar pacientes. 

São formatos e abordagens diferentes, mas que no final usam o seu dia a dia e a sua experiência como fonte de informação. 

Viu, é mais fácil, barato e eficiente do que contratar uma agência de publicidade para ter postagens que poderiam ser publicadas em qualquer perfil de outra clínica. 

Contudo, essas dicas apenas começam a direcionar você para um resultado mais eficiente no uso do Instagram. Logo, é essencial que você busque por mais conhecimento. 

Uma forma fácil de acelerar essa aprendizagem é se inscrevendo na metodologia Gorro Branco, que já ajudou mais de 2.000 dentistas a alcançarem seus sonhos, entre eles o faturamento de seis dígitos. 

Para saber mais sobre esse curso e tudo que ele pode te oferecer, é só conferir nesse vídeo abaixo:

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