Aprender como atrair pacientes pelo Instagram pode parecer um desafio muito grande para quem não está acostumado, mas a verdade é que a prática leva à perfeição. Então, você só precisa dar o primeiro passo.
Afinal, não estar na plataforma significa perder uma grande chance de alcançar pacientes via internet.
Esse fato é comprovado por pesquisas como a da Opinion Box, que indica que 46% das pessoas já compraram via anúncios. E você, como dentista, também pode aproveitar essa movimentação, desde que os anúncios correspondam com o direcionamento do CRO.
Contudo, para isso acontecer, é preciso planejamento e conhecimento de algumas estratégias.
Isso porque ão adianta apenas criar o perfil e publicar conteúdos semelhantes ao dos seus concorrentes, tampouco “fazer”” dancinhas, estilo TikTok!
Não, nada disso fará você atrair pacientes. Então, o que vai?
O objetivo desse guia é, justamente, responder a essa pergunta.
Para isso, listei algumas dicas que compartilho com meus alunos da metodologia Gorro Branco, que ensina o passo a passo de como captar pacientes da internet.
Então siga comigo e conheça algumas das minhas principais dicas.
Como atrair pacientes pelo Instagram? 5 dicas para você melhorar agora!
Para atrair pacientes pelo Instagram, 5t práticas são essenciais:
- Organize o seu perfil
- Faça anúncios direcionados
- Crie conteúdos autorais e relevantes
- Dê atenção à legenda (e não apenas à imagem)
- Dê continuidade a relação fora das redes, por meio da sua secretária e durante a avaliação
1. Organize o seu perfil
Um perfil de Instagram organizado precisa ter uma boa imagem de perfil e uma ótima descrição. E o que isso quer dizer, na prática?
Bem, uma boa imagem de perfil é aquela que apresenta qualidade fotográfica e te identifica facilmente. Tire uma foto profissional sua, de preferência com o fundo em uma única cor.
Já uma boa descrição é aquela que, resumidamente, mostra quem é você ao compartilhar:
- seu nome;
- sua especialidade;
- o que você faz;
- qual é o seu objetivo ou a mudança que você consegue fazer na vida dos seus pacientes;
- seu CRO;
- uma chamada para ação, que pode ser um link para o WhatsApp da clínica ou o número de telefone convidando a pessoa a agendar uma avaliação.
Leia também: Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO
2. Faça anúncios para atrair pacientes no Instagram
Você pode, sim, fazer anúncios publicitários no Instagram. Na verdade, essa é uma etapa importantíssima para captar pacientes.
Contudo, como citamos, é preciso seguir as regras do jogo estabelecidas pelos conselhos de odontologia. Por exemplo, você não pode fazer campanhas promocionais nem divulgar preço.
Cumprindo as diretrizes estabelecidas, o ideal é montar campanhas que tenham o foco no compartilhamento de informações e conteúdo relevante, mesmo para os anúncios pagos.
Se você não sabe nem por onde começar a criar suas ações, a minha dica é que assista ao vídeo abaixo em que apresento três exemplos eficientes, que já vão alavancar seus resultados.
3. Escolha o tipo de post de acordo com o conteúdo
Para saber o que postar no Instagram de dentista, é preciso primeiro conhecer cada formato disponível e como sua postagem vai se adequar a eles.
Os principais modelos de postagem são:
- imagem única;
- vídeo de até 1 minuto;
- carrossel de fotos (sequência de até 10 fotos);
- stories;
- Reels (funcionalidade de vídeo).
Se você quer passar uma informação mais pontual sobre um tratamento ou compartilhar uma foto com um paciente que concluiu um tratamento, pode utilizar a imagem única, que vai para o feed (que funciona como a página principal do seu Instagram).
A minha dica de ouro aqui é sobre o que não fazer! Evite fotos de bancos de imagem ou supereditadas.
O ideal é usar fotos reais sua, da sua equipe, clínica e dos seus pacientes (com autorização prévia, é claro).
Para explicar mais detalhadamente esse direcionamento, compartilho abaixo mais um vídeo em que apresento os principais erros de dentistas e indico as melhores alternativas. Acho que esse material é essencial para você começar a virar o jogo quando o assunto é captação de pacientes.
O Instagram também oferece o recurso de vídeo e, se você me perguntar, eu afirmo que usar isso a seu favor é imprescindível para bons resultados.
Com um bom celular, você consegue conduzir uma gravação sua explicando o que é o tratamento, como ele acontece, para quem é indicado e mais.
Conte também histórias de seus pacientes, experiências que você vive diariamente na clínica e compartilhe informações sobre os procedimentos realizados por você.
Outro formato para compartilhar um volume médio de informações é o carrossel de fotos.
Leia também: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes
4. Cuidados com a legenda
Use a legenda como um complemento do que você está passando em sua imagem ou vídeo.
Não ignore o poder que ela tem de gerar envolvimento, engajamento e fazer a pessoa que está lendo agir.
Incluía também uma chamada para ação, como “agende agora a sua avaliação” e coloque o nome do seu celular e WhatsApp.
A legenda explica um pouco mais sobre o que a imagem quer dizer.
5. Dê continuidade a relação fora das redes
O objetivo de uma estratégia focada em atrair pacientes pelo Instagram é fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem. Entretanto, a comunicação e o funil de vendas de dentistas continuam após esse primeiro contato direto.
Logo, é fundamental que você dê continuidade à comunicação relevante, seja por meio de sua secretária ou durante a sua avaliação.
Somente assim, você transforma leads em pacientes.
Como usar o Instagram para atrair pacientes?
Para usar o Instagram para atrair pacientes, é preciso:
- compartilhar conteúdo relevante e informativo;
- direcionar anúncios para o público certo;
- interagir com os seguidores;
- compartilhar seu conhecimento;
- responder a objeções;
- mostrar depoimentos de pacientes;
- chamar o cliente para agendar uma avaliação;
- manter-se em conformidade com as regulamentações.
Como você pode perceber, o canal é muito abrangente e oferece múltiplas opções para você que deseja captar pacientes.
São formatos e abordagens diferentes, mas que no final usam o seu dia a dia e a sua experiência como fonte de informação.
Viu, é mais fácil, barato e eficiente do que contratar uma agência de publicidade para ter postagens que poderiam ser publicadas em qualquer perfil de outra clínica.
Contudo, essas dicas apenas começam a direcionar você para um resultado mais eficiente no uso do Instagram. Logo, é essencial que você busque por mais conhecimento.
Uma forma fácil de acelerar essa aprendizagem é se inscrevendo na metodologia Gorro Branco, que já ajudou mais de 2.000 dentistas a alcançarem seus sonhos, entre eles o faturamento de seis dígitos.
Para saber mais sobre esse curso e tudo que ele pode te oferecer, é só conferir nesse vídeo abaixo: