Marketing

Como descobrir o seu ikigai? Aprenda passo a passo

Quem encontra o seu propósito ou motivação sabe o significado ikigai, um termo japonês que pode ser traduzido como “razão de viver”. Se você se interessa por autoconhecimento, deve estar se perguntando agora como descobrir o seu ikigai, acertei?

É o que vou te ajudar a descobrir neste artigo, mostrando passo a passo o que o autor Ken Mogi explica em seu livro ‘Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz’.

Aprender como fazer ikigai é uma forma de se colocar em uma posição ativa tanto em relação à carreira quanto na vida pessoal. Afinal, é difícil evitar que uma interfira na outra, então vale a pena cuidar de ambas.

Prepare-se para sair do piloto automático e entenda como o conceito de ikigai pode ajudá-lo a ser um dentista melhor.

Qual a importância do método ikigai?

Já fiz um artigo aqui no blog explicando detalhadamente o que é ikigai. Recomendo que você o leia pois, aqui, vou aprofundar as instruções para colocar o conceito em prática.

Conhecer os fatores que motivam a busca pela razão de viver/ser, impacta a vida e a profissão do dentista porque, assim como em qualquer área, existem muitos desafios a serem superados, sem falar no investimento de tempo e energia para dar certo na carreira.

A resposta padrão das pessoas é que elas trabalham para ganhar dinheiro. Justo, claro. Porém, essa resposta pragmática ganha outras nuances quando a profissão envolve o trabalho autônomo, como na odontologia.

Até o retorno financeiro chegar, é fundamental ter um propósito profissional claro, o que vai permitir que você se empenhe em ser o melhor na sua área, investindo do seu potencial.

Consequentemente, sua paixão e vocação para o trabalho auxiliam a definir uma missão dentro da profissão escolhida. 

Para encontrar essa resposta, você precisa fazer uma autoanálise para compreender o que ama fazer, o que faz bem, o que pode ser pago para fazer e o que o mundo precisa.

Como descobrir o seu propósito de vida?

O caminho para descobrir seu propósito de vida pode ser percorrido com mais facilidade pelo método ikigai. A imagem abaixo ilustra como a união de paixão, missão, vocação e profissão, conduz a “razão para viver”.

Observe como a convergência dos quatro fatores leva ao propósito, ao passo que unindo apenas dois aspectos, falta a essência que motiva a ação.

Por isso, trabalhar pura e simplesmente pela questão financeira pode transformar sua rotina em um fardo.

Aposto que você não deseja isso para você, não é? Então, aprenda como descobrir o seu ikigai no próximo tópico.

Passo a passo: como descobrir o seu ikigai

O autor Ken Mogi detalhou em seu livro os cinco passos para descobrir o ikigai. Vou apresentar a proposta de cada etapa abaixo, mas fica a dica de leitura, caso queira se aprofundar no tema. Vamos lá!

1. Começar pequeno

O primeiro passo para descobrir o seu ikigai é abandonar o sentimento de grandeza. 

Sabe aquela pessoa que quer um consultório enorme, com a melhor decoração, todos os equipamentos de ponta, na melhor localização da cidade e não começa até poder concretizar tudo isso? 

O que ela esquece é que para chegar a esse patamar, é preciso começar pequeno. Mais importante que a visão do futuro é descobrir no que focar hoje para criar a base que vai permitir alcançar o grande objetivo.

Leia também: Como criar uma marca para dentista? Tudo o que você precisa

2. Libertar-se

O próximo passo para descobrir o seu ikigai é se libertar de ideias e preconceitos sobre o que é ser bem-sucedido na sua área profissional.

Você pode não ter o consultório dos sonhos ainda, mas está trabalhando em clínicas reconhecidas, aperfeiçoando sua técnica, conhecendo pessoas e agregando novos conhecimentos.

Muitas vezes a opinião de terceiros influencia nossa percepção. Então, tente separar o que é seu do que ouviu de outras pessoas para descobrir o que realmente deseja.

3. Conquistar harmonia e sustentabilidade

O seu propósito de vida deve contribuir para você conquistar harmonia e sustentabilidade na sua vida em longo prazo. Na sua autoavaliação pense se o que você faz:

  • é uma atividade sustentável;
  • pode ser mantida em longo prazo;
  • vai gerar retorno financeiro;
  • vai preservar sua saúde de excessos.

Se as respostas para os quatro aspectos forem positivas, elas formarão o seu ikigai. 

Leia também: Melhores apps para dentistas: conheça 9 opções para baixar.

4. Alegrar-se com pequenas coisas

Para descobrir o seu ikigai, é fundamental ter alegria com as pequenas conquistas do seu desenvolvimento profissional. Pense comigo no quão difícil é viver com a ideia de que você só terá sucesso como dentista no dia que montar o consultório dos sonhos. 

Dessa forma, o caminho e as conquistas do dia a dia são apagadas porque não são o ideal. Habitue-se a pensar nos motivos que o alegram diante das pequenas coisas para encontrar a causa raiz do seu propósito. 

5. Vivenciar o aqui e agora

O último passo para descobrir o seu ikigai é firmar o seu pensamento no aqui e agora, também conhecido como o presente. 

Já assistiu ao filme ‘Soul’ da Disney (fica a dica, se ainda não viu)? O personagem principal fala: “O que importa é a jornada e não o destino”.

Aproveitando a jornada, você tem tempo para observar os detalhes, pensar no que fez, nos resultados que obteve, no que precisou mudar, etc. A presença no agora permite identificar com mais facilidade o que nos motiva a continuar.

Como o ikigai pode ajudar o dentista?

A jornada para descobrir o ikigai ajuda o dentista a encontrar o equilíbrio entre seus gostos e pontos fortes na profissão, e a desempenhar suas funções com total empenho e qualidade, conquistando novos pacientes por meio da comunicação clara do seu propósito e da entrega de resultados consistentes no trabalho. 

Falo mais sobre como descobri meu ikigai e apliquei o conceito na escolha profissional de empreender na Smile University, na área de educação, após anos de trabalho clínico, no vídeo abaixo: 

Agora que você sabe como descobrir o seu ikigai, o próximo passo é aprender como comunicar o seu propósito e os diferenciar da sua prática odontológica. 

Desenvolvi o Método Gorro Branco para ajudar dentistas a usar a internet a favor de seu posicionamento profissional e para atrair e converter novos pacientes em busca de suas habilidades.

Inscreva-se no Método Gorro Branco ou converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *