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Como organizar o feed para dentistas? guia prático em 7 passos

Aprender como organizar o feed para dentistas vai te ajudar a transmitir mais profissionalismo aos potenciais pacientes que chegam até o seu canal. 

Além disso, contribui para que eles encontrem com facilidade informações importantes sobre os tratamentos e benefícios que você oferece.

Entretanto, é comum ter dúvidas sobre como organizar o feed do Instagram, e se você chegou até aqui, é porque essa é uma preocupação que compartilha, não é mesmo? 

A boa notícia é que está no lugar certo, afinal, compartilhei 7 dicas práticas de como organizar suas ideias de posts para dentistas. Confira!

Como organizar o feed para dentista no Instagram? 

Conheça o passo a passo de como organizar o feed do Instagram para dentista:

  1. Crie uma biografia informativa
  2. Defina uma paleta de cores
  3. Use imagens de qualidade
  4. Aproveite o suporte de programas de imagem
  5. Mantenha a consistência diária
  6. Evite publicações pessoais
  7. Inclua chamadas para ação

Entenda como aplicar cada etapa, a seguir. 

1 Crie uma biografia informativa

Um dos objetivos da organização do feed é ajudar o paciente a encontrar informações importantes sobre o seu trabalho e a sua clínica, inclusive dados que o auxiliem a agendar um horário na sua clínica. 

Para isso, comece organizando a sua biografia, incluindo dados, como:

  • seu nome;
  • nome da clínica;
  • cidade em que atua;
  • telefone;
  • link para WhatsApp;
  • especialidade;
  • tempo de trabalho;
  • sua missão como dentista. 

Um exemplo de boa biografia é: “Você não precisa conviver com a dentadura para sempre. Já devolvemos mais 5 mil sorrisos em 10 anos com a técnica de implantes indolor. Atendimento em Campinas (SP). Agende a sua avaliação pelo telefone (xx) xxxx – xxxx”.

Também é possível incluir um breve resumo dos serviços oferecidos, caso a clínica atenda a mais especialidades.

2. Defina uma paleta de cores

As cores ajudam a organizar ambientes, incluindo os digitais. O seu Instagram é um espaço que deve aproveitar esse tipo de recurso para transmitir mais profissionalismo e credibilidade. 

Um ponto de partida interessante é dar preferências para as cores da sua marca, aquelas que você já usa no consultório, seja para decoração ou mesmo na logotipo, caso você tenha uma. 

Essas cores formam a identidade visual da marca, que ajuda os pacientes a identificarem você e seu consultório.

3. Use imagens de qualidade

A qualidade das imagens está relacionada à definição que elas oferecem, ou seja, evite  publicar fotos embaçadas, borradas ou com efeito granulado.

Além disso, fique atento sobre as informações que a imagem compartilha para o paciente. 

Fotos de banco de imagem, que são supereditadas, transmitem menos informação do que imagens  de pacientes reais que estão finalizando um tratamento, por exemplo. 

Logo, prefira  as que contenham detalhes sobre o seu trabalho, sobre quem você atende e qual impacto gera na vida dessas pessoas. 

Ou seja, prefira usar fotos de pacientes reais a imagens altamente produzidas, com celebridades ou modelos que nunca pisaram em seu consultório.

Com isso, você estimula que o paciente que está navegando na internet se identifique com a sua publicação, porque se enxerga na foto publicada por você.

Para entender mais sobre a importância disso, indico que assista ao vídeo abaixo, em que detalho alguns dos erros mais comuns dos dentistas dentro das redes sociais. 

Entre eles, usar fotos de banco de imagens! Sem falsa modéstia, o conteúdo está muito completo, vale a pena assistir!

4. Aproveite o suporte de programas de imagem

Como disse acima, você não precisa ficar usando banco de imagens nem fazer superedições em seus posts para ter qualidade e organização. 

Entretanto, em alguns momentos você pode querer criar conteúdos com imagens e texto, por exemplo. 

Se você não tem habilidades com ferramentas de edição como Photoshop ou Illustrator, pode usar o Canva, um sistema gratuito e online, que te ajuda a montar imagens para o feed e stories do seu Instagram, em minutos.

Esse tipo de cuidado vai dar um aspecto mais profissional e limpo às suas publicações.

Ao escolher um dos modelos de post que a ferramenta sugere, você pode editar textos, imagens, cores e fontes. Tudo com facilidade. 

5. Mantenha a consistência 

Organizar um feed para dentistas também depende da sua capacidade de ser consistente em suas postagens. Isso está relacionado à frequência de publicações. 

Isso porque a falta de constância pode gerar dúvidas se o conteúdo postado ainda condiz com o que a sua clínica realiza ou se o consultório continua em funcionamento.

O ideal é que você mantenha uma frequência diária de postagens, para manter o engajamento e a relevância do material.

6. Evite publicações pessoais

Uma das dicas de ouro de um Instagram para odontologia é eliminar as publicações pessoais, como dia a dia com amigos, rotina de exercícios ou fotos do que você come. 

O Instagram do consultório deve ser profissional e abordar temas relevantes para os pacientes, por exemplo, quanto tempo demora um tratamento, como ele é feito, se dói ou não, e por aí vai. 

Se você começa a misturar isso com publicações pessoais, tende a gerar uma confusão no paciente e desorganizar o seu feed. 

Leia tambem: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes

7. Inclua chamadas para ação

Como disse acima, parte do objetivo por trás de organizar o feed do Instagram é facilitar o acesso dos pacientes às suas informações mais relevantes. 

Nesse sentido, direcioná-lo de forma clara sobre o que ele deve fazer também está associado a criar boas chamadas para ação, que deixam claro qual deve ser o próximo passo dele. 

Por exemplo, uma pessoa que está assistindo a um vídeo sobre implantes dentários pode ser convidada a agendar uma avaliação. O texto que sugere isso, como “agende agora mesmo a sua avaliação”, é o que denomino CTA, ou chamada para ação. 

Ele ajuda a direcionar o paciente e transmite uma sensação de organização, porque deixa claro qual deve ser o próximo passo. 

Cada detalhe que apresentei aqui vai contribuir para que o paciente tenha uma imagem positiva do seu trabalho e da sua clínica, direcionando esse contato para as próximas etapas do funil de vendas

Como você viu, organizar o feed do Instagram não está relacionado apenas a deixá-lo bonito, mas também a torná-lo mais estratégico. 

Como usar o Instagram na odontologia?

O Instagram para dentista deve ser usado para compartilhar conteúdo relevante, educar potenciais pacientes e diferenciar o dentista do restante do mercado, gerando engajamento e direcionando os leads a agendarem uma avaliação. Para isso, você pode responder às objeções comuns da área, mostrar depoimentos de pacientes, e mais.

Agora você já sabe como organizar o feed para dentistas e para te ajudar a colocar tudo isso em prática te apresento o Gorro Branco, um curso de marketing para dentistas, que vai te auxiliar a ter mais controle e previsibilidade de seus resultados financeiros e de captação de pacientes.

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