Marketing

4 dicas de conteúdo para dentista estético: erros e acertos

A odontologia estética vem ganhando destaque dentro do setor, devido às novas técnicas e métodos que conquistam cada vez mais pacientes em busca de um sorriso mais bonito e em harmonia com o rosto. 

Contudo, atrair esses pacientes pode ser um desafio em um mercado concorrido. Uma das formas de se destacar, entretanto, é usando  conteúdos para dentista estético, de forma estratégica.

Afinal, é por meio desses materiais, publicados nos locais certos, que você amplia a sua capacidade de chegar a mais pessoas, apresentando o seu trabalho e seus resultados. 

Para isso, as redes sociais, como Instagram e Facebook, e até mesmo o TikTok, são grandes aliados. 

Seja a partir de publicações tradicionais com alcance orgânico (em que você não tem que pagar para aparecer) ou por meio de anúncios, esses canais levam o seu nome para mais pessoas. 

Mas o assunto, é claro, não é apenas sobre quantidade de redes sociais em que você está, mas também sobre qualidade dessa presença. 

Como criar um conteúdo para dentista estético?

Sem dúvida, o conteúdo é um dos fatores determinantes para o seu sucesso dentro das redes sociais.

Por isso, a seguir, organizei as principais dicas e ideias de conteúdo para dentista estético para atrair paciente particular. 

Confira e entenda o que você precisa fazer para gerar resultados.

1. Crie conteúdos relevantes e autorais

Para atrair e converter um paciente particular que busca mais do que preço baixo, você precisa se diferenciar do mercado. 

Afinal,  a concorrência é enorme e inclui, até mesmo, planos de saúde e franquias. 

Por isso, é cada vez mais comum ver pacientes chegando a  clínicas odontológicas em busca do menor preço e usando apenas esse critério como comparativo.

Muitas vezes isso acontece, não por culpa do paciente, mas pela ineficácia de suas    ações de marketing 

Pense comigo, se você faz o que todo mundo faz dentro das redes sociais, por que deveria ser visto como um profissional diferenciado? 

Em outras palavras, se não há muita diferença entre o que você e o seu concorrente apresentam dentro das redes sociais, o paciente vê vocês como iguais e vai comparar o seu trabalho usando o preço como único critério.

Faz sentido, não acha? 

Então, ao criar um post de odontologia no Instagram ou em outro canal, tenha certeza de desenvolver algo único e personalizado.

Ao longo deste artigo, vou dar alguns exemplos de como fazer isso. Fique atento.

2. Use as histórias de seus pacientes

Usar as histórias e as fotos de seu paciente é uma das formas mais eficientes de atrair  pessoas interessadas. 

Contudo, é fundamental que essas fotos sejam de pacientes reais, satisfeitos com o trabalho que você executou e que podem falar com propriedade como você impactou a vida deles.

Por exemplo, um paciente que faz uma harmonização facial com você, realiza a aplicação de botox ou facetas dentárias, tem muito a falar sobre:

  • como foi o processo;
  • se doeu;
  • se o resultado foi o que ele esperava;
  • como você trabalha; 
  • quais as etapas do tratamento;
  • como vocês definiram juntos o que fazer e mais. 

Todas essas dúvidas são muito comuns e podem ser usadas para a produção de conteúdo relevante.

Além de você mesmo contar essas histórias, outro formato que funciona muito bem é solicitar que os próprios pacientes gravem depoimentos, seja em vídeo ou texto.

Use esse material para gerar confiança e atrair mais pessoas como eles. 

Ao usar pacientes reais, você faz com que seu público se conecte e se interesse em te ouvir. 

3. Conte sobre o dia a dia da clínica 

O que postar nos stories de dentista estética? Essa é uma dúvida corriqueira, mas a resposta é mais simples do que você imagina. 

Afinal, uma ideia de stories para dentista estético que vem funcionando muito bem para os mais de 2 mil alunos da Smile University é usar o dia a dia da clínica para atrair novos pacientes.

Mas, atenção, não é seu dia a dia indo trabalhar, almoçando ou indo para a academia! É a rotina da clínica e os desafios que aparecem durante o trabalho. 

Por exemplo, se você fizer uma avaliação de um paciente que fala sobre uma característica que o incomoda desde a infância e que será resolvido por você, use essa história como material para conteúdo dos stories. 

Nesse caso, não é necessário citar o nome do paciente, apenas conte o que aconteceu e como você se sentiu ao ganhar a sua confiança dpara realizar aquele sonho. 

Cuidado para não ser piegas ou dar um tom sensacionalista ao conteúdo.

Aproveite para falar quais dúvidas o paciente tinha e conte um pouco das respostas que você deu. 

Esse tipo de conteúdo é humano e aproxima quem te segue e tem interesse no tratamento, além de responder muitas objeções.

Com todas essas funções, esse material estimula que a pessoa que está assistindo dê o próximo passo: entre em contato com a clínica.

Leia também: Estratégias de marketing para dentistas que trazem resultados

4. Inclua um CTA 

Essa é uma informação que passa despercebida por muitos profissionais da área. Entretanto, o CTA, call to action, ou chamada para ação, é o ato de convidar quem está visualizando o seu conteúdo a entrar em contato  para tirar dúvidas e agendar uma avaliação. 

Mesmo em uma publicação comum, que não seja um anúncio pago, esse convite é muito importante. 

Por isso, sempre que possível inclua o link para o contato direto do WhatsApp da clínica (você pode fazer isso em uma ferramenta como a Convertte), ou escreva o número de contato para que o usuário possa interagir diretamente com você. 

Como eu disse, é um detalhe, mas ele faz toda diferença na hora de gerar leads qualificados para a clínica, a partir das redes sociais. 

As regras acima funcionam para todos os tipos de clínicas e estratégias, desde conteúdo para dentista estético infantil ou adulto. Até mesmo outras especialidades podem aproveitar as sugestões. 

Agora que você já conhece as dicas e ideias de conteúdo para dentista estético, é hora de começar a colocar em prática. 

Para te ajudar a dar mais um passo, criei um ebook gratuito com 5 postagens que mais convertem no Instagram. Curtiu? Então faça o download e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *